domingo, dezembro 02, 2012

F1 - 2012 ....em análise ....






Sebastien Vettel e o RB8 - os campeões (in Auto Sport Live)

  Fernando Alonso lutou pelo título até ao fim ....apesar das limitações do F2012

Lewis Hamilton  - talento e rapidez que o MP4/24 condicionou em determinados Grandes Prémios


Kimi Reikkonen .... um regresso à F1 e de um marca histórica aos pódios. (in Lotus Renault)




O Mundial de F1 de 2012 fica marcado pela competitividade que segundo muitos foi um dos melhores campeonatos de sempre, de facto o título mundial ficaria decidido em Interlagos, na última prova da temporada, embora houvesse a convicção que Fernando Alonso, jamais teria condições para lutar pelo título. De resto, a frase de Brunno Senna, um, pouco antes dos treinos livres de quinta-feira, evidenciavam esta crença, já que para o piloto da Wiliams se o espanhol tivesse à disposição um Lotus ou um Sauber teria já se sagrado campeão. Na verdade é que tanto Sebastien Vettel ou Fernando Alonso, mereciam o título de 2012, se o germânico é imbatível com um chassis fiável e meramente competitivo. Fernando Alonso é simplesmente um dos pilotos mais completos da F1 actual, sabendo tirar partido de todo o potencial do seu monolugar, o mesmo se poderia dizer de Sebastien Vettel, mas Mark Webber está mais perto do líder da Red Bull do que Filipe Massa do líder da equipa de Maranello. Mas, em termos de competitividade a que distinguir um primeira parte, muito discutida com oito vencedores até ao GP da Europa. A partir de então, o equilíbrio deixou de existir, quando Mark Webber venceu em Silvestorne havia quem pensasse que finalmente o australiano não só era capaz de bater Sebastien Vettel  como estava na corrida para o título … puro engano … com excepção de Monza o germânico só não foi mais forte como finalmente conseguiu tal como tinha acontecido em 2010 e 2011, acertar definitivamente o RB 8 e  as vitórias  sucederam-se. Lewis Hamilton, uma vez mais provou que em qualificação é um dos mais rápidos pilotos da actual geração, venceu quatro grandes prémios, mas foi sem dúvida o único piloto que em circunstâncias normais foi capaz de bater em qualificação em corrida, porém o MP4 /27 revelou-se pouco competitivo em circunstâncias que podemos afirmar anormais que condicionou a possibilidade por lutar pelo título, casosdos Grandes Prémios do Barhein, Espanha, Europa ou Inglaterra. Kimi Reikkonen, voltou a demonstrar que é um piloto cheio de talento, uma mais valia para a F1 e a sua passagem pelo WRC não condicionou o seu andamento,  como aliás tinha demonstrado nos testes de Inverno, venceu e convenceu, em Abu Dhabi … mas o Lotus E20 tal como o ferrari F 2012 mostraram que poderiam, chegar ao pódio mas à vitória só de forma pontualmente. Romain Grosejan, chega ao final da temporada, com um piloto “mal amado” no pit line, mas é um piloto promissor, embora cometendo muitos erros é rápido e tem estofo para lutar regularmente por um pódio … a substituição do francês  pelo japonês Kamui Kobayashi poderá ser um erro magistral  de Eric Bouiller se o fizer.  Jenson Button, Mark Webber e Filipe Massa, um trio obediente às ordens de equipa ou apenas, três bons pilotos que tiveram a sua época … Jenson Button, todavia venceu em três grandes prémios mas mostrou-se pouco motivado em circunstâncias decisivas … agora contando com um Sergio  Perez que brilhou na Malásia e em Monza … voltará a explodir e estará na luta pelo Mundial de 2013 ? … e o mexicano será a escolha certa … ou  teremos Martin Whitmarsh em maus lençóis …Nico Hulkenberg, voltou a demonstrar o seu talento e só por falta de sorte não venceu no Brasil mas desde SPA que humilhou definitivamente os pilotos da Mercedes que forneciam a motorização da Force Índia …Nico Rosberg praticamente deixou de estar no Top 10 após SPA e Michael Schumacher, face à pobreza de resultados só lhe restava bater em retirada no final da época, a polé no Mónaco foi muito pouco para o campeão dos campeões da F1 de todos os tempos. Pastor Moldonado é provavelmente o piloto que mais erros que cometeu, de tal forma que a vitória no GP do Mónaco, foi uma excepção, porém é dos pilotos da actual F1 que mais evolui no escalão máximo uma vez que era um piloto mediano nas fórmulas promocionais e apenas lhe falta demonstrar se é de facto um piloto ganhador, todavia superou com maior facilidade o seu colega de team, Bruno Senna demonstrou que é capaz de pontuar regularmente …mas resta saber se é esse o piloto que Frank Wiliams necessita já que o FW34 foi um bom projecto e Mike Coughian é um projectista muito promissor. Jen Eric Vergne foi sempre mais rápido que Daniel Ricciardo que era observado como uma estrela em ascensão nas fórmulas de ascensão, porém o Toro Rosso STR7 esteve muito longe de ser um chassis competitivo, para podermos afirmar claramente que o francês  é um nome a fixar …. A nível de construtores o Red Bull RB 8 e Mclarem MP4/27 eram de longe os melhores chassis …o Ferrari F 2012 viveu do talento de Fernando Alonso  ….  O Lotus E20  revelou-se um bom projecto e ambos os pilotos da equipa demonstraram que os pódios faziam parte da sua agenda …O Force Índia foi o chassis que mais evolui ao longo da temporada … Os chassis de Frank Wiliams finalmente desapontaram em 2012 aguarda-se o próximo projecto  ….a Sauber pelo contrário perdeu competitividade na parte final do campeonato …. a ausência de Peter Sauber ….e uma nova direcção desportiva teve reflexos ?... A Mercedes exige-se … um projecto novo, ganhador e inovador, algo que Ross Brawn  sabe como fazer mas as temporadas de 2011 e 2012 é para esquecer ….  A Toro  Rosso  limitou-se a pontuar … e a motorização fornecida pela Ferrari não esteve ao nível dos chassis de Maranello …  ou seja Stefano Domenicall não correu os riscos de Ross Brawn, de ver uma equipa cliente mais forte que a sua equipa.         

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