sexta-feira, julho 02, 2010

O Quattro - o pioneiro da tracção integral nos rallys


                             Segunda evolução do Sport Quattro o Super Carro do extinto Grupo B 


Stig Blomqvist deveu a sua internacionalização e o título mundial ao Sport Quatttro 


                                      Hannu Mikkola  no Safari em 1984

                   
                      Herald Demuch  um privados que triunfou nas provas  do Europe de Rallys

Corria o Outono de 1980 em plena cidade de Génova tive o privilégio de assistir ao Salão Automóvel, daquela cidade, um dos carros mais feios que então registei era um Audi Sport Quattro, lembro-me de comentar com alguns ex-colegas da minha juventude no Funchal que tinha vista naquela exposição um Audi 80, longo, muito feito e que tinha uma tracção semelhante à dos Jipes, tinha então nascido a tracção integral às quatro rodas. Em Janeiro do ano seguinte o tal Audi Quattro, fazia a sua estreia no Monte Carlo, com Hannu Mikkola e pela Michele Mouton, sem grandes resultados no final mas ao longo do Rally Hannu Mikkola deu um minuto a toda a gente por classificativa a época dos super-carros tinha iniciado. Mas, no gelo sueco o carro alemão, cilindrava a concorrência era a primeira vitória de Hannu Mikkola no Quattro. Em San Remo, a bela Michele Mouton tornava-se a primeira mulher a ganhar uma prova do Mundial de Rallys. A temporada de 1982 foi marcada pelo domínio claro, com a tripla Stig Blomqvist, Hannu Mikkola e Michele Mouton. Em 1993 o Audi Quatro encontrou um rival , o Lancia Rally 037, que venceu o campeonato de marcas mas o título de pilotos, foi atribuído ao piloto mais completo do tem Hannu mikkola. Na temporada seguinte tudo voltaria à normalidade com o domínio integral do carro alemão, que vence nas marcas e Stig Blomqvist que até então era o senhor dos rallys da neve, nomeadamente da Suécia ganha o mundial. Mas, 1994 foi o último ano do canto do cisne, era a hora do Peugeot 205 Turbo 16 e a última vitória da Audi com o modelo 200 Quattro, ocorreu no Safari já na época dos Grupo A. Em 1988, o Audi desapareceu do mundial de rallys, mas o modelo continuou a ser comercializado até 1991. Em dez anos de produção, de todas as versões da gama Audi Quattro fabricaram-se apenas 11.500 veículos, número que evindencia a classe verdadeiramente luxuosa do Audi Quattro. Características técnicas do Quattro: Produção: 1981-1991.Motor: turbo 5 cilindros, 2144cc, 300 cv. Dimensões:4,400m de comprimento, 1.72 m de largura, 1,375 m de largura. As 24 vitórias da Audi foram obtidas: Versão Quattro: 1981-Suécia;1982-Suécia, Portugal ,Acrópele, Brasil, 1000 Lagos, San Remo e RAC; 1983 – Suécia, Portugal, Aregentina, 1000 Lagos e RAC; 1984 – Monte Carlo, Suécia, Portugal, Grécia, Nova Zelândia e RAC. Versão Sport Quattro: 1984-Costa do Marfim e San Remo e 1987-Safari.

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