quarta-feira, dezembro 26, 2012

Danon Hilll ... um campeão feito na Wiliams ....



Danon Hill na hora da despida da F1


Danon Hill no final da carreira ainda brilhou com  Jordan 199 Mugen~Honda em 1998


Danon Hill com o pouco competitivo Arrows A18-Yamanha V10 lutou pela vitória no GP Hungria (in Fórmula 1, 25 Anos, coord de F.Santos) 

Danon Hill com Wiliams FW18  no ano do título (F.Santos -Kodak Parther) 

Danon Hill,  ao contrário dos pilotos da sua geração, não tinha um currículo de campeão nas fórmulas de ascensão  o único cartão de visita para chegar ao top do desporto automóvel era sem dúvida o facto de ser filho de Granham Hill uma lenda britânica na Fórmula 1. De resto,  as suas qualidades foram evidenciadas de forma pontual, quer na Fórmula 3 quer na Fórmula 3000, antes de chegar à F1, em 1992. Com 31 anos estreia-se na Brabham em substituição da italiana Giovanni  Amati, numa fase em que aquela equipa estava em plena decadência e apenas lhe permitia ocupar um lugar nas últimas filas dos grandes prémios. Mas, a sua afirmação como piloto de F1, deve-se em parte a situação de piloto de testes da Wiliams Renault que lhe permitiu um lugar como piloto titular quando Nigel Mansel trocou a F1 pela Cart em 1993. A sua primeira vitória ocorreu no GP de Hungria depois de ter dominado o GP da Alemanha na prova anterior onde foi obrigado a abandonar vítima de um furo lento no pneu traseiro. Em 1994 é promovido a primeiro piloto da Wiliams, após o trágico acidente de Ayrton Senna no GP de Imola que era então a grande aposta de Frank Wiliams. Surpreendente ou não, devido em parte à competitividade do FW15 C,  chega ao final da temporada em luta directa com Michael Schumacher, que  na última prova da temporada acabou por tocar no britânico que em circunstâncias normais teria ganho a prova e o título mundial. Em 1995 voltava a ser vice-campeão, mas em 1996 chegava finalmente ao título, mas Frank Wiliams estava já rendido ao jovem rookie na F1 -Jacques Villenueve . Todavia em 1997, aceita o projecto da Arrows termina em 12º no Mundial, mas sem lugar nas equipas de ponta assina com a Jordan para as temporadas de 1998 e 1999, obtendo respectivamente a 6º e a 12º posição nas respetivas temporadas. A sua última temporada, foi marcada pela falta de motivação, depois do GP do Canadá revelou que o seu espírito estava muito mais ligado à sua família mas continuou na equipa até final do campeonato. Em Suzuka, quando se despistou na 16ª volta à velocidade média de 220 Km/h afirmou que “Não tenho mais por que arriscar. Teria mais a perder do que a ganhar se continuasse. Tenho pena de abandonar e gostaria de ter terminado melhor, mas a F1 é passado. Tenho muitas boas memórias para levar comigo” … Tais palavras levaram alguns especialistas da modalidade a afirmar que nem todas as estrelas sabem abandonar no topo … numa alusão à sua última e modesta temporada na F1.  Estatística: participou em 122 Grandes Prémios; obteve 22 vitórias,  20 poles 19 voltas mais rápidas e  42 pódios    


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