Na hora do título e da passagem de testemunho de Sebastien Loeb para Mikko Hirvonen (in WRC)
A Ford depende da continuidade da M Sport ... os Fiesta WRC ainda são competitivos. (in WRC)
Sebastian Ogier depende do modelo da W Motorsport para confirmar todo o seu talento (in WRC)
Ott Tanak ...a grande promessa para 2013 (inWRC)
A edição do Mundial de Rallys de
2012, chegou ao fim numa época uma vez mais dominada por Sebastian Loeb que
venceu nada menos de nove provas tantas como os títulos que obteve no WRC desde
2004. Os outros vencedores foram Jari Matti Latvava na Sécia e em Gales, Mads
Ostberg em Portugal e Miko HIrvonen na Sardenha. Para 2013, teremos novo
campeão já que o Sebastien Loeb deverá concentrar a sua actividade no
desenvolvimento da nova versão de
Turismo da Citroen a correr no WTCC em 2014, apesar de estar prometida a sua
presença em algumas provas do WRC … campeonato que para o francês deixou de ser
uma motivação. Para 2013, a boa notícia da presença da W Motorsport é algo que aimará
o WRC num ano de adaptação a menos que o chassis alemão seja um super carro. Em
contrapartida a Ford Motor Co., abandona o projecto de rallys e espera-se que a
M-Sport esteja com a mesma motivação de sempre no Mundial de Rallys. A Mini
Portugal Rally está definitivamente afastada das florestais do mundial e aguarda-se
o aparecimento de equipas privadas capazes de trazer para a estrada, o
prematuro projecto de trazer o carro britânico aos rallys internacionais só
poderá ocorrer através de equipas
privadas, francesas, belgas e italianas que estarão no futuro campeonato da
Europa Red Bull. A nova regulamentação dos rallys internacionais alimenta as
expectativas dos mais optimistas o novo grupo R5 é visto como uma categoria
capaz de desenvolver alguns modelos que poderão estar mais próximos dos WRC ???
… A temporada de 2013 iniciou-se com um grande equilíbrio, Se Sebastian Loeb
ganhou de forma natural em Monte Carlo, na Suécia a Ford
dominou o top 5 e apenas Miko Hirvonen, mostrou que era capaz de andar
ao nível dos Fiestas RS WRC e essa sensação foi tão evidente que Mads Ostberg pela
primeira vez andou ao nível dos oficiais. E as avarias mecânicas começavam a fazer parte
dos comunicados da Mini Team Portugal e Armindo Araújo ficaria na 14ª posição.
No México, o equilíbrio Citroen/Ford … parecia manter-se e Jari Matti Latvala
dominou até partir o braço de suspensão do Fiesta e a assistiu-se à primeira
dobradinha da Citroen, Sebastien Loeb obtinha a sua 69º vitória carreira no WRC
e Petter Solberg fazia um pódio com um saber amargo o Fiesta não acompanhava o
DS3 WRC. Na Citroen Yves Matti estava impressionado com o andamento de Thierry
Neuville antes de o mesmo ser vitima de um despiste com compotamento. Em
Portugal uma vitória surpresa, Mads Ostberg vencia após a desclassificação de
Miko Hirvonen que foi de facto o grande dominador do rally após os despiste de
Sebastien Loeb e de Jari Matti Latvala, o do finlandês deixou Malcon Wilson deveras zangado numa
prova que correu mal para a Ford e deu o melhor resultado de sempre de um
piloto do Leste no WRC, Evegeny Novikov era 2º. Nas hostes nacionais, Armindo
Araújo, depois do 7º no México era o desapontamento e o presidente do ACP dizia
“mostrava descontentamento” face à falta de apoio dos italianos da Mini. O
Rally da Argentina, a primeira prova que marcava a experiencia das provas
maratona, não foi do agrado da caravana do WRC, mas Sebastien Loeb e Miko
Hirvonen garantiram mais uma dobradinha e Mads Ostberg pela segunda vez consecutiva
era o melhor da Ford e Sebastien Ogier (7º) pela primeira vez colocava o Skoda
Fabia S2000 entre os WRC o que veio ocorrer ao longo do campeonato. Na Grécia o
caminho para o título para o piloto da Citroen estava definitivamente aberto, a
luta com J.M.Latvala terminou na 13ª SS, quando este furou, mas o francês
perdeu cerca de dois minutos antes do fim da prova, mas ainda deu para vencer
já que Miko Hirvonen estava já quase a 3 minutos, Armindo Araújo era 11º , problemas de direcção e 15 minutos de
penalização e uma vez mais fora do top 10. Sebastien Loeb volta a ganhar na Nova Zelãndia
, mas foi evidente às ordens dadas a Miko Hirvonen para não atacar o chefe de
fila a luta corria-se ao segundo no final de cada troço …J.Marti Latvala voltava a errar e a perder
muito tempo na estrada, Ott Tanak seguia o exemplo mais o piloto nórdico estava
a rodar a um nível muito elevado mas tudo corria mal para o lado da Ford Petter
Solberg enganava-se na escolha de pneus e limitava-se a defender o pódio.
Armindo Araújo fazia uma boa prova e era
8º posição, o ambiente no interior da equipa antigia o ponto de ebulição . O
Rally da Alemanha, tinha penas um favorito Sebastian Loeb que em oito
participações tinha sete vitórias absolutas e em 2012 limitou-se a somar a
oitava. Jari Matti Latvala ainda liderou a prova mas tinha argumentos para a
maior fiabilidade do DS3WRC no asfalto. Nos 1000 Lagos os DS3 WRC, voltaram a
dominar, Sebastien Loeb somou mais uma vitória mas Miko Hirvonen poderia também
ter ganho, tal foi a luta que se verificou entre os homens da Citroen, mas desta
vez contudo não ficou claro que Yves Monton tenha mandado dar ordens a favor do
francês, até que J.Matti Latvala e Patter Solberg estavam a andar no máximo …ao
contrário de Armindo Araújo sujeito a problemas vários no seu Mini era 15ª a
ruptura com a equipa era já visível. Na Inglaterra Jri Matti Latvala fez a sua
melhor prova do ano e venceu um rally que já faz parte da história da Ford. Em
França apesar do excelente andamento de Jari Matti Latvala que lutou pela
vitória, seria Sebastien Loeb a comemorar mais uma vitória e o título . Na
Sardenha finalmente a primeira vitória de Miko Hirvonen eterno segundo e as
grandes provas dos pilotos da nova geração Ott Tanak e Leonild Novikov e bom resultado
de C.Atkinson que neste regresso ao WRC mostrou quem sabe não esquece. A 9º
vitória da época, de Sebastien Loeb marcava a sua passagem por terras
espanholas de um piloto que passa à história como o melhor piloto de sempre do
WRC. Para 2013, Miko Hirvonen e J.M.Latvala são os grandes favoritos, Thyerry
Neuville é um nome observar e se for o segundo piloto da Citroen WRT então teremos
um favorito para as provas de asfalto, Ott Tanak é um piloto em formação, mas
poderá chegar à vitória. Mads Ostberg e Petter Solberg, disctem neste momento
um lugar na Citroen, mas se o norueguês tem ainda uma margem de evolução,
Petter Solberg está numa fase descendente como demonstrou esta época pela Ford.
Sebastien Ogier é igualmente um piloto de top há quem afirma “a brincar” que é
o novo Loeb …mas tudo dependerá do desempenho da W Motorsport …
Classificação pilotos: 1ºS.Loeb
(270);2ºM.Hirvonen (213); 3ºJ.M.Latvala(154)4º M.Ostberg (124);5ºP.Solberg
(124) 6ºE.Novikov(88); 7ºT.Neuville(53); 8ºO.Tanak(52);9ºM.Protokop(46));
10ºS.Ogier(41);11º D.Sordo (35); 12ºN.Attiyah(28) 13ºC.Atkinson(28)
14ºA,Mikkelsen(13); 15ºA.Araújo (11); 16ºJ.Nikara 10; 17ºF.Delecour(6)
18ºD.Kuipers (8) ;19ºC.Breen (8); 20ºH.Solberg (6); 21ºP.Campana (6);22ºJ.Ketomaa
(6);23ºM.Rantanen (6); 24ºP.Sandell(4); 25ºY.Rajhi(4); 26ºK.Block(4);
27ºM.Wilson(4) 28ºP G Andersson (4); 29ºE.Brynildsen (1) ; 30ºR.Trivino (1));
31ºP,Merkstein Jr (1) ; 32ºA.Kuwari (1);33ºM.Stohl /(1);34ºM.Arzeno (1) ;
35ºS.Chardonnet (1 ) e 36ºL.Perdersoli
(1).
Construtores: Citroen WRT 453; 2ºFord WRT 309
3ºM Sport (Ford) 170; 4º Adta (Ford) 83;5º Citroen Junior WRT 726ºQatar WRT
(71) 7ºBrasil WRT 28 e 8ºMini WRC Tem 26.
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