Jan Kopecky esteve a um nível muito elevado nas especiais de Bed Zell ...
superando o tempo perdido no final da manhã ( in ERWC- Ivo Nesrovernal)
Bryan Bouffer perdeu o Rally na última especial ... mas acabou por fazer uma boa prova
Raimund Baumschlager um veterano ...brilhante ... mas com estrada seca teria mais possibilidades ...!!!( in ERWC- Ivo Nesrovernal)
Vaclav Pech uma boa surpresa num modelo cuja fiabilidade é uma limitação...
( in ERWC- Ivo Nesrovernal)
O renovado Europa de Rallys que
na prática não é mais do que o herdeiro do Internacional Rally Challenge,
voltou às estradas da Europa e encontrou na Áustria a sua prova de abertura.
Considerando as forças em presença no
Rally Janner, foi notada desde logo a ausência da M Sport que alinhará com Ott
Tanak e provavelmente com ex-piloto de F1.
Roberto Kubica. Sentida também a ausência de Giandomenico Basso que fará
o campeonato com um Ford Fiesta RS2000 e
de Luca Rossetti que contará com um Skoda Fabia S2000. Mas, a Skoda Motorsport,
estava presente com Jan Kopecky que teoricamente tem todos os meios para vingar
finamente numa competição internacional, apesar da marca checa, deverá marcar
pontualmente a sua presença em apenas algumas provas, ainda que esteja muito
interessada em testar as potencialidade de Esapekka Lappi que é a grande
esperança finlandesa para os próximos anos. A primeira etapa, foi marcada logo
no seu início pela selecção dos pneumáticos, face à chuva, neve e gelo, que
marcou as especiais da primeira etapa, onde Jan Kopecky dominou os
acontecimentos sem grande contestação, em parte beneficiando das dificuldades
que Bryan Bouffier sentiu relativamente ao acerto dos pneus em função dos pisos
escorregadios que marcou a parte inicial da etapa. O veterano Raimund
Baumschlager esteve a um nível elevado chegando mesmo à liderança antes de
perder um minuto, num momento em que a chuva e neblina se abateram sobre as
especiais da tarde. Vaclav Pech em determinados momentos andou ao nível de Jan
Kopecky, mas o checo não se sentiu à vontade no gelo austríaco, acabando por
ter várias saídas e uma delas provocou problemas eléctricos no seu pequeno
bólide e a perda de mais de um minuto, acabando com o seu objectivo de terminar
nos lugares de pódio, já que se atrasou de forma significativa. François
Delecour, com 207 S2000 da Kronos, acabou por ter uma etapa, desastrosa, com
problemas de caixa de velocidade, uma saída de estrada necessitando do público
para voltar à prova e uma penalização que acabou por atrasar ainda mais o
francês que apesar da sua veterania revela-se ainda muito rápido. A etapa de
hoje, iniciou-se com Jan Kopeck ao ataque e ganhar mais 4s a Bryan Bouffer que
passava a estar 24s do líder , a chuva e a temperatura à volta dos 6º graus,
atrasava a concorrência e com exclusão de Raimund Baumschagler a 41s …. Toda a caravana estava a fazer mais dois
minutos que o piloto da Skoda Motorsport, numa especial em que a ida à lama foi
uma característica dominante como testemunhavam as carroçarias da maior parte
das máquinas em presença. Nas SS12 e SS13, assistia-se à recuperação de Bryan
Bouffer que ganhou cerca de 10s ao
piloto checo da Skoda, que respondeu na
especial seguinte ganhando mais 6s … François Delecour mantinha a 5º posição
por um fio, mas fazia um tempo ao nível dos carros da produção, com pneus
slicks, cortados à mão, numa classificativa marcada por uma chuva intensa. Mas,
na SS15 , François Delecour era vítima de um furo e perdia duas posições para
os seus adversários equipados com carros de Produção na frente, Jan Kopecky
furava e Bryan Bouffer chegava à liderança da prova com uma vantagem de 4s …
Raimund Baunschagler continuava muito
rápido mas controlando os sus ímpetos evitando qualquer saída de estrada. No
final da SS16, Jan Kopecky voltava a ganhar 2s ao piloto francês e passava para
a 2ª posição, afirmando no final da mesma, que faltavam ainda duas especiais,
mas não podia cometer qualquer erro já que não dispunha de pneumático de
substituição. Por sua vez, o novo líder afirmava que necessitava de manter a
concentração, pois é muito fácil cometer um erro e furar de seguida. Raimund Baunschagler
continuava na exceptiva e no Servicee Park, confirmava esse sentimento ao
afirmar que “continuava a apostar no andamento cauteloso”. Vaclav Pech já com o
4º posto consolidado, apenas desejava continuar a fazer bons tempos e evitar
qualquer problema”. A partida para a SS17, o checo da Skoda Motorsport, com
chuva torrencial afirmava que “ vou tentar ganhar a especial…” e de forma
surpreendente o Fabia S2000 ganhava décimos atrás décimos, depois segundos e ao
fim de 25 Km de muita expectativa ganhava nada menos que 10s tantos que o
separavam do Bryan Bouffer a uma classificativa do final. A última especial, acabaria por ser mais um
festival de condução, com o piloto da
Skoda Motorsport, a ganhar a primeira prova da temporada do ERC com meio
segundo de vantagem relativamente a Bryan Bouffer que embora muito decepcionado
afirmava “ eu tentei fazer o melhor, mas foi complicado, o Jan atacou o tempo todo” … Raimund Baumschlager apesar de ter chegado
ao pódio afirmava: "Hoje eu não tive nenhuma chance. Este
ano foi muito louco. É uma pena que o tempo não fosse normal” … de facto, a chuva intensa, a neve e o
gelo, tornou as especiais do Rally Janner, muito sujas e com lama em certas
áreas das especiais de classificação. Ao contrário do que se esperava o
ex-piloto da Ford no WRC, François Delecour apesar de todas as circunstâncias
era um piloto relativamente satisfeito: Foi
importante para chegar ao fim do rali e marcar pontos, mas foi difícil. Esta
prova deve ser uma das dez mais complicadas do campeonato.
Classificação Geral Provisória
1. Jan Kopecky Skoda Fabia S2000 1h30m36.5s
2. Bryan Bouffier SC Ateneo Peugeot 207 S2000 + 5s
3. Raimund Baumschlager BRR Skoda
Fabia S2000 + 1m 18s
4. Vaclav Pech Invelt Mini JC + 2m 47s
5. Beppo
Harach DiTech Mitsubishi Lancer
+ 3m31s
6. Kajetan Kajetanowicz Lotos Subaru
Imprenza + 2m53.3s
7. Francois Delecour Kronos Peugeot 207 S2000 + 2m49.3s
8. Jaroslav Orsak GPD Mit Metal Mitsubishi Lancer + 6m 33s
9. Jan
Cerny Czech Skoda Fabia S2000 + 5m28.6s
10. Jaromir Tarabus Ak Brno Skoda Fabia S2000 + 7m.5s
Sem comentários:
Enviar um comentário