sexta-feira, outubro 05, 2012

Brian Henton entrou na história da F1 com uma volta rápida ...



A estreia  com o Lotus  ... quando o 72 D fazia a terceira temporada ...!!!  


A Candy acompanhou Henton na Toleman e na Tyrrel ...no ínicio e no fim da carreira na F1 ...


Brian Henton. Natural de Old Vicarage, estreou-se na Fórmula 1 aos vinte nove anos, depois de uma carreira de ascensão rápida e de sucesso, mas sem continuidade na Fórmula 1. O britânico faz a sua estreia nos monolugares aos 23 anos na Fórmula V e três anos mais tarde em 1971 sagra-se campeão de F3 inglesa que era então uma das fórmulas de ascensão à F1.  A Lotus que ainda utilizava o velho e já pouco competitivo 72 D, ofereceu-lhe a oportunidade de se estrear no “mundo dos  Grandes Prémios”  seria em Silvestorne e tendo obtido um modesto  16º e um 12º em Waltkins Glen.  Todavia, sem volante para 1976 voltaria a F1 de forma esporádica em 1977 pilotando em mais dois grandes prémios, obtendo um 10º em Long Beach com um March 761  e alinhando com Ensign 001 na parte final da temporada sendo obrigado a desistir nos dois grandes prémios que desistiu . Regressa às fórmulas de ascensão em 1979, lutando pelo título de F2 em 1979 e obtendo em 1980 o título de campeão europeu de F2. Em 1980 a Toleman estreia-se na F1 com o TG280 permitindo o regresso ao “Grande Circo” do inglês é 10º em Monza, mas o chassis para além de sofrer dos problemas de juventude era um mau chassis e revelou-se pouco competitivo o mesmo acontece com o Arrows A4  que pilotou em 1981 . Mas Ken Tyrrell aposta em Brian Henton para o volante do 011,  para a temporada de 1982, chega a fazer uma volta mais rápida que lhe permite entrar no Raking dos pilotos que inscreveram o seu nome na História da F1, um acidente na estreia em Long Beach e vários abandonos, são interrompidos com uma prova razoável no Mónaco (8º) , em Brands Hacth repete a mesma posição e Hockenheim perde a possibilidade de chegar aos pontos (7º) no final da temporada ainda realiza uma boa prova em Las Vegas (8º) mas a sua carreira chegava ao final.       

Sem comentários: