sábado, janeiro 19, 2013

S.Peterhansel ... e vão ONZE no Dakar

S.Peterhansel ...apenas o REI e o senhor do DAKAR seja em África  ou na América do Sul 
(in X RAID) 

G.Viliers  ...inicialmente considerado como favorito esse desígnio ...confirmou mas o Toyota ainda não é um chassis ganhador (in ASO/Dakar)

O russo L.Novitsky ....discreto mas soma um pódio no dakar 2013 (in X RAID) 




Dakar 2013, já terminou para a categoria de motas com a vitória absoluta a 5º de Cyril Després enquanto que o português Ruben Faria que venceu a etapa de hoje foi foi 2º à geral , o melhor resultado de sempre de um português nesta categoria, tendo beneficiando na etapa de hoje um problema que afectou o motor do chileno e que o fez perder 15 minutos, mas sem que tal correspondesse à perda de um lugar no pódio. Hélder Rodrigues que fez um pódio, na etapa de La Serena-Santiago foi 7º na geral. Paulo Gonçalves ficou no Top 10 (10º). Outros resultados dos pilotos nacionais.Mário Patrão (30ª) e Bianchi Prata em 57º .Nani Roma, vence entre os automóveis a etapa de consagração de Sephane Peterhansel que chegou a Santiago a mais de 3m 43s, mas nada que não fosse motivo para uma grande comemoração na X RAID com a 11ª vitória do piloto francês na maior maratona do desporto automóvel mundial. Mas no início da etapa de hoje, todo pareceria querer que Robby Gordon procurava repetir a vitória de ontem e com cerca de duas centenas de km de prova estava isolado seguido por G.Viniers e G.Chicherit que como SMG Buggy era o piloto que há muito seguia o Hummer e 20 Km depois a surpresa era o tempo que estava a fazer Carlos Sousa que rodava na 3ª posição. Ao Km 41 e com a meta, já no imaginário da concorrência, Nani Roma definitivamente ia embora e S.Peterhansel deixava atrasar-se pois há muito que fazia companhia ao espanhol, que por momentos seria surpreendido por Orlando Terranova que chegou a liderar a etapa, mas na meia hora final o piloto do Mini X RAID seria o mais forte, Carlos Sousa que chegou a parar na etapa de hoje ficaria num tranquilo 8º da etapa e 6º na geral mas um excelente resultado do piloto português na aventura DAKAR. De resto, uma prova decidida com algumas etapas por realizar já que Nasser Al Attiyah mostrou que em condições normais teria uma palavra a dizer  … mas 2013  …não foi o ano dos Buggys e os da SMG apesar de terem sido uma boa surpresa só pontualmente mostraram que podiam andar na frente …assim Giniel Villiers foi outras das grandes figuras, já que foi o único piloto não X RAID no top 5. …  Uma palavra de simpatia para Leonild Novitskiy que de forma quase invisível termina num pódio à frente de Nani Roma, que continua a alterar excelentes etapas com a regularidade que não lhe permite ir mais longe com tanta experiência acumulada, mas que é uma característica da sua pilotagem  desde os tempos da Mitsubishi. Classificação dos automóveis (top 10)    
1. Stephane Peterhansel/ X-raid Mini/ 38h21m39s; 2. Giniel de Villiers /imperial Toyota/ + 42m22s ;3. Leonid Novitskiy /X-Raid Mini /+ 1h28m22s;4. Nani Roma /X-Raid Mini/ + 1h36m43s;5. Orlando Terranova /BMW X-Raid/ + 2h38m16s; 6. Carlos Sousa /Great Wall/ + 2h38m40s;7. Ronan Chabot /Buggy SMG /+ 3h18m05s;8. Guerlain Chicherit /Buggy SMG/ + 42h00m22s; 9. Pascal Thomasse/ Buggy MD /+ 43h08m49s;10. Lúcio Alvarez/ Imperial Toyota/+ 4h43m27s

Sem comentários: