sexta-feira, fevereiro 01, 2013

O desfile dos novos chassis de F1 .... e os ensaios de Inverno começam já na próxima semana


O Ferrari F 138 a aposta de  Stefano Domenicalli ( foto Ferrari)


O VJ M06 da Force Índia ... numa apresentação em que se lamentou a saída de Nico Hulkenberg
(foto Force Índia)

Sem grandes inovações técnicos o E 21  é uma evolução de um processo aerodinâmico iniciado em 2011 (foto Lotus/Lat)





O quinquagésimo primeiro modelo da marca de Maranello, o Ferrari F 138, foi hoje apresentado à imprensa, tendo como primeira curiosidade o facto de os testes no túnel de vento terem sido feitos na fábrica da Toyota em Colónia, numa altura em que o construtor italiano procede a actualização de parte da componente técnica aerodinâmica da sua estrutura de apoio à F1. O F 138, que deverá dispor de motores V8, espera voltar as vitórias em Grandes Prémios com a regularidade de outras épocas. De resto, as preocupações aerodinâmicas estão subjacentes e evidentes na entrada de ar acima do cockpit e nas entradas de ar laterais, com a finalidade de aumentar a carga aerodinâmica. Na apresentação, Stefano Domenicalli não foi nada prudente e de forma convincente afirmou que o objectivo da Ferrari é entregar um chassis competitivo aos seus pilotos logo nas primeiras provas da temporada. O director desportivo da Ferrari, aposta já na competitividade do F 138 já nos testes de Inverno que se iniciam já na próxima semana. Por sua vez a Force Índia também apresentou o seu VJM06 que tal como o Lotus E 21 apresentado na quinta feira, são uma consequência lógica dos monolugares de 2012, mas  Bob Fernley, na qualidade de vice-chefe de equipa, mostrava-se ainda agastado com a saída de Nico Hulkenberg que era a grande aposta da equipa, deixando em aberto que Bruno Senna e o Adrian Sutil, parecem ser os pilotos com melhor potencial financeiro, para acompanhar Paul Di Resta, que se torna primeiro piloto da equipa, quando tal não era essa intenção da equipa que antes do final da temporada, esperava ter a jovem promessa julian Bianchi a acompanhar o germânico que amanhã estará na apresentação da Sauber. Que segundo algumas fontes debate-se com problemas financeiros precisando de um piloto pagante para o segundo chassis …!!!. Na Lotus, manteve-se alguns conceitos tradicionais nomeadamente no apoio aerodinâmico, cuja solução da asas traseira se inscreve num processo evolutivo iniciado em 2009 nos tempos da Renault, para além de uma revisão na suspensão traseira, segundo James Allison  director técnico da equipa, a composição da equipa de pilotos é uma das mais extensas da F1, com David Valsecchi, campeão da GP2 Series na condição de terceiro piloto e tendo como reserva Jérôme D´Ambrosio e com os francês Nicolas Prost, filho de Alan Prost como piloto de desenvolvimento do chassis, uma curiosidade, atendendo que se trata de um piloto mediano de Sport-Protótipos.    

Sem comentários: