segunda-feira, maio 07, 2012

O FOCUS RS WRC07 - o último modelo Ford a ganhar o WRC



O modelo Focus WRC 07


A 5º vitória de Marcus Gronholm na temporada de 2007 na Nova Zelândia.


Miko Hirvonen  um final de campeonato muito bom vencendo o Rally de Wales 2007
(foto de Marcin Krekora).

 
O Ford Focus RS WRC 07 foi o último chassis da ford a ganhar o Mundial de Rallys e o terceiro absoluto da marca inglesa no WRC. O Focus RS 07, foi desenvolvido por uma equipa de engenheiros da M Sport e redesenhado pelo belga Christian Loriaux em finais de 2006. A base de trabalho foi naturalmente a versão de 2006. O modelo sofreu um “cura de emagrecimento relativamente ao seu antecessor. A posição do piloto e do co-piloto, foi deslocada para o centro longitudinal do chassis e na traseira instalou-se um aleiron com várias aletas, fruto de um estudo desenvolvido no túnel de vento da Ford e com a finalidade de tornar o veículo mais eficiente nos troços especiais cronometrados. A motorização esteve a cargo do francês Pipo Moteurs, cuja oficina do mesmo nome já tinha sido responsável pela preparação dos motores da BMW (1994) e Peugeot (2005). A potência situou-se nos 320 CV ás 6000 rpm e o binário, um pouco acima de 55 mkg às 4000 rpm. No controlo electrónico do motor, a Ford contou com a experiência da empresa britânica PI que forneceu igualmente os sensores e os registos de dados do comportamento integral do veículo. A suspensão McPherson, independente com cápsula à frente ou com pata telescópica no eixo dianteiro e braços com tirantes e controlo transversal. Enquanto no eixo traseiro recebeu amortecedores e molas. Os dois eixos, para além do emprego de barras estabilizadoras, montaram-se amortecedores Reiger, reguláveis em tanto em extensão como em compressão. Os travões foram outra preocupação, da M Sport construídos em aço fundido e com rolamentos de cerâmica. Os discos e as pinças foram encomendados à marca italiana Brembo conhecida pela sua presença na F1. Na sua caminhada para o título a marca contou com a dupla finlandesa, Marcus Gronholm em fim de carreira e com Miko Hirvonen, que fazia a sua terceira época pela Ford. Resultados da temporada de 2007:

Rally Monte Carlo  - 3º Marcus Gronholm …. 5ºMiko Hirvonen.
Rally da Suécia - 1ºMarcus Gronholm … 3º Miko Hirvonen.
Rally da Noruega – 1º Miko Hirvonen … 2ºMarcus Gronholm.
Rally México  - 2º Marcus Gronholm …3ºMiko Hirvonen.
Rally Portugal - 4ºMarcus Gronholm …5º Miko Hirvonen.
Rally Argentina - 2º Marcus Gronholm … 3º Miko Hirvonen.
Rally  Itália - 1º Marcus Gronholm … 2º Miko Hirvonen.
Rally Acrópele - 1ºMarcus Gronholm … 4º Miko Hirvonen.
Rally 1000 Lagos - 1ºMarcus Gronholm … 2º Miko Hirvonen.
Rally Alemanha - 3º Miko Hirvonen … 4º Marcus Gronholm.
Rally Nova Zelândia - 1º Marcus Gronholm … 3ºMiko Hirvonen.
Rally Catalunha - 3ºMarcus Gronholm … 4º Miko Hirvonen.
Rally Córsega -  2ºMarcus Gronolm … 13ºMiko Hirvonen.
Rally Japão - 1ºMiko Hirvonen ….  Marcus Gronholm ( acidente).
Rally Irlanda - 4º Miko Hirvonen … Marcus Gronholm (acidente).
Rally Wales – 1º Miko Hirvonen …2ºMarcus Gronholm.        

Sem comentários: