quinta-feira, agosto 05, 2010

Rally Vinho da Madeira - Um clássico dos rallys nacionais


    Kris Meeke é o primeiro líder e confessou que Bruno Magalhães é o seu adversário



   Bruno Magalhães à procura da primeira vitória.....?Na Madeira....



   Bernardo Sousa têm uma oportunidade única de demonstrar  o resultado da sua rodagem ao mais alto nível em 2009


   Américo Nunes e a "Bomba Verde" quase imbatível na Madeira



Andrea Aghini o piloto de fábrica da Lancia com maior sucesso na Madeia
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Na estrada está já o Rally Vinho da Madeira que hoje animou a marginal madeirense a Avenida do Mar, onde decorreu a 1SS e que não foi mais do que um desfile das máquinas que desde a manhã de sexta-feira, vão animar as florestais madeirenses. A exemplo, do que tinha acontecido no Rally dos Açores os Peugeot 207S2000 dominaram a especial e 0.3s , foi a diferencia mínima entre Kris Meeke e Bruno Magalhães, que teoricamente são os grandes favoritos apesar da Skoda Motorsport, estar na Madeira para ganhar, Jan Kopecky (3º a 0.7s), voltou a surpreender ao bater o seu colega e líder do IRC Juho Haninen. O madeirense Bernardo Sousa e actual líder do Nacional de Rallys foi apenas 7º mas é a grande esperança do público madeirense em ver um local no pódio ou mesmo vencer o rally. O Rally da Madeira, inicialmente chamada de Volta à Ilha da Madeira, iniciou-se em 1959 e é hoje uma das clássicas dos rallys portugueses, durante várias edições foi praticamente dominada pelos pilotos nacionais, mas em 1965 seria ganha pela primeira vez por um madeirense Zeca Cunha e que se tornou durante algum tempo um mítico para os amantes do automóvel regional. Dez anos mais tarde Janica Clemente num Ford Escort BDA voltava a dar a vitória a um local depois de uma luta com António Borges, ex-campeão Nacional de Rallys e 5º Campeonato da Europa de 1974. Mas, entre 1968-1977, um dos pilotos nacionais de referência Américo Nunes venceria a prova, 1968 /1969 e 1970. E num regresso esporádico à Madeira em 1977 voltava a ganhar, no palmarés do rally madeirense o homem da bomba verde, a cor do seu 911S seria ainda 2º em 1971 e 1972. Em 1978, a prova é observada pela FIA e a famosa equipa Ary Vatanen /Henry Lindon /Ford Escort RS1800, são os vencedores incontestados. Em 1979 o Rally passa a contar para o campeonato da Europa e inicia-se o domínio transalpino na prova insular, com os vários modelos de carros do grupo FIAT, os Stratos HF, Rally 037, os 131 Abarth e com as várias versões do Delta. Tal como a maioria dos pilotos de fábrica do grupo,, Adartico Vudafieri, Tony, Massimo Biasion, Dario Cerrato, Piero Liatti e Andrea Aghini (1992/1994/1998 e 2002), escreveram o seu nome na galeria dos vencedores. Após a entrada do Europeu de Rallys, apenas três pilotos nacionais chegaram à vitória, o local Victor Sá (Peugeot 306 Maxi Kit Ca, Miguel Campos (Peugeot 207WRC) e Adrulízio Lopes (Peugeot 207WRC). Por último resta acrescentar que hoje a Madeira tem o melhor parque automóvel dos rallys nacionais, uma vez que hoje os madeirenses já não tutilizam os chassis já desgastados nos campeonatos nacionais como era norma há três gerações. 

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