sábado, janeiro 19, 2013

Sebastien Loeb ...ganha naturalmente o Monte Carlo...


Sebastien Loeb ....imbatível ...num rally especial (in Best Rally Live

Sebastian Ogier ...excelente na estreia da W Motorsport no WRC (in RRR)


Dani Sordo bateu Miko Hirvonen ...começou a luta pela liderança da equipa francesa
(foto de Thibault Lefebvre)



Sebastien Loeb mostrou nas duas últimas etapas do rally de Monte Carlo, que está muito longe de ser um piloto em part time, no WRC  e é de longe um o melhor piloto de rallys da categoria e com um talento inesgotável. De facto desde sexta-feira, de forma táctica, impôs aos seus adversários nas especiais chaves do rally e se hoje pela tarde perdeu algum tempo o rally, esteve sempre controlado de forma que a sua vitória final foi concretizada de forma absoluta pois desde a 1ª Etapa controlou os acontecimentos. Sebastien Ogier, demonstrou em Monte Carlo, todas as potencialidades que lhe reconhecem o piloto da W Motorsport apenas procurou fazer o seu rally e os 8s que ganhou na tarde de hoje nada tem de sensacional até que o francês apenas está interessado em sair do Mónaco em condições de somar pontos para o título do WRC.  Evgeney Novikov, mostrou em Monte Carlo, que é um valor acrescentado ao novo leque de jovens lobos que militam no WRC e se a sexta-feira tinha sido simplesmente fabulosa para o piloto da M SPORT, o sábado foi catastrófico a partir do momento em que no início da especial de Moulinet bateu forte ficando em três rodas e sem possibilidade de chegar ao Service Park, terminava uma das melhores provas de sempre que o piloto russo realizou no WRC. De realçar, que a sua luta ao segundo com Dani Sordo era o único motivo de interesse no top 5, uma vez as posições de top definiram-se muito cedo, com Bryan Bouffer a brilhar a vencer uma especial, perante pilotos consagrados como Miko Hirvonen e Mads Ostberg, que em determinados momento do rally monegasco estiveram longe dos seus desempenhos habituais. Todavia esta especial de Moulinet-Boulinet SS14, foi disputada a uma velocidade moderada com trechos à velocidade média de 30 km, “ Não há aderência nenhuma …” diria Sebastien Loeb e Sebastian Ogier, questionava se Loeb tinha sofrido danos pois “…havia vestígios de duas batidas nas barreiras pelo campeão do mundo”. Mas as piores notícias chegavam Evegeney Novikov estava andar em três rodas e Jari M.Latvala bateu forte nas primeiras curvas, um facto que deixava o finlandês muito desapontado, já que no final de sexta feira, ascendia ao 5º posto por troca com Miko Hirvonen, o piloto da W Motorsport que ainda anda a descobrir o Polo, foi segundo na especial de encerramento da 2ª etapa e afirmou que agora “estava confiante …” mas seria uma das vítimas da primeira especial de hoje.  Com melhor condições Dani Sordo vencia na especial de Lantosque-Lancerám SS15,  “Foi muito duro, com muito gelo, mas no Turini foi incrível e chegamos a perder o controlo” mas há muito que o espanhol já tinha assegurado um lugar no pódio.   Ao final da tarde a única surpresa era Michal  Kosciuszko que colocava o pouco competitivo Mini Itália no top 10 que em circunstâncias normais não teria sucedido . De um modo geral alguns pilotos estavam decepcionados pelo volume de neve que se tinha abatido nas SS de tal maneira que para alguns pilotos, rodar sobre trilhos não era nada agradável. Sebastian Ogier diria mesmo no Service Park: “Não é fácil nem divertido guiar nestas condições” e Olivier Burri ia mais longe “ Isto não é um rally mas uma porcaria !!!...”   Mas, o Monte Carlo contra toda as espectativas não voltou esta noite à estrada, profundas camadas de nove no Col de Turini e em Bolléne e acompanhada de queda de um grupo de espectadores espanhóis levou ACO a anular as duas últimas especiais da prova.Classificação final (top 10) 1. Sebastien Loeb Citroen DS3 WRC  5h18m57.2s; 2. Sebastien Ogier VW Polo R WRC + 1m39.9s;3. Dani Sordo Citroen DS3 WRC + 3m49.0s;4. Mikko Hirvonen Citroen DS3 WRC + 5m26.3s;5. Bryan Bouffier PH Citroen DS3 WC + 8m13.1s;6. Mads Ostberg Qatar M-Sport Ford Fiesta WRC + 12m03.7s;7. Checo Martin Prokop Ford Fiesta WRC + 23m27.3s;8. Sepp Wiegand Skoda Deutschland  Fabia S2000 + 29m34.5s;9. Olivier Burri Offshore Peugeot 207 2000 + 35m38.4s  e 10. Michal Kosciuszko Italia Mini  JC Works WRC+ 36m28.0s




Sem comentários: