domingo, novembro 14, 2010

Sebastien Vettel o campeão inesperado ....análise da F1 2010



Os campeões de Mundial de 2010

O mundial de F1 chegou ao fim com uma vitória absoluta de Sebastien Vetel que se torna o segundo alemão a ganhar na F1 e o mais jovem piloto de sempre a ganhar o Mundial de F1. Numa corrida dramática para Fernando Alonso, vítima de um erro de estratégia da equipa da Ferrari, que colocou o F10, colado ao Renault R3 30 de Vitaly Petrov, que desde os treinos livres estava a surpreender todos os observadores acabando por realizar uma das melhores provas da temporada. Mas seria Sebastian Vettel o homem tarde chegando ao seu primeiro título inesperadamente, não porque não tenha tido mérito para tal, mas pelas contas de todos que acabariam por sair furadas, já que Fernando Alonso e Mark Webber, eram os favoritos. Se para o director da Ferrari, Stefan Domenico a perda do título de pilotos deve-se a um erro crasso da equipa, o título de Sebastien Vettel, foi uma aposta de Cristian Horner, que desde o início do campeonato foi sem dúvida o grande protector do germânico, e se tivesse mandado abrandar, Sebastian Vettel estaria neste momento a ser o principal responsável pelo tri-de Fernando Alonso. O novo campeão do Mundo, estreou-se na F1 em 2007, participou em 62 Grandes Prémios, obteve 10 vitórias absolutas e 15 poles, tendo somado 351 pontos.

Classificação Geral em Abu Dhabi

1. Vettel Red Bull-Renault 1h39m36.837s
2. Hamilton McLaren-Mercedes a 10.1s
3. Button McLaren-Mercedes a 11.0s
4. Rosberg Mercedes a 30.7s
5. Kubica Renault a 39.0s
6. Petrov Renault a 43.5s
7. Alonso Ferrari a 43.7s
8. Webber Red Bull-Renault a 44.2s
9. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 50.2s
10. Massa Ferrari a 50.8s
11. Heidfeld Sauber-Ferrari a 51.5s
12. Barrichello Williams-Cosworth a 57.6s
13. Sutil Force India-Mercedes a 58.3s
14. Kobayashi Sauber-Ferrari a 59.5s
15. Buemi Toro Rosso-Ferrari a 1m03.1s
16. Hulkenberg Williams-Cosworth a 1m04.7s
17. Kovalainen Lotus-Cosworth a 1 volta
18. Di Grassi Virgin-Cosworth a 2 voltas
19. Senna HRT-Cosworth a 2 voltas
20. Klien HRT-Cosworth a 2 voltas
21. Trulli Lotus-Cosworth a 4 voltas



Na hora do balanço da época de 2010, não há grandes dúvidas que o chassis da Red Bull, o RB6, foi sem dúvida o melhor chassis da temporada, somando nove vitórias absolutas. A equipa deu sinal de vida na Malásia e impôs-se de forma, clara entre a partir do GP de Hungria até Monza, altura que Fernando Alonso, mostrou-se muito competitivo, o F10 da Ferrari até final do campeonato era o F1 mais veloz depois dos RB6, mas por muito décimos e por vezes na maioria das vezes perto de 1s. As cinco vitórias tanto como Sebastien Vettel, mostram que a Ferrari era o piloto espanhol, Filipe Massa, começou muito bem no Bahrein mas só em Monza voltou ao pódio e esteve muito longe do segundo piloto que Stefan Domenico precisava tanto em pista como nos testes privados. A Mclarem com dois ex-campeões jogou muito forte, Lewis Hamilton e Jenson Button deram ao MP/4 -25, em conjunto quatro vitórias e se o campeão em título, Jenson Button foi uma sombra relativamente a 2009, Lewis Hamilton continua a ser provavelmente o mais rápido do pelotão da actual F1 ainda que na opinião geral, Fernando Alonso é considerado como o mais completo. Mark Webber,  foi o piloto da Red Bull que mais tempo liderou o Mundial de F1, venceu por quatro vezes e apenas Filipe Massa entre as três marcas ganhadores em 2010, a Red Bull, a Mclarem e a Ferrari, foi o único que não chegou à vitória privilégio apenas dos cinco primeiros do Mundial, que tiveram em algum momento da temporada a liderança do Mundial e se Jeson Button, chegava à China como líder destacado, mas a perda de pontos sucessivamente marcaram a segunda parte do Mundial, maisfeliz sem dúvida Sebastian Vettel, a primeira vez que chega à liderança do campeonato, simplesmente ganha-o. Nico Rosberg, foi sem dúvida um dos pilotos mais completos do segundo poletão e não foi mais longe , porque Ross Brawn não foi feliz no projecto do MG W01, que marcava o regresso ao Mundial de F1, mas mostrou que Michael Schumacher, apesar de ser capaz de andar ao melhor nível está hoje mais longe da nova geração de pilotos da actual F1. Roberto Kubica, tem todas as potencialidades de um futuro campeão do Mundo, rodando entre as melhores equipas sempre que aerodinâmica do RE30  lhe permitiu voar entre os primeiros, um talento que merecia muito mais e toda a “gente” sabe que é verdade. Entre os veteranos Ruben Barrichello emprestou com o seu talento a esperança de melhores dias para sir Frank Wiliams e de facto na segunda metade os FW32 mostraram-se mais competitivos. Entre os “rookie”, Kamui Kobayaski foi uma agradável surpresa, sendo quase sempre mais rápido de que os seus companheiros de equipa, com uma vasta experiência na F1, de tal forma que Pedro La Rosa acabria por dar o seu lugar a Nick Heidifield, que esteve muito mais perto do desempenho do pilotos nipónico. Vitaly Petrov e Nico Hulkenberg, o russo tem surpreendido todos uma vez que não era um piloto de ponta das categorias de monolugares de ascensão à F1. Ao contrário, de Nico Hulkenberg, piloto com talento nas formas promocionais, rápido e seguro, e que foi o único piloto das equipas médias que logrou fazer uma pole. De negativo, foi sem dúvida as estreias da Lotus e da HRT, que se juntaram a Virgin, entre as equipas que não pontuaram e que estavam num campeonato à parte: Classificação do Mundial de Pilotos: 1ºSebastien Vettel (256); 2ºFernando Alonso (252); 3ºMark Webber (242); 4ºLewis Hamilton (240); 5ºJenson Button (414); 6ºFilipe Massa (144);7º Nico Rosberg (142) 8ºRoberto Kubica (136); 9º Michael Schumacher (72); 10ºRuben Barrichello (47); 11ºAdrian Sutill (47); 12ºKasumi Kobayaski (32); 13º Vitaly Petrov (27) 14ºNico Hullkenbeg (22);15ºVitorino Liuzzi (21);16ºSebastian Buemi (8); 17ºPedro La Rosa (6); 18ºNick Heidifield (6) e 19ºJ.Alguersuari (5). Por Marcas: Red Bull (498); 2ºMclarem/Mercedes 454; 3ºFerrari (396); 4ºMercedes (214); 5ºRenault (163); 6ºWiliams Cosworth (69); 7ºForce India-Mercedes (68); 8ºSauber-Ferrari 44; 9ºToro Rosso-Ferrari 13.


                      Sebastien Vettel o mais jovem campeão do Mundo de F1 de sempre.


    Fernando Alonso, um final de campeonato perdido na táctica de corrida da Ferrari Sport

   
    Mark Webber esteve na corrida para o título ...mas o seu talento é inquestionável

       Lewis Hamilton considerado o mais rápido do poletão mas faltou-lhe um chassis capaz.

     O Campeão de 2009, Jenson Button brilhou na 1ª metade do Mundial mas depois desapareceu..


    Nico Rosberg tornou-se a aposta da Mercedes face ao desapontamento que foi o regresso de "Shumacher".


Roberto Kubica um piloto que merece muito mais
   K.Kobayashi o melhor rookie de 2010 o novo herói do sol nascente


Jenson Button e Brawn venceram em 2009 [ falta os dados históricos da época que em breve apresentaremos).


Jenson Button, Nasceu em 19.1.1980 em Frome. Entre 1989/95 foi campeão de Karting por oito vezes. De fórmula Ford em 1998. Foi 3º no campeonato britânico da F3. A sua ultrapassagem a Michael Schumacher foi um dos pontos altos no ano da sua estreia, os mais optimistas, falavam de um campeão em potência, que acabou por confirmar em 2009, talvez sem o brilhantismo que se esperava após um início de temporada excepcional. Piloto da Wiliams/BMW em 2000, foi 8º no Mundial, pontuando no Brasil (6º); Inglaterra (5º);5º Áustria, 5ºBélgica e 5ºno Japão. Com o Benetton –Renault B201, apenas um 5º na Alemanha em 2001.Em 2002, 7º no Mundial com o Renault R202: 4ºMalásia,4ºBrasil,5ºS.Marino,5ºEuropa,6ºFrança e 5ºBélgica, mas uma vez mais sem um pódio nos lugares pontuáveis. Em 2003, foi 8º com o Bar 005numa época muito regular: 7ºMalásia, 8ºBrasil, 4ºAustria, 7ºCanadá, 8ºInglaterra, 8ºAlemanha e 4º no Japão. 3º em 2004, no Bar 006, obtendo os primeiros pódios: 6ºAustrália; 3ºMalásia; 3ºBahrain; 8ºEspanha, 2ºMònaco; 3ºEuropa; 3ºCanadá; 5ºFrança, 4ºInglaterra, 2ºAlemanha, 5ºHungria 3º Itália, 2ºChina e 3ºJapão. No final do ano a cotação do inglês votava a subir quando as críticas pesavam na antiga esperança britânica. O BAR 005 era a montada para 2005 e um 9º lugar no final. Os resultados só aparecem na segunda parte do campeonato: 4ºFrança;5ºInglaterra;3ºAlemanha,5ºHungria;5ºTurquia;8ºItália;3ºBélgica,7ºBrasil, 5ºJapão e 8ºChina. 6º em 2006 com o modelo Honda RA 106: 4ºBahrain, 3ºMalásia; 7ºS.Marino, 6ºEspanha,4ºAlemanha, 1ºHungria, 4ºTurquia; 5ºItália, 4ºChina, 4ºJapão e 3º no Brasil, numa época que chega pela primeira vez à vitória. 15º em 2007 como resultado da falta de competitividade do Honda RA107, foi 8º em França, 8ºItália e 5ºna China. 2008 , foi o seu pior ano na F1, na última temporada da Bar e o 6º em Espanha rompeu com uma serie negra de resultados. Desempregado após a saída da Bar/Honda face à crise que afecta a conjuntura internacional, torna-se primeiro piloto da Brawn e chega ao título com cinco vitórias (Austrália, Bahrein, Espanha, Mónaco e Turquia; 5º na Malásia, 6º na China, 3ºna Inglaterra, 2º na Bélgica, 5º em Singapura e no Brasil, onde se sagra campeão do Mundo a uma prova do fim da temporada de 2009

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