segunda-feira, maio 28, 2012

O TR7 ...um coupé nos Rallys ...uma experiência prematura...




Per Eklund no Rally de Portugal 1980 ... obteve o único pódio do modelo nos 1000 Lagos.

Per Eklund no RAC de 1978 ... numa época em que o TR7V8 revelava-se competitivo no asfalto.

A versão descapotável  a aposta da marca para conquistar o mercado. 




Nos fins da década de 1970, a Bristh Leyland era um aglomerado de empresas públicas que agrupava várias marcas de automóveis do Reino Unido (Jaguar, Rover, MG, Austine a própria Triumph). Após alguns anos (muitos !!!...) de ausência do desporto automóvel. A Bristh Leyland, regressa aos rallys o modelo é o Triumph TR7 V8, tratava-se de um coupé fechado de duas portas com carroçaria em aço , só depois surgiu a versão descapotável. Dispunha de um motor dianteiro longitudinal de oito cilindros em V com 295 CV para um peso de 1.070 Kg. Transmissão de tracção dianteira com caixa manual de cinco velocidades. Suspensão McPherson e travões de disco às quatro rodas sendo os traseiros ventilados. A estreia oficial do TR7 ocorreu no Rally do RAC  de 1976, pilotado por Brian Culchet o piloto oficial da marca, da primeira prova as primeiras anotações para o staff técnico, era necessário melhorar a suspensão porém os problemas de motor e a posição inclinada da posição do piloto era outra realidade sem solução aparente uma vez que acompanhou a história do TR7 em competição. Tony Pond passava a piloto oficial em 1977 e faria os primeiros testes com o motor V8 que equipava a versão cliente que era exportada para o mercado norte-americano. Em 1978 o motor do Dolomite que desenvolvia cerca de 220 CV era definitivamente rendido pelo V8 que passava a equipar também a versão de rallys e cuja estreia ocorreu nas 24 horas de Ypres, pontuável pelo Europeu de Rallys que Tony Pond dominou conseguindo a primeira vitória internacional do TR7 V 8. Mas a sua grande vitória em 1978, foi sem dúvida no Manx Internacional de Rally, já que Tony  Pond natural da ilha, num ano muito especial, em que Open Britânico estava ao rubro e a concorrência era grande, Hannu Mikkola liderava o campeonato com um Escort RS1800 onde estavam também Jonh Taylor e Roger Clark … Penti AriKkala no Vauchall Chevette HS2300 era outras das estrelas . No mesmo ano, os TR7 V8, estrearam-se no WRC na Córsega, com Tony Pond e Jean Luc Therier porém os dois Triumph foram alvo de sabotagem e os carros britânicos nem sequer iniciaram a prova corsa. Em 1979, Tony Pond está na Talbot regressando à equipa em 1980 fazendo equipa com Per Eklund que obteve o melhor resultado de um TR7 no WRC nos 1000 Lagos (3º) … numa prova em terra quando era sabido que o modelo britânico só era eficaz, os resultados de imensos testes davam fruto …   mas boa notícia juntava-se a má …a Brsith Leyland estabelecia um acordo tecnológico com a Honda e o departamento de competição era encerrado e o fabrico do modelo chegava ao fim (1981). Resultado do modelo no WRC: - 1976 -9º RAC (Brian Culchet); 1977- 4ºCritério Quebec (Jonh Buffum) e 8ºRAC (Tony Pond); 1978 – 5º Perusse (Critério Quebec) 4ºRAC (Tony Pond); 1979-8º 1000 Lagos (Per Eklund) e 1980- 3º1000 Lagos (per Eklund)

Vianne Senna testemunha sob opção de Brunno Senna na F1


domingo, maio 27, 2012

Mark Weber ...confirmou em corrida a pole na qualificação ...



Mark Webber o sexto vencedor da temporada de 2012 (in Espn F1)

Os tempos da qualificação foram decisivos para o comboio que se formou  durante o Grande Prémio (in Auto Motor Sport)

Nico Rosberg esteve muito agressivo ... e esteve muito perto da vitória (in ESPN F1)

Fernando Alonso sai do Mónaco isolado no Mundial de Pilotos (in Sport Auto Live)




Mark Webber obteve a sua 8º vitória na F1 ao vencer de forma incontestada a edição de 2012, do G.P. do Mónaco, o australiano foi o sexto vencedor diferente no mundial da presente temporada. Apesar de Mark Webber ter liderado toda a prova, com excepção do momento correspondente à paragem boxes, nunca esteve isolado na liderança. A sinuosidade do traçado determinou a formação de um verdadeiro comboio, de tal maneira que o último terço da corrida, o grupo Webber, Rosberg, Alonso, Vettel, Hamilton e Massa, rodaram em formação e no final da prova os pilotos do pódio cortavam a meta no mesmo segundo. Nico Rosberg voltou a mostrar a competitividade do W03 mas jamais esteve em condições de passar o piloto do RB 27  e as dúvidas de chegar à liderança acabaram quando as informações  de box informando na volta nº28 que a chuva ia cair no circuito, não se confirmaram. Fernando Alonso, ainda liderou durante pouco mais de uma volta, com as paragens dos pilotos da frente mas acabou por rodar em informação e o 3º lugar no Mónaco corresponde à conquista da liderança do campeonato. Sebastian Vettel veio ao Mónaco procurar a vitória, a sua estratégia de rodar com pneus duros tinha como finalidade chegar à liderança e procurar ganhá-la, mas se o primeiro objectivo até conseguiu chegando a ter uma vantagem de 16 s sobre Mark Webber, o sonho acabou em definitivo após a saída de boxe na volta nº47. Lewis Hamilton e Filipe Massa, embora no pelotão da frente, jamais mostraram capacidade de ir mais além, o inglês mostrou-se pouco à vontade com o MP4 27. Nos pontos de realçar o regresso dos dois Force Índia aos pontos numa fase difícil da equipa face à ascensão da Wiliams, que desta vez não foi muito feliz cabendo a Bruno Senna a defesa da honra do “convento” . Kimi Reikkonen acabou também por pontuar numa prova muito difícil na qual o finlandês debateu-se com problemas de pneus desde a 25ª volta e durante algum tempo segurou Mikael Schumacher que foi perdendo terreno para o grupo da frente, acabando por desistir já na fase final da prova. Mas o germânico, que realizou o melhor tempo de qualificação, começou mal o Grande Prémio, quando tocou em Romain Grosejan  obrigando o francês a abandonar a prova. Jenson Button foi outro dos azarados da prova monegasca, já que errou na estratégia dos pneus e em prova foi incapaz de ultrapassar o Caterham de Heikki Kovalainen antes de fazer um pião na zona da piscina. De realçar, ainda o desempenho de Jean Eric-Vegene que andou nos pontos mas a sua última passagem pela boxe onde montou pneus intermediários condicionou a sua classificação final.           

The Monaco Grand Prix
Monte Carlo, Monaco;
78 laps; 260.520km;
Weather: Cloudy.

Classificação Geral

Pos  Driver        Team                       Time
 1.  Webber        Red Bull-Renault  RB8         1h46:06.557
 2.  Rosberg       Mercedes MGP W03                  +     0.643
 3.  Alonso        Ferrari   F2012                 +     0.947
 4.  Vettel        Red Bull-Renault RB8          +     1.343
 5.  Hamilton      McLaren-Mercedes MGP 03          +     4.101
 6.  Massa         Ferrari   F2012                 +     6.195
 7.  Di Resta      Force India-Mercedes VJM 06       +    41.500
 8.  Hulkenberg    Force India-Mercedes  VJM 06     +    42.500
 9.  Raikkonen     Lotus-Renault  RS27            +    44.000
10.  Senna         Williams-Renault    FW34       +    44.500
11.  Perez         Sauber-Ferrari   C31          +     1 lap
12.  Vergne        Toro Rosso-Ferrari    STR7     +     1 lap
13.  Kovalainen    Caterham-Renault    CT101       +     1 lap
14.  Glock         Marussia-Cosworth   MR01       +     1 lap
15.  Karthikeyan   HRT-Cosworth F112             +    2 laps

Fastest lap: Perez, 1:17.298

Not classified/retirements:

Driver        Team                         On lap
Button        McLaren-Mercedes             71
Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari           66
Pic           Marussia-Cosworth            65
Schumacher    Mercedes                     64
Petrov        Caterham-Renault             16
Kobayashi     Sauber-Ferrari               6
De la Rosa    HRT-Cosworth                 1
Maldonado     Williams-Renault             1
Grosjean      Lotus-Renault                1


World Championship standings, round 6:               

Drivers:                    Constructors:            
 1.  Alonso        76        1.  Red Bull-Renault          146
 2.  Vettel        73        2.  McLaren-Mercedes          108
 3.  Webber        73        3.  Ferrari                    86
 4.  Hamilton      63        4.  Lotus-Renault              86
 5.  Rosberg       59        5.  Mercedes                   61
 6.  Raikkonen     51        6.  Williams-Renault           44
 7.  Button        45        7.  Sauber-Ferrari             41
 8.  Grosjean      35        8.  Force India-Mercedes       28
 9.  Maldonado     29        9.  Toro Rosso-Ferrari          6
10.  Perez         22      
11.  Di Resta      21      
12.  Kobayashi     19      
13.  Senna         15      
14.  Massa         10      
15.  Hulkenberg     7      
16.  Vergne         4      
17.  Schumacher     2      
18.  Ricciardo      2       

Sebastien Loeb ... mais uma vitória no WRC



Sebastien Loeb ... uma vitória sem oposição uma vez mais ( foto de Kostantinos Kazantzougolo)

Na Ford mais uma derrota a equipa no Service park (in Ford WRC)

Mats Ostberg sem dúvida o melhor piloto do WRC  das equipas privadas ( foto de Vladislav Maschl)

Martin Prokop muito regular nesta primeira temporada no WRC ( foto de Vladislav Maschl)


Armindo Araújo (11º) ...mais um rally difícil ...valendo o regresso no dia de hoje ~
( foto de Romain Thiullier)


Sebastien Loeb obteve na Grécia a sua quarta vitória no WRC 2012, num fim-de-semana em que os Fiestas WRC RS estiveram no topo, mas uma vez mais os pilotos da Ford cometeram demasiados erros, ao longo do rally. Mas, a vitória ficou logo decidida no primeiro troço disputado esta manhã, quando Peter Solberg deu um toque e arrancou a roda traseira do seu Ford, o norueguês tinha afirmado no Service Park … que precisava ganhar pelo menos 2s por classificativa e como tal iria andar a 109% e com uma margem de segurança relativamente pequena, que pelos vistos não resultou  . J.M.Latvala seria o mais rápido na especial na SS18  Aghil Theodoro1 e Ott Tanak entrava no top 5 fazendo um excelente tempo e entrando directamente no top 10 para satisfação do jovem piloto que afirmava que agora era andar para subir na geral e somar mais alguns pontos. Armindo Araújo fazia pela primeira vez um tempo no top 10 era 9º. Em New Pizzia 1, Sebastien Loeb voltava a ganhar tempo aos seus mais directos adversários, numa fase em que os primeiros já estavam a abrandar o ritmo, nomeadamente Miko Hirvonen que só um imprevisto lhe poderia tirar-lhe o 2º posto. Armindo Araújo era o 10º e praticamente assegurava o 12º da Geral, todavia o piloto nacional voltava a andar bem na segunda passagem por  SS20 Aghil Theodoro2, tirando 2s ao tempo feito durante a primeira passagem e fazendo o 7º da geral. J.M.Latvals era o mais rápido e Sebastian Loeb estava atrasado, mas a serenidade continuava no seio dos homens da Citroen pois já estavam informados que Sebastien Loeb tinha parado por mera precaução, já que o DS3 tinha sido vítima de um furo e ao fim de 3Km a equipa decidiu que não era tempo de arriscar procedendo a mudança do pneu. Na Ford o momento era de conformismo já  que era impossível, J.M.Latvala evitar uma nova dobradinha da Citroen…. Com pouco menos de 4 Km para percorrer está tudo ….simplesmente decidido… neste preciso momento Sebastian Loeb terminou a SS22 com o melhor tempo até ao momento e dirige-se para o service park …brevemente a classificação oficial…       

   Classificação Geral 

 1.  Sebastien Loeb      Citroen  DS3 WRC       4h39m41.5s
 2.  Mikko Hirvonen      Citroen  DS3 WRC        + 40.0s
 3.  Jari-Matti Latvala  Ford   Fiesta WRC          + 3m 04.8s
 4.  Mads Ostberg        Adapta Ford  Fiesta WRC    + 6m.16.4s
 5.  Martin Prokop       Czech Ford  Fiesta WRC     + 7m46.5s
 6.  Thierry Neuville    Citroen Junior DS3  WRC +  9m41.4s
 7.  Sebastien Ogier     VW Skoda   Fabia S2000     + 12m51.6s
 8.  Yazeed Al Rahji     Yazeed Ford Fiesta WRC     + 20m12.6s
 9.  Ott Tanak   Ford  Fiesta WRC      + 23m18.9s
10.A.AL  Kuwari  MINI JC WRC+ 28m40.8s

sábado, maio 26, 2012

Michael faz a pole mas é penalizado ...




Michael Schumacher finalmente faz uma pole ... ( in Auto Motor Sport)


Mark Webber na prática será o primeiro na linha de partida ...( in Auto Motor Sport)


Romain Grosejan um talento em formação ... ( in Auto Motor Sport )


No Mónaco, Michael Schumacher voltou a fazer uma pole a primeira desde 2006, numa qualificação em que os Mercedes estiveram a um nível elevado. Mas, para o germânico, a sua performance não lhe garantiu a primeira posição na grelha de partida, uma vez que devido ao incidente com  Brunno Senna no GP de Espanha lhe valeu uma penalização de cinco lugares … todavia   foi um bom sinal para Ross Brawn já que os W03 realizaram uma boa performance no complicado circuito citadino da cidade monegasco. Nestas circunstâncias Mark Webber é o grande beneficiado, numa qualificação em que o RB8 esteve quase sempre eficaz nas mãos do australiano, ao contrário de Sebastian Vettel que desde a segunda fase da qualificação se debatia com muita asa na parte dianteira o que comprometeu as tentativas de fazer uma volta limpa e rápida. Nico Rosberg rodou durante parte da qualificação com a pole provisória e a penalização de Schumacher abre boas perspectivas na luta pela vitória. Lewis Hamilton esteve longe dos seus melhores dias e o MP4 /27 não foi suficiente para Jenson Button participar na última fase de qualificação o que acontece pela primeira vez na temporada de 2012. Romain Grosejan voltou a mostrar todo o seu talento no sinuoso traçado do Mónaco enquanto que Kimi Reikkonen só garantiu o E20 na última fase de qualificação, mostrando-se muito pouco á vontade num circuito onde a velocidade pura não é ponto forte que tanto aprecia o finlandês. Os F2012 não deram boa conta de si na última fase de qualificação, Filipe Massa seria o primeiro piloto a entrar no segundo 14, mas no momento decisivo da qualificação foi incapaz de bater o seu companheiro de equipa, Fernando Alonso  de quem se esperava mais em qualificação.  Pastor Moldonato continua a confirmar o seu talento e a entrada no top 10 é um bom resultado no Mónaco. Na Sauber um qualificação pouco eficaz e marcada logo na primeira fase da qualificação, os Toro Rosso continuam a perder competitividade e Heikki Keivalainen  por pouco não bateu, Jean Eric Vergne …todavia a Caterham, a Marussia e a HRT continuam aparentemente sem progressos.

Classificação da qualificação :

 1.  Michael Schumacher    Mercedes MGP 03               1m14.301s
 2.  Mark Webber           Red Bull-Renault RS27             1m14.381s   + 0.080
 3.  Nico Rosberg          Mercedes  MGP 03                      1m14.448s   + 0.147
 4.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes MP4/27   1m14.583s   + 0.282
 5.  Romain Grosjean       Lotus-Renault RS27                1m14.639s   + 0.338
 6. 
Fernando Alonso       Ferrari  F2012                           1m14.948s   + 0.647
 7.  Felipe Massa          Ferrari  F2012                               1m15.049s   + 0.748
 8. 
Kimi Raikkonen        Lotus-Renault RS27                  1m15.199s   + 0.898
 9.  Pastor Maldonado      Williams-Renault  FW34      1m15.245s   + 0.944
10.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault  FW34          no time
Q2 cut-off time: 1m15.322s                                  
11.  Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes             1m15.421s   + 0.510
12.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari  C31               1m15.508s   + 0.597
13.  Jenson Button         McLaren-Mercedes  MP4/2   1m15.536s   + 0.625
14.  Bruno Senna           Williams-Renault FW34       1m15.709s   + 0.798
15.  Paul di Resta         Force India-Mercedes           1m15.718s   + 0.807
16.  Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari STR7    1m15.878s   + 0.967
17.  Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari STR7   1m15.885s   + 1.974
Q1 cut-off time: 1m16.491s                                   
18.  Heikki Kovalainen     Caterham-Renault  CT101   1m16.538s   + 1.120
19.  Vitaly Petrov         Caterham-Renault  CT101        1m17.404s   + 1.986
20.  Timo Glock            Marussia-Cosworth MR01       1m17.947s   + 2.529
21.  Pedro de la Rosa      HRT-Cosworth  F112             1m18.096s   + 2.678
22.  Charles Pic           Marussia-Cosworth  MR01       1m18.476s   + 3.058
23.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth  F112         1m19.310s   + 3.892
24.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari  C31                  no time

107% time: 1m20.697s
* Gap to quickest in Q1
** Gap to quickest in Q2

Sebastien Loeb ... na frente mas sob pressão de Solberg ...



Petter Solberg atacou forte na segunda sessão ...mas os Fiesta estiveram quase imbatíveis 
( in Ford WRC)

Sebastien Loeb de manhã sob pressão de Latvala ...á tarde Solberg ...(foto de Konstantinos Elaborus) 

Mats Ostberg ...esteve bem mais rápido no dia de hoje ( in EWRC.CZ- Roman Thuillier)



Sebastien Loeb mantêm a liderança  no final do terceiro dia de prova e está agora sob forte pressão de Petter Solberg que esteve verdadeiramente ao ataque nesta segunda sessão deixando no ar a ideia, que quando J.M.Latvala está à sua frente o norueguês baixa sistematicamente o risco. Mas apesar da Ford não se encontrar na frente os dois pilotos da Ford venceram seis das oito especiais das duas rondes do dia. Na sessão matinal, Jari M.Latvala passou a manhã a ganhar tempo e quando entrou no Service Park no final da manhã, o ambiente na Ford era de grande expectativa na medida que os Fiestas foram sempre mais rápidos que os DS3. Só no final da sessão é que Sebastian Loeb se impôs aos pilotos da Ford. Mats Ostberg iniciando a sua recuperação após a desastrosa etapa de ontem  e desde a passagem em na SS12- Kefalari era sistematicamente o mais rápido acompanhando de perto os pilotos de fábrica e no final da tarde conseguia o seu objectivo de desalojar Martin Prokop da 5º posição. Na sessão tarde as expectativas de ver J.M.Latvala na liderança acabavam logo SS-14 Klenia Mycenea 1, para desespero de Malcon Wilson, que via o finlandês perder cerca de 20s e sobretudo por ser mais um erro imperdoável do piloto da Ford que deixou fugir o automóvel, batendo numa barreira e acabando ali as suas aspirações à vitória do rally. Todavia, nas hostes da Ford a animação da manhã voltava ao seio da equipa Ford já que Petter Solberg estava ao ataque e sob chuva intensa o norueguês ganhava tempo a Sebastian Loeb e a partir da SS2 Gyhmno 2 foram cerca de 10s … tantos necessários para ganhar o rally . Loeb no SERVICE PARK admitia que não foi capaz de acompanhar o Petter esse esteve muito rápido … para o norueguês, o carro esteve fantástico e andei no máximo mas sem correr riscos … Armindo Araújo voltou a ter um dia muito mau fazendo apenas um tempo dentro do que vem sendo habitual (12º) mas a partir da passagem em SS2 Ghyhmno 2 ,  o Mini deixou de rodar entre os catorze primeiros e segunda sessão acabou por ser dramática para o piloto português que acabou por ser vítima de um braço de direcção . Fica cada vez mais difícil o  projecto do piloto nacional no WRC uma vez que começa a ser evidente que aposta no MINI WRC começa  a não “ter pés para andar” … essa ideia ficou clara no Rally de Portugal como  afirmou o presidente do ACP.  Na S2000, Sebastien Ogier descolou definitivamente de Andreas Mikkelsen quando deixou ter direcção assistida.           



   

Classificação oficial
1.  Sebastien Loeb      Citroen DS3WRC                      3h56m13.0s
2.  Petter Solberg      Ford  Fiesta RS WRC                + 10.2s
3.  Mikko Hirvonen      Citroen  DS3 WRC                 + 1m51.9s
4.  Jari-Matti Latvala  Ford  Fiesta RS WRC             + 4m44.6s
5.  Mads Ostberg        Adapta Ford  Fiesta RS WRC  + 7m39.7s
6.  Martin Prokop       Czech Ford  Fiesta RS WRC   + 8m08.6s
7.  Thierry Neuville    Citroen Junior DS 3 WRC      + 10m39.4s
8.  Sebastien Ogier     VW Skoda  Fabia S2000          + 12m17.9s
9.  Yazeed Al Rahji     Yazeed Ford  Fiesta WRC        + 18m52.3s
10. Andreas Mikkelsen   VW Skoda Fabia S2000            + 22m08.6s

sexta-feira, maio 25, 2012

Sebastien Loeb na frente ...mas tudo em aberto...





Sebastien Loeb ... lidera ao segundo.... ( in WRC)

J.M.Latvala ...um regresso que promete .... ( in Ford WRC)


Petter Solberg ... uma etapa demasiado pacífica .... (in EWR.CZ de Romain Thuillier)


Sebastian Ogier ... sem dúvida o mais rápido nos S2000 ... e que muitos WRC´s .
(in EWRC.CZ- de Romain Thuillier)






Sebastien Loeb termina a primeira etapa à frente do Rally da Acrópele depois de um domíno inicial de J.M.Latvala que liderou até a SS4 –Komos, regressou em forma ao WRC. É certo que a pó condicionou as primeiras passagens de Sebastien Loeb pelos primeiros troços da prova grega, mas no final da etapa o finlandês estava de novo ao ataque reduzindo para pouco mais de meia dúzia de segundos a sua diferença para o piloto do DS3 e deixando tudo em aberto para o dia de amanhã. De resto, o piloto do Fiesta WRC venceu cinco especiais e a Ford seis dos novos troços da 1ªEtapa. Petter Solberg, cumpriu mais uma vez o seu papel no seio da equipa Ford e para além de uma saída de traseira que fez o fez perder uma mão cheia de segundos, acabou por fazer uma etapa na expectativa seguindo com atenção o duelo entre os dois mais rápidos do dia e tal comportamento tornou-se evidente quando Miko Hirvonen furou na SS6 e atrasou-se significativamente segundo o piloto da Citroen a causa do mesmo foi provavelmente uma pequena saída de estrada sem consequências e num momento em que a visibilidade era nula. Evgeny Novikov chega ao final da SS9- Thiva 2 na 5ºposição e primeiro das equipas não de fábrica, a regularidade foi nota dominante rodando em algumas especiais no top 5, mas o Fiesta da Adapta não conheceu nenhum problema e a palavra de ordem é defender a posição. Todavia, beneficiou da saída de estrada de Mats Ostberg que andou regularmente nos lugares da frente e só pontualmente …. andou fora do top 5, porém a poeira foi um dos aspectos que condicionou a sua prova e pouco depois de afirmar que o piso estava muito escorregadio, ficou fora de prova e o problema foi voltar ao rally já que o norueguês referiu no final da sessão de hoje que e dos três minutos que perdeu devem-se em parte há falta de ajuda do público. No top 10, de assinalar a excelente posição de Martin Prokop (6º) que beneficiou dos azares de Thierry Neuville que chega à área de serviço com a transmissão partida e com um atraso de cinco minutos e de Nasser Al Attiyah que também perdeu algum tempo de forma inglória devido aos problemas com os intercomunicadores durante a SS5. Nos S2000 o tradicional domínio dos pilotos da W Motorsport com os pequenos Skoda Fabia S2000 … Armindo Araújo roda na 12º posição …que já vem sendo habitual, numa prova francamente demolidora para o Mini WRC que defende tal posição após a SS6 em Drossohori …. Amanhã a caravana volta a estrada para percorrer mais duas sessões e onde teoricamente tudo se poderá decidir já que teremos mais uma etapa onde a táctica e a posição na estrada será determinante para se andar confortavelmente na frente.








Classificação Geral


  1.  Sebastien Loeb               Citroen DS3 WRC              2h14m01.3s
 2.  Jari-Matti Latvala         Ford Fiesta WRC RS                    + 6.5s
 3.  Petter Solberg                Ford  Fiesta WRC RS                   + 17.7s
 4.  Mikko Hirvonen            Citroen DS3 WRC                         + 49.6s
 5.  Evgeny Novikov            M-Sport Ford Fiesta WRC RS      + 3m54.9s
 6.  Martin Prokop              Czech Ford Fiesta WRC RS          + 4m46.7s
 7.  Nasser Al-Attiyah        Qatar Citroen DS3 WRC               + 4m56.9s
 8.  Mads Ostberg               Adapta Ford Fiesta WRC              + 5m14.6s
 9.  Sebastien Ogier           VW Skoda Fabia S2000                 + 5m27.2s
10.  Andreas Mikkelsen     VW Skoda Fabia S2000                 + 6m31.0s

domingo, maio 13, 2012

A estrutura do Rally da Madeira já está definida ....

Pastor Maldonado uma vitória inesperada mas à campeão ...



Pastor Modonado  a primeira vitória em grandes Prémios e a quinta de um chassis diferente ... 
(in Auto Live Sport)


Fernando  Alonso ...esteve na liderança mas sai de Barcelona na liderança do Mundial de F1 
(in ESPN F1)


Kimi Reikkonen ... foi outro dos líderes do GP de Espanha ... mas foi incapaz de lutar pela vitória
(in Lotus-Renault)




Pastor Moldonato, foi o vencedor inesperado mas merecido da 5º prova do Mundial de F1, o venezuelano chega à vitória ao fim de 24 GPs, após a sua estreia na fórmula máxima no GP da Austrália de 2011 permitindo o regresso dos chassis de Frank Wiliams às vitórias, quase sete anos depois de Juan Pablo Montoya ter ganho no GP do Brasil de 2004. Mas a vitória de Pastor Moldonato, começou a ser construída na qualificação que acabou por fazer a pole position, uma vez que Lewis Hamilton viu a pole conquista na qualificação  ser-lhe retirada pelo facto de ter parado em pista após a sua última tentativa na qualificação, com o colégio de comissários desportivos a entender que essa acção teve como razão o facto de o piloto não ter gasolina suficiente a bordo do seu monolugar para cumprir a volta de regresso às boxes. Todavia Pastor Moldonato, em corrida demonstrou que tal feito, não foi feito por acaso, assim se Fernando Alonso liderou a prova até à volta nº26 a verdade é que a vantagem máxima do Ferrari F 2012 em relação ao Wiliams FW 34, nunca foi superior a 3s, mesmo admitindo que o espanhol perdeu algum tempo atrás de um dos Marussia antes da entrada na box, a verdade é que a partir daí o venezuelano foi o mais forte em pista. E entre as voltas nº29 e 39º, Pastor Moldonato chegou a liderar com cerca de 6s sobre Fernando Alonso, que apenas ganhou um segundo no final deste ciclo de dez voltas. Com o aproximar da segunda paragem nas boxes, as expectativas aumentam, mas o piloto da Wiliams mantêm-se à frente de Fernando Alonso e Kimi Reikkonen, assume temporariamente a liderança mas aumenta as expectativas no seio da Lotus. Já que Eric Bouiller informa o finlandês que os pilotos da frente vão fazer uma terceira paragem, o RS27 ganha alguns segundos aos seus adversários mas a menos de dez voltas do fim a esperança da vitória se fixa na manutenção da vitória. Todavia após a paragem de Kimi Reikkonen, Pastor Moldonato passa a controlar a corrida, da box Mike Coughlan, continua a sensibilizar o seu piloto nas suas intervenções pela rádio para evitar o desgaste de pneus uma constante desde a 35º volta do GP … nomeadamente nas curvas nº3 e nº10 .... Fernando Alonso recupera até aos 3s em plena volta nº38 … mas a  aproximação do Ferrari F 2012 jamais evidenciou capacidade de surpreender o Wiliams  FW 34 … e Pastor Moldonado chegou à vitória sem contestação … fazendo calar as opiniões dos que achavam que só com um piloto de topo poderia levar o prometedor FW 34 à vitória num Grande Prémio. A prova seria marcada, por mais um excelente resultado da Lotus, face ao desastre que acabou por ser a participação das equipas de topo, os Mclaren´s passaram muito tempo pela box e Jenson Button ficou fora dos pontos .... os Mercedes realizaram uma prova muito modesta e Nico Rosberg seria batido já nas últimas voltas por Sebastien Vettel que passou parte da prova em recuperação e nesse contexto foi mais feliz que Mark Webber … por outro lado, Michael Schumacher voltou a cometer um erro de palmatória, quando acertou em cheio no Wiliams FW34 de Bruno Senna. Na Sauber o C31, voltou a mostrar a competividade do seu chassis, mas Sergio Perez ficou prematuramente afastado de um bom resultado logo na fase inicial da corrida mas de seguida fez uma série de tempos bastante bons sendo por diversas vezes o mais rápido em pista …Kamui Kobayashi voltou a marcar pontos e acabou por liderar o segundo pelotão. Uma vez mais os pneus eram optados como um factor decisivo para o desenrolar da prova … mas com pneus maduros e macios …andaram todos ao mais alto nível e nomeadamente os Lotus que optaram pelos pneus macios em vez dos duros …  também o sistema KERS não foi relevante em corrida que o diga os homens da Mercedes que mais uma vez não surpreenderam a concorrência    

 Classificação Geral
 1.  Pastor Maldonado     Williams-Renault FW34           1h39:09.145
 2.  Fernando Alonso        Ferrari F1 -2012                    +     3.195
 3. Kimi  Raikkonen     Lotus-Renault RS34             +     3.884
 4.  Romain Grosjean      Lotus-Renault RS34             +    14.799
 5. Kamui  Kobayashi     Sauber-Ferrari C31            +  1:14.641
 6. Sebastien Vettel        Red Bull-Renault RS27           +  1:17.576
 7. Nico Rosberg       Mercedes MGP W03                  +  1:27.919
 8. Lewis Hamilton      McLaren-Mercedes  MP4 - 27         +  1:28.100
 9. Jenson Button        McLaren-Mercedes MP4-27           +  1:25.200
10. Nico Hulkenberg    Force India-Mercedes FO 108Z       +     1 lap
11. Mark  Webber        Red Bull-Renault RS 34           +     1 lap
12.  Jean Eic Vergne        Toro Rosso-Ferrari STR7         +     1 lap
13.  Daniel Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari STR7         +     1 lap
14.  Di Resta      Force India-Mercedes FO 108 Z       +     1 lap
15.  Filipe Massa         Ferrari F 2012                    +     1 lap
16. Heiki  Kovalainen    Caterham-Renault CT 101         +     1 lap
17.  Vitaly Petrov        Caterham-Renault  CT 101        +     1 lap
18.  Glock         Marussia-Cosworth          +    2 laps
19.  De la Rosa    HRT-Cosworth F112           +    3 laps

Volta mais rápida: Romain Grosjean, 1:26.250
 World Championship standings, round 5:               

Drivers:                    Constructors:             
 1.  Vettel        61        1.  Red Bull-Renault          109
 2.  Alonso        61        2.  McLaren-Mercedes           98
 3.  Hamilton      53        3.  Lotus-Renault              84
 4.  Raikkonen     49        4.  Ferrari                    63
 5.  Webber        48        5.  Williams-Renault           43
 6.  Button        45        6.  Mercedes                   43
 7.  Rosberg       41        7.  Sauber-Ferrari             41
 8.  Grosjean      35        8.  Force India-Mercedes       18
 9.  Maldonado     29        9.  Toro Rosso-Ferrari          6
10.  Perez         22      
11.  Kobayashi     19      
12.  Di Resta      15      
13.  Senna         14      
14.  Vergne         4      
15.  Hulkenberg     3      
16.  Schumacher     2       
17.  Massa          2      
18.  Ricciardo      2       

sábado, maio 12, 2012

Lewis Hamilton continua super rápido em qualificação ...


Lewis Hamilton a primeira pole em Barcelona ... (in ESPN F1)

Pastor Maldonado ...esteve eficaz ...e muito próxima da sua 1ª pole...( in Auto Motor Sport)

Fernando Alonso continua a fazer a diferença na Ferrari ( in Grand Prix)


Útlima hora ... Pastor Moldonato fica com a Pole Position 


Lewis Hamilton faz mais pole, a primeira em Barcelona numa sessão muito movimentada, o  onde a temperatura da pista influenciou definitivamente os tempos da qualificação, com uma melhoria significativa entre a 2ª sessão e a 3º sessão, quando a mesma atingia os 37ºs longe da barreira dos 40ºs, que marcaram as sessões anteriores. Mas as grandes surpresas da qualificação de hoje foram os desempenhos dos sul-americanos, Pastor Moldonato e Sérgio Perez, mas o piloto da Wiliams FW34 já tinha dado um sinal que estava muito competitivo no final da 2ªsessão, de resto os sorrisos eram visíveis nas boxes da equipa de sir Frank Wiliams, na verdade só o “assalto” de Lewis Hamilton lhe tirou a pole por cinco décimos já em final de sessão. Quanto ao mexicano é apenas a confirmação de um excelente piloto contudo se o resultado de conjunto da Sauber foi um ponto alto na qualificação de hoje a verdade é que o C 34 mostrou menos competividade que  FW 34 E a ascensão dos F1 de Peter Sauber deve-se também ao desastre da Force Índia na segunda sessão de qualificação já que Pedro Di Resta rodou a um nível muito bom no primeiro terço da qualificação. Fernando Alonso, esteve igual a si próprio e mais um bom tempo, com um chassis que está longe de seguir a tradição dos chassis de Maranello … mas uma vez mais cumpriu tal como a dupla da Renault onde Romain Grosjean é de longe o melhor entre os debutantes na F1. Entre os pilotos de top, Jenson Button fez uma qualificação para esquecer, com o MP4 27 a escorregar muito … primeiro fugindo de dianteira na primeira sessão … depois de traseira na segunda sessão. Quanto a Mark Webber, pouco ambicioso ao longo da qualificação apenas rodou oito voltas uma prova em que a estratégia deverá ser a grande prioridade para uma eventual recuperação do australiano … numa sessão em que ao falta de velocidade de ponta condicionou o desempenho da Red Bull  … A Mercedes ressentiu-se da mudança de temperatura da pista que condicionou o comportamento do chassis do  MGP W03 … Filipe Massa voltou a fazer um tempo modesto tal como Bruno Senna … no resto do pelotão a normalidade do costume ….                        
Tempos da qualificação  
Q3
 1.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes  MP4-27     1m21.707s
 2.  Pastor Maldonado      Williams-Renault  FW34   1m22.285s
 3.  Fernando Alonso       Ferrari   F 2012           1m22.302s
 4.  Romain Grosjean       Lotus-Renault  E 20      1m22.424s
 5.  Kimi Raikkonen        Lotus-Renault   E 20     1m22.487s
 6.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari  C 31     1m22.533s
 7.  Nico Rosberg          Mercedes   MGP W 03          1m23.005s
 8.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault  RS 27   No time
 9.  Michael Schumacher    Mercedes    MGP W 03         No time
10.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari C 31       No time
Q2 cut-off time: 1m22.904s   
11.  Jenson Button         McLaren-Mercedes MP4- 27     1m22.944s   +  0.839
12.  Mark Webber           Red Bull-Renault  RS 27   1m22.977s   +  0.872
13.  Paul di Resta         Force India-Mercedes  V JM05 1m23.125s   +  1.020
14.  Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes V JM05 1m23.177s   +  1.072
15.  Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari  STR7  1m23.265s   +  1.160
16.  Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari  STR7  1m23.442s   +  1.337
17.  Felipe Massa          Ferrari   F 2012           1m23.444s   +  1.339
Q1 cut-off time: 1m24.362s                                   
18.  Bruno Senna           Williams-Renault  RS 27    1m24.981s   + 2.398
19.  Vitaly Petrov         Caterham-Renault  CT01   1m25.277s   + 2.694
20.  Heikki Kovalainen     Caterham-Renault CT01    1m25.507s   + 2.924
21.  Charles Pic           Marussia-Cosworth  CA 2012  1m26.582s   + 3.999