A estreia com o Lotus ... quando o 72 D fazia a terceira temporada ...!!!
A Candy acompanhou Henton na Toleman e na Tyrrel ...no ínicio e no fim da carreira na F1 ...
Brian Henton. Natural de Old
Vicarage, estreou-se na Fórmula 1 aos vinte nove anos, depois de uma carreira
de ascensão rápida e de sucesso, mas sem continuidade na Fórmula 1. O britânico
faz a sua estreia nos monolugares aos 23 anos na Fórmula V e três anos mais
tarde em 1971 sagra-se campeão de F3 inglesa que era então uma das fórmulas de
ascensão à F1. A Lotus que ainda utilizava
o velho e já pouco competitivo 72 D, ofereceu-lhe a oportunidade de se estrear
no “mundo dos Grandes Prémios” seria em Silvestorne e tendo obtido um
modesto 16º e um 12º em Waltkins Glen. Todavia, sem volante para 1976 voltaria a F1
de forma esporádica em 1977 pilotando em mais dois grandes prémios, obtendo um
10º em Long Beach com um March 761 e
alinhando com Ensign 001 na parte final da temporada sendo obrigado a desistir
nos dois grandes prémios que desistiu . Regressa às fórmulas de ascensão em
1979, lutando pelo título de F2 em 1979 e obtendo em 1980 o título de campeão
europeu de F2. Em 1980 a Toleman estreia-se na F1 com o TG280 permitindo o
regresso ao “Grande Circo” do inglês é 10º em Monza, mas o chassis para além de
sofrer dos problemas de juventude era um mau chassis e revelou-se pouco
competitivo o mesmo acontece com o Arrows A4
que pilotou em 1981 . Mas Ken Tyrrell aposta em Brian Henton para o
volante do 011, para a temporada de
1982, chega a fazer uma volta mais rápida que lhe permite entrar no Raking dos
pilotos que inscreveram o seu nome na História da F1, um acidente na estreia em
Long Beach e vários abandonos, são interrompidos com uma prova razoável no
Mónaco (8º) , em Brands Hacth repete a mesma posição e Hockenheim perde a possibilidade
de chegar aos pontos (7º) no final da temporada ainda realiza uma boa prova em
Las Vegas (8º) mas a sua carreira chegava ao final.
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