sábado, novembro 20, 2010

O historial da Ford no Mundial de Rallys (WRC)

    1970 - Hannu Mikkola - venceu o Rally Londres-México e o modelo Escort seria a arma da Ford nos primeiros campeonatos mundiais de Rally. 
   
 

     1979 - Ary Vatanen vencia o Mundial de pilotos com o popular modelo o Escort RS1800
    1993 - Franços Delecour (2º) quase que vencia na estreia do Escort RS Cpsworth em Monte Carlo.



O Focus RS e as suas várias versões.
    Jari Matti Latvava foi o último vencedor com um Ford,  o Focus Rs uma versão que já deu dois títulos à marca inglesa.
A história da Ford no Mundial de Rallys, praticamente se confunde com o próprio campeonato na medida em que a marca inglesa esteve presença em todas as suas edições desde 1973. No primeiro ano, do Mundial a Ford utilizou como modelo o Escort, que era então já um modelo de sucesso com provas dadas em vários campeonatos nacionais, entre eles o britânico e que em 1970, através de Hannu Mikkola tinha obtido uma vitória decisiva para o sucesso do Escort ao vencer o Rally Londres México. Mas em 1973, o Escort RS1600,  termina o Mundial em 3º com base nas duas vitórias de Timo Makkinen no Rally dos 1000 Lagos e no RAC. Até 1975 a Ford  só praticamente participava oficialmente no RAC onde o seu domínio era indiscutível. Em 1975, Timo Makkinen voltava a ganhar o RAC e em 1976, nova vitória, agora com Roger Clark, que tornava-se o primeiro britânico a ganhar uma prova do Mundial. No mesmo ano, uma nova versão da Ford é apresentada com a denominação de RS1800, surgia um dos chassis mais populares nos rallys europeus e o seu sucesso no Mundial de Rallys entre 1975 e 1981, ficaria marcado por vitórias absolutas no Mundial, o de Marcas em 1979  e dois títulos de pilotos de Bjorn Waldegaard (1979) e Ary Vatanen (1981). No seu palmarés contam-se cerca de vinte uma, vitórias, a primeira obtida por Roger Clark que bisava no RAC: 1977 – Safari, Acrópele, 1000 Lagos e RAC; 1978- Suécia e RAC; 1979 – Portugal, Acrópele, Nova Zelândia, Canadá e RAC; em 1980 - Acrópele e em 1981 – Acrópele, Brasil e 1000 Lagos. A nova regulamentação da FIA criava em 1985 os Grupo B, a Ford estreava o RS200 que em alguns rallys mostrava-se bastante desequilibrado porém o seu desenvolvimento seria brutalmente interrompido quando a F.I.A, no final de 1986. Uma vez que apesar do espectáculo e da rapidez, destes bólides a segurança tornou-se uma ameaça a sua continuidade a perda de pilotos como Atílio Bettega e Henri Toivonen e o despiste do RS 200 do campeão nacional de Portugal em Sintra, Joaquim Santos levaram à extinção dos super carros de rally. O novo chassis o Sierra RS Cosworth , era a arma da marca inglesa e em 1988, Didier Auriol vencia o Rally da Córsega numa época em que os Lancia Delta HF se afirmavam os grandes dominadores da nova regulamentação que tornara os Grupo A os chassis mais competitivos nos rallys internacionais. Em 1993, a Ford fazia alinhar, uma nova versão do Escort, o RS Cosworth e de novo a marca inglesa voltava às vitórias com normalidade, na estreia em Monte Carlo por pouco não vence a prova, mas triunfa em cinco rallys: Portugal, Córsega, Acrópele, San Remo e Espanha. Nos anos seguintes obteve mais três vitórias, em 1994 - Monte Carlo e 1000 Lagos e última vitória desta versão ocorre na Indonésia em 1996. O primeiro WRC, continuava a utilizar o Escort mas seria o Focus o grande ganhador vencendo o WRC em 2006 e 2007, apresentado em 1999 conheceu várias versões até 2010, Colin Mcrae vencia o mítico Safari e a nova vitória do Focus em Portugal. O escocês obteve nove vitórias e em 2003, uma nova versão, cuja competitividade estaria ligada a figura de Marko Martin. Em 2006 surge a terceira versão do Focus e Marcus Gronholm obtém a 50ª vitória absoluta de um Ford na Suécia em 2008 e 2010, Jari Matti Latvava obteve a 60º e última vitória do Focus RS. Resultados do modelo Focus: 1999-Safari e Portugal; 2000-Espanha, Acrópele e Chipre; 2001- Argentina, Chipre e Acrópela; 2002- Argentina, Acrópele e Safari; 2003 - Acrópele e 1000 Lagos; 2004 - México, Córsega e Espanha; 2006 - Monte Carlo, Suécia, Acrópele, 1000 Lagos, Turquia, Austrália, Nova Zelândia e Grã-Bretenha. 2008 – Suécia, Jordânia, Turquia e Japão; 2009 – San Remo, Acrópele, Polónia, 1000 Lagos e Austrália e 2010 .-Suécia e Nova Zelândia.                          

Sem comentários: