Sebastien Vettel e o RB8 - os campeões (in Auto Sport Live)
Fernando Alonso lutou pelo título até ao fim ....apesar das limitações do F2012
Lewis Hamilton - talento e rapidez que o MP4/24 condicionou em determinados Grandes Prémios
Kimi Reikkonen .... um regresso à F1 e de um marca histórica aos pódios. (in Lotus Renault)
O Mundial de F1 de 2012 fica
marcado pela competitividade que segundo muitos foi um dos melhores campeonatos
de sempre, de facto o título mundial ficaria decidido em Interlagos, na última
prova da temporada, embora houvesse a convicção que Fernando Alonso, jamais
teria condições para lutar pelo título. De resto, a frase de Brunno Senna, um,
pouco antes dos treinos livres de quinta-feira, evidenciavam esta crença, já
que para o piloto da Wiliams se o espanhol tivesse à disposição um Lotus ou um
Sauber teria já se sagrado campeão. Na verdade é que tanto Sebastien Vettel ou
Fernando Alonso, mereciam o título de 2012, se o germânico é imbatível com um
chassis fiável e meramente competitivo. Fernando Alonso é simplesmente um dos
pilotos mais completos da F1 actual, sabendo tirar partido de todo o potencial
do seu monolugar, o mesmo se poderia dizer de Sebastien Vettel, mas Mark Webber
está mais perto do líder da Red Bull do que Filipe Massa do líder da equipa de
Maranello. Mas, em termos de competitividade a que distinguir um primeira parte,
muito discutida com oito vencedores até ao GP da Europa. A partir de então, o equilíbrio
deixou de existir, quando Mark Webber venceu em Silvestorne havia quem pensasse
que finalmente o australiano não só era capaz de bater Sebastien Vettel como estava na corrida para o título … puro
engano … com excepção de Monza o germânico só não foi mais forte como
finalmente conseguiu tal como tinha acontecido em 2010 e 2011, acertar
definitivamente o RB 8 e as vitórias sucederam-se. Lewis Hamilton, uma vez mais
provou que em qualificação é um dos mais rápidos pilotos da actual geração,
venceu quatro grandes prémios, mas foi sem dúvida o único piloto que em circunstâncias
normais foi capaz de bater em qualificação em corrida, porém o MP4 /27
revelou-se pouco competitivo em circunstâncias que podemos afirmar anormais que
condicionou a possibilidade por lutar pelo título, casosdos Grandes Prémios do
Barhein, Espanha, Europa ou Inglaterra. Kimi Reikkonen, voltou a demonstrar que
é um piloto cheio de talento, uma mais valia para a F1 e a sua passagem pelo
WRC não condicionou o seu andamento, como
aliás tinha demonstrado nos testes de Inverno, venceu e convenceu, em Abu Dhabi
… mas o Lotus E20 tal como o ferrari F 2012 mostraram que poderiam, chegar ao
pódio mas à vitória só de forma pontualmente. Romain Grosejan, chega ao final
da temporada, com um piloto “mal amado” no pit line, mas é um piloto promissor,
embora cometendo muitos erros é rápido e tem estofo para lutar regularmente por
um pódio … a substituição do francês
pelo japonês Kamui Kobayashi poderá ser um erro magistral de Eric Bouiller se o fizer. Jenson Button, Mark Webber e Filipe Massa, um
trio obediente às ordens de equipa ou apenas, três bons pilotos que tiveram a
sua época … Jenson Button, todavia venceu em três grandes prémios mas
mostrou-se pouco motivado em circunstâncias decisivas … agora contando com um
Sergio Perez que brilhou na Malásia e em
Monza … voltará a explodir e estará na luta pelo Mundial de 2013 ? … e o
mexicano será a escolha certa … ou
teremos Martin Whitmarsh em maus lençóis …Nico Hulkenberg, voltou a
demonstrar o seu talento e só por falta de sorte não venceu no Brasil mas desde
SPA que humilhou definitivamente os pilotos da Mercedes que forneciam a motorização
da Force Índia …Nico Rosberg praticamente deixou de estar no Top 10 após SPA e
Michael Schumacher, face à pobreza de resultados só lhe restava bater em
retirada no final da época, a polé no Mónaco foi muito pouco para o campeão dos
campeões da F1 de todos os tempos. Pastor Moldonado é provavelmente o piloto
que mais erros que cometeu, de tal forma que a vitória no GP do Mónaco, foi uma
excepção, porém é dos pilotos da actual F1 que mais evolui no escalão máximo
uma vez que era um piloto mediano nas fórmulas promocionais e apenas lhe falta
demonstrar se é de facto um piloto ganhador, todavia superou com maior facilidade
o seu colega de team, Bruno Senna demonstrou que é capaz de pontuar regularmente
…mas resta saber se é esse o piloto que Frank Wiliams necessita já que o FW34 foi
um bom projecto e Mike Coughian é um projectista muito promissor. Jen Eric Vergne
foi sempre mais rápido que Daniel Ricciardo que era observado como uma estrela
em ascensão nas fórmulas de ascensão, porém o Toro Rosso STR7 esteve muito
longe de ser um chassis competitivo, para podermos afirmar claramente que o
francês é um nome a fixar …. A nível de
construtores o Red Bull RB 8 e Mclarem MP4/27 eram de longe os melhores chassis
…o Ferrari F 2012 viveu do talento de Fernando Alonso …. O Lotus
E20 revelou-se um bom projecto e ambos
os pilotos da equipa demonstraram que os pódios faziam parte da sua agenda …O
Force Índia foi o chassis que mais evolui ao longo da temporada … Os chassis de
Frank Wiliams finalmente desapontaram em 2012 aguarda-se o próximo projecto ….a Sauber pelo contrário perdeu
competitividade na parte final do campeonato …. a ausência de Peter Sauber ….e uma
nova direcção desportiva teve reflexos ?... A Mercedes exige-se … um projecto
novo, ganhador e inovador, algo que Ross Brawn sabe como fazer mas as temporadas de 2011 e
2012 é para esquecer …. A Toro Rosso
limitou-se a pontuar … e a motorização fornecida pela Ferrari não esteve
ao nível dos chassis de Maranello … ou
seja Stefano Domenicall não correu os riscos de Ross Brawn, de ver uma equipa
cliente mais forte que a sua equipa.
Sem comentários:
Enviar um comentário