Kris Meeke é o primeiro líder e confessou que Bruno Magalhães é o seu adversário
Bruno Magalhães à procura da primeira vitória.....?Na Madeira....
Bernardo Sousa têm uma oportunidade única de demonstrar o resultado da sua rodagem ao mais alto nível em 2009
Américo Nunes e a "Bomba Verde" quase imbatível na Madeira
Andrea Aghini o piloto de fábrica da Lancia com maior sucesso na Madeia
.Na estrada está já o Rally Vinho da Madeira que hoje animou a marginal madeirense a Avenida do Mar, onde decorreu a 1SS e que não foi mais do que um desfile das máquinas que desde a manhã de sexta-feira, vão animar as florestais madeirenses. A exemplo, do que tinha acontecido no Rally dos Açores os Peugeot 207S2000 dominaram a especial e 0.3s , foi a diferencia mínima entre Kris Meeke e Bruno Magalhães, que teoricamente são os grandes favoritos apesar da Skoda Motorsport, estar na Madeira para ganhar, Jan Kopecky (3º a 0.7s), voltou a surpreender ao bater o seu colega e líder do IRC Juho Haninen. O madeirense Bernardo Sousa e actual líder do Nacional de Rallys foi apenas 7º mas é a grande esperança do público madeirense em ver um local no pódio ou mesmo vencer o rally. O Rally da Madeira, inicialmente chamada de Volta à Ilha da Madeira, iniciou-se em 1959 e é hoje uma das clássicas dos rallys portugueses, durante várias edições foi praticamente dominada pelos pilotos nacionais, mas em 1965 seria ganha pela primeira vez por um madeirense Zeca Cunha e que se tornou durante algum tempo um mítico para os amantes do automóvel regional. Dez anos mais tarde Janica Clemente num Ford Escort BDA voltava a dar a vitória a um local depois de uma luta com António Borges, ex-campeão Nacional de Rallys e 5º Campeonato da Europa de 1974. Mas, entre 1968-1977, um dos pilotos nacionais de referência Américo Nunes venceria a prova, 1968 /1969 e 1970. E num regresso esporádico à Madeira em 1977 voltava a ganhar, no palmarés do rally madeirense o homem da bomba verde, a cor do seu 911S seria ainda 2º em 1971 e 1972. Em 1978, a prova é observada pela FIA e a famosa equipa Ary Vatanen /Henry Lindon /Ford Escort RS1800, são os vencedores incontestados. Em 1979 o Rally passa a contar para o campeonato da Europa e inicia-se o domínio transalpino na prova insular, com os vários modelos de carros do grupo FIAT, os Stratos HF, Rally 037, os 131 Abarth e com as várias versões do Delta. Tal como a maioria dos pilotos de fábrica do grupo,, Adartico Vudafieri, Tony, Massimo Biasion, Dario Cerrato, Piero Liatti e Andrea Aghini (1992/1994/1998 e 2002), escreveram o seu nome na galeria dos vencedores. Após a entrada do Europeu de Rallys, apenas três pilotos nacionais chegaram à vitória, o local Victor Sá (Peugeot 306 Maxi Kit Ca, Miguel Campos (Peugeot 207WRC) e Adrulízio Lopes (Peugeot 207WRC). Por último resta acrescentar que hoje a Madeira tem o melhor parque automóvel dos rallys nacionais, uma vez que hoje os madeirenses já não tutilizam os chassis já desgastados nos campeonatos nacionais como era norma há três gerações.
.jpg)




Sem comentários:
Enviar um comentário