sábado, janeiro 05, 2013

Jan Kopecky ... uma vitória brilhante tirada a ferros nas últimas SS



Jan Kopecky esteve a um nível muito elevado nas especiais de Bed Zell  ... 
superando o tempo perdido no final da manhã ( in ERWC- Ivo Nesrovernal) 

Bryan Bouffer perdeu o Rally na última especial ... mas acabou por fazer uma boa prova


Raimund Baumschlager um veterano ...brilhante ... mas com estrada seca teria mais possibilidades ...!!!( in ERWC- Ivo Nesrovernal) 

Vaclav Pech uma boa surpresa num modelo cuja fiabilidade é uma limitação...
( in ERWC- Ivo Nesrovernal) 





O renovado Europa de Rallys que na prática não é mais do que o herdeiro do Internacional Rally Challenge, voltou às estradas da Europa e encontrou na Áustria a sua prova de abertura. Considerando as forças em  presença no Rally Janner, foi notada desde logo a ausência da M Sport que alinhará com Ott Tanak e provavelmente com ex-piloto de F1.  Roberto Kubica. Sentida também a ausência de Giandomenico Basso que fará o campeonato com um Ford Fiesta RS2000  e de Luca Rossetti que contará com um Skoda Fabia S2000. Mas, a Skoda Motorsport, estava presente com Jan Kopecky que teoricamente tem todos os meios para vingar finamente numa competição internacional, apesar da marca checa, deverá marcar pontualmente a sua presença em apenas algumas provas, ainda que esteja muito interessada em testar as potencialidade de Esapekka Lappi que é a grande esperança finlandesa para os próximos anos. A primeira etapa, foi marcada logo no seu início pela selecção dos pneumáticos, face à chuva, neve e gelo, que marcou as especiais da primeira etapa, onde Jan Kopecky dominou os acontecimentos sem grande contestação, em parte beneficiando das dificuldades que Bryan Bouffier sentiu relativamente ao acerto dos pneus em função dos pisos escorregadios que marcou a parte inicial da etapa. O veterano Raimund Baumschlager esteve a um nível elevado chegando mesmo à liderança antes de perder um minuto, num momento em que a chuva e neblina se abateram sobre as especiais da tarde. Vaclav Pech em determinados momentos andou ao nível de Jan Kopecky, mas o checo não se sentiu à vontade no gelo austríaco, acabando por ter várias saídas e uma delas provocou problemas eléctricos no seu pequeno bólide e a perda de mais de um minuto, acabando com o seu objectivo de terminar nos lugares de pódio, já que se atrasou de forma significativa. François Delecour, com 207 S2000 da Kronos, acabou por ter uma etapa, desastrosa, com problemas de caixa de velocidade, uma saída de estrada necessitando do público para voltar à prova e uma penalização que acabou por atrasar ainda mais o francês que apesar da sua veterania revela-se ainda muito rápido. A etapa de hoje, iniciou-se com Jan Kopeck ao ataque e ganhar mais 4s a Bryan Bouffer que passava a estar 24s do líder , a chuva e a temperatura à volta dos 6º graus, atrasava a concorrência e com exclusão de Raimund Baumschagler a 41s  …. Toda a caravana estava a fazer mais dois minutos que o piloto da Skoda Motorsport, numa especial em que a ida à lama foi uma característica dominante como testemunhavam as carroçarias da maior parte das máquinas em presença. Nas SS12 e SS13, assistia-se à recuperação de Bryan Bouffer que  ganhou cerca de 10s ao piloto checo da Skoda, que respondeu  na especial seguinte ganhando mais 6s … François Delecour mantinha a 5º posição por um fio, mas fazia um tempo ao nível dos carros da produção, com pneus slicks, cortados à mão, numa classificativa marcada por uma chuva intensa. Mas, na SS15 , François Delecour era vítima de um furo e perdia duas posições para os seus adversários equipados com carros de Produção na frente, Jan Kopecky furava e Bryan Bouffer chegava à liderança da prova com uma vantagem de 4s … Raimund Baunschagler  continuava muito rápido mas controlando os sus ímpetos evitando qualquer saída de estrada. No final da SS16, Jan Kopecky voltava a ganhar 2s ao piloto francês e passava para a 2ª posição, afirmando no final da mesma, que faltavam ainda duas especiais, mas não podia cometer qualquer erro já que não dispunha de pneumático de substituição. Por sua vez, o novo líder afirmava que necessitava de manter a concentração, pois é muito fácil cometer um erro e furar de seguida. Raimund Baunschagler continuava na exceptiva e no Servicee Park, confirmava esse sentimento ao afirmar que “continuava a apostar no andamento cauteloso”. Vaclav Pech já com o 4º posto consolidado, apenas desejava continuar a fazer bons tempos e evitar qualquer problema”. A partida para a SS17, o checo da Skoda Motorsport, com chuva torrencial afirmava que “ vou tentar ganhar a especial…” e de forma surpreendente o Fabia S2000 ganhava décimos atrás décimos, depois segundos e ao fim de 25 Km de muita expectativa ganhava nada menos que 10s tantos que o separavam do Bryan Bouffer a uma classificativa do final.  A última especial, acabaria por ser mais um festival de condução,  com o piloto da Skoda Motorsport, a ganhar a primeira prova da temporada do ERC com meio segundo de vantagem relativamente a Bryan Bouffer que embora muito decepcionado afirmava “ eu tentei fazer o melhor, mas foi complicado, o Jan  atacou o tempo todo”  … Raimund Baumschlager apesar de ter chegado ao pódio afirmava:   "Hoje eu não tive nenhuma chance. Este ano foi muito louco. É uma pena que o tempo não fosse  normal” … de facto, a chuva intensa, a neve e o gelo, tornou as especiais do Rally Janner, muito sujas e com lama em certas áreas das especiais de classificação. Ao contrário do que se esperava o ex-piloto da Ford no WRC, François Delecour apesar de todas as circunstâncias era um piloto relativamente satisfeito:  Foi importante para chegar ao fim do rali e marcar pontos, mas foi difícil. Esta prova deve ser uma das dez mais complicadas do campeonato. 

Classificação Geral Provisória       

1.  Jan Kopecky           Skoda Fabia S2000                    1h30m36.5s
 2.  Bryan Bouffier        SC Ateneo Peugeot 207 S2000            + 5s
 3.  Raimund Baumschlager  BRR Skoda  Fabia S2000                  + 1m 18s
 4.  Vaclav Pech           Invelt Mini  JC              + 2m 47s
5.  Beppo Harach          DiTech Mitsubishi  Lancer        + 3m31s
6.  Kajetan Kajetanowicz  Lotos Subaru  Imprenza             + 2m53.3s
7.  Francois Delecour     Kronos Peugeot 207 S2000             + 2m49.3s
 8.  Jaroslav Orsak        GPD Mit Metal Mitsubishi Lancer   + 6m 33s
9.  Jan Cerny             Czech Skoda  Fabia S2000              + 5m28.6s
10.  Jaromir Tarabus       Ak Brno Skoda  Fabia S2000            + 7m.5s

Sem comentários: