Os 1000 Lagos de 2001 lançaram Mark Martin definitivamente no WRC.
A Ford foi sem dúvida a marca que o tornou um piloto top no WRC
O 307 WRC não lhe trouxe o título e acabou com a sua carreira quando estava no auge
Markko Martin nascido no Inverno
de 1975 em Tartu foi o primeiro e o mais notável piloto de Leste que participou
ao mais alto nível no WRC. A estreia no Mundial de Rallys ocorreu nos 1000
Lagos em 1997 com um Toyota Celica Turbo 4WD tendo abandonado a prova com
problemas mecânicos. Em 1998 com o GT4 faz uma mini-temporada no WRC desiste em
Portugal vítima de um incêndio é 12º nos 1000 Lagos e 9º no RAC. Na temporada
seguinte estreia-se com um Ford Escort WRC é 8º, parte a transmissão em
Portugal e de regresso à Toyota surpreende a caravana do WRC com um 5º na Grécia. Volta a terminar o RAC no Top 10 (8º) e na
temporada 2000 termina cinco provas:
Suécia (9º); Portugal (7º) Espanha (10º), Chipre (6º) e 7º(RAC), em San
Remo foi vítima do seu primeiro despiste após dezoito participações no WRC . Em 2001, a Subaru lhe
oferece a primeira oportunidade de correr numa equipa de fábrica face à sua
rapidez e maturidade, todavia em nove rallys termina três: 12ºSuécia, 5º 1000
Lagos e 6º na Córsega. Das cinco desistências três por motivos mecânicos e dois
despistes … o seu segundo acidente em San Remo e em Portugal fica igualmente
fora da estrada. Em 2002 esta na Ford ao
lado de Colin McRae e Carlos Sainz, apenas não termina na Nova Zelândia que
acabou fora de estrada, termina doze provas e oito no top 6 e no RAC luta pela
vitória e faz o seu primeiro pódio (2º). A sua carreira estava definitivamente
lançada e estreia duas versões do Focus na temporada de 2003, o RS WRC 02 e o
RS WRC 03, a segunda versão revela-se muito competitiva parte quatro motores
mas faz quatro pódios e obtém as suas duas primeiras vitórias no WRC na Grécia
e nos 1000 Lagos e termina o mundial na 5ª posição. Marko Martin parte para a
edição do WRC 2004 cheio de esperança e em dezasseis provas faz nove pódios e
vence três provas no México, na Córsega e na Catalunha e termina o Mundial em
3º. A Peugeot Sport, contrata Marko
Martin e a esperança de chegar ao título é uma das razões para abandonar a Ford,
mas o 307 WRC mostra-se pouco
competitivo e longe dos êxitos do 206 WRC, faz quatro pódios e não vai além do
5º no WRC … mas a época terminava da pior na maneira num rally que o estónio
gostava particularmente com um acidente onde o seu navegador Michael Park perde
a vida. Para além de uma participação com um grupo N
no rally de Portugal 2006 que não fazia parte do WRC ainda fez uma passagem
repentina pelo Campeonato de Turismos da Dinamarca. Ainda bastante jovem acabou
com a sua participação no WRC como resultado directo do acidente no RAC (2005)
que o afectou particularmente. A Ford em 2009 contrata o Marko Martin, falou-se
no seu regresso mas a sua acção esteve limitada à formação de Ken Block e ainda
voltou a mostrar as suas reais potencialidades ao participar no Rally Estónia
de 2010 vencendo todas as especiais tendo como o principal adversário a nova
estrela dos rallys da Estónia, Ott Tanak … contudo o estónio voltou ao mundo dos
negócios como importador da Subaru e co proprietário de empresa familiar de
transportes. Participou em 84 provas do
WRC, obteve cinco vitórias, dezoito pódios e venceu cerca de 101 provas
especiais.
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