Sebastien Vettel ... na hora do tri ... (in Auto Live Sport)
Jenson Button ... termina a temporada 2013 como começou vencendo (in Auto Live Sport)
Fernando Alonso ... um digno vice-campeão cujo talento é inesgotável...
Nico Hulkenberg ...um piloto de ponta ...que entra na história da Force Índia como líder de um GP. (in Auto Motor Sport)
Jenson Button venceu pela
terceira vez na temporada de 2012 … num momento de consagração do novo campeão
mundial, Sebastien Vettel que chega ao tri
aos 25 anos, um feito pela primeira vez concretizado na F1. Mas a
corrida de Interlagos, tal como se esperava desde a qualificação, foi uma
corrida molhada e quando os monolugares se concentravam para a formação da
grelha de partida, as nuvens negras estendiam-se por S.Paulo e pouco depois,
antes da volta de reconhecimento, já algumas gotas de água caíam no circuito,
embora a pista permanecesse seca durante várias dezenas de voltas. Em termos
desportivos, os Mclarem MP 4/27, voltaram a demonstrar que chegaram ao final da
temporada num nível técnico relativamente mais avançado que os demais e tal se
confirmou até à primeira paragem (10ºVolta), onde Lewis Hamilton seguido de
Jenson Button se destacou dos demais. A partir de então e surpreendentemente
Nico Hulkenberg foi ganhando décimos em cima décimos e na volta 16ª , passa Jenson Button e após
três voltas é o novo líder da corrida … um feito histórico para a Force Índia, que
tecnicamente superou a Mercedes que lhe forneceu os propulsores em 2013. Com a
entrada do Safety Car entre as voltas nº23 e nº30, aproximou a concorrência e
na volta nº31, Lewis Hamilton volta à carga, passa o seu companheiro e
aproxima-se de Nico Hulkenberg, a chuva endurece na volta nº49 e na 53º, Lewis
Hamilton volta a liderança. Mas Nico Hulkenberg volta a atacar e em plena
ultrapassagem os F1, tocam-se, o britânico fica fora e germânico, embora penalizado
termina em 5º numa grande corrida em que a vitória não lhe ficaria mal. A
partir de então, Jenson Button isolado fez a sua corrida e termina o campeonato
a ganhar tal como tinha iniciado, mas com o bónus de ser o primeiro piloto da Mclarem
– Mercedes para a temporada de 2013. Os Ferraris subiram ao pódio, Fernando
Alonso (2º) fez uma corrida táctica, na esperança de chegar ao título, mas
sabendo que tal tarefa era quase impossível, mas logo na 2º volta fez uma ultrapassagem
magistral quando passou Filipe Massa e Mark Webber nos limites, a partir de
então limitou-se a rodar na 4º posição, o F 2012 não lhe permitia ir mais longe
e só o acidente entre Lewis Hamilton/Nico hulkenberg … permitiu-lhe um 2º lugar,
merecido de um piloto muito fiável com um chassis incapaz de debater-se com os
MP4 /27 e com o RB 8, todavia o espanhol é provavelmente um dos pilotos mais
completos da F1 actual. Filipe Massa voltou ao pódio e terminou o campeonato
muito motivado, ele próprio afirmou em Interlagos que só superou as suas
dificuldades na segunda parte do campeonato e esta chegada ao pódio, permitiu à
Ferrari o Vice-campeonato perante uma Mclarem que potencialmente revelou-se
muito mais competitiva. Sebastien Vettel foi outro dos protagonistas, já que
era outro dos candidatos ao título, sem andar no top 5 controlou os
acontecimentos, mas logo na 1º volta na subida do Lago, fez um
pião perdeu-se no pelotão e adivinhava-se o pior, todavia as indicações
electrónicas via rápido, davam conta que o RB estava a 100% e na volta nº8 era
já 7º … todavia só descolou de Kamui Kobyashi na volta 49º e a chegada ao 6º
foi feita normalmente o germânico nunca arriscou e jogou nos pontos e no título
de 2013 que lhe cabe com toda a justiça e que foi praticamente assegurado no GP
de Abu Dhabi quando saiu do fim da grelha para uma vitória memorial. Mark Webber cumpriu mais um grande prémio, mas
longe do ferver competitivo que marcou o inicio da temporada quando pela
primeira vez mostrou que era capaz de se superiorizar a Sebastien Vettel. Michael
Schumacher terminou nos pontos e termina a sua carreira, que acabou por ser um
pesadelo já que Ross Brawn nunca lhe ofereceu um projecto competitivo, uma pole
no Mónaco é muito pouco para um ou melhor piloto de todos os tempos. Jean Eric Vergne terminou o campeonato mostrando
que é capaz de fazer melhor, Kamui
kobyashi esteve a muito bem no Brasil, mas
está sem chassis para 2013. Kimi Reikkonen errou várias vezes no circuito de
interlagos, não partiu o chassis algo que era especialista no WRC …
Grande Prêmio do Brasil
Interlagos, Brasil;
71 voltas; 305,909 km;
Tempo: condições mistas.
Classificação Geral
1. J.Button- McLaren-Mercedes MP4/27 - 1h45: 22,656; 2. F.Alonso-
Ferrari F 2012 + 2,754; 3.F. Massa- Ferrari F 2012 + 3,615;4. M.Webber Red
Bull-Renault RB 8 + 4,936 ;5.N. Hulkenberg- Force India-Mercedes + 5,708; 6.ºS.
Vettel Red Bull-Renault RB 8 + 9,453;7. M. Schumacher- Mercedes MGP W03
+ 11,900;8. J. E. Vergne Toro Rosso STR7-Ferrari + 28,600:9. K.Kobayashi –
Sauber C31 -Ferrari + 31,200:;10. K.Raikkonen Lotus-Renault E20 + 1 volta;11.V.
Petrov - Caterham-Renault CT 101 + 1 volta;12.C. Pic Marussia-Cosworth CA2012 +
1 volta;13.D. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari DTR7 + 1 volta; 14.K. Kovalainen
Caterham-Renault-CT 101 + 1 volta; 15.N. Rosberg- Mercedes MGP W03 + 1 volta; 16.
T.Glock Marussia-Cosworth CA2012 + 2 voltas;17. De la Rosa HRT-Cosworth F112 + 2 voltas 18.K. Karthikeyan HRT-Cosworth
F112 + 2 voltas e19. Di Resta Force India-Mercedes + 3 voltas
Volta mais rápida: Hamilton, 1:18.06
Campeonato do Mundo (Construtores) 1ºRed Bull (460); 2ºFerrari (400);
3ºMclarem Mercedes (378); 4ºLotus-Renault (303); 5ºLotus-Renault (303);
6ºMercedes(143); 7ºSauber (127); 8ºForce India (109); 9ºWiliams (79) e 10ºToro
Rosso (26).
Campeonato do Mundo (pilotos)
1. S.Vettel 281; 2.F. Alonso 278 ; 3. K.Raikkonen 207;4. L.Hamilton 190:
5. J.Button 188. Mercedes 142; 6.M. Webber 179; 7.F. Massa 122; 8.R. Grosjean 96 9. N.Rosberg 93 10.S. Perez
66; 11. N.Hulkenberg 63 12.K. Kobayashi 60 ;13.M. Schumacher 49 ;14.P. Di Resta
46 15.P. Maldonado 45 ;16.B. Senna
31 ;17.J.E Vergne 16 e 18.D. Ricciardo 10
Sem comentários:
Enviar um comentário