Bernard Darniche venceu o Monte Carlo de 1979 com o velho Stratos HF
(foto de Morelli-Bertier)
A Écurie Chardonnet foi a base da carreira de Bernard Darniche - Rally Vinho do Porto, 1980
In O Melhor Rally do Mundo, Editado por João Anjos, p.114
Bernard Darniche um especialista de asfalto que ganhou a sua 1º prova no WRC num rally de terra em Marrocos (foto Renault Elf)
Bernard Darniche, foi outro dos grandes pilotos da primeira geração de pilotos franceses do WRC e um dos míticos pilotos da famosa equipa Alpine Renault, que venceram o primeiro mundial de rallys de 1973. O francês, natural de Canon, estreou-se com um pequeno NSU no Rally Touquet de 1964. Mas, a sua carreira internacional, inicia-se em 1970 obtendo a sua primeira vitória absoluta no Rally da Córsega, onde ganharia mais três vezes ao longo da sua carreira. No mesmo ano foi 3º em Espanha e 5º no Rally dos Alpes Austríacos, então uma prova clássica do calendário dos rallys internacionais. No Europeu de rallys nos anos de 1971 e 1972, obteve uma série de grandes resultados destacando-se as vitórias nos Alpes Austríacos e Bayonne e no Neige et Glace de 1972 e em dez provas fez sete pódios. Em 1973 é piloto oficial da marca, discutindo a vitória em Monte Carlo com Jean Clude Andruet que ganha com 26s de vantagem numa época em que as vitórias eram discutidas ao minuto. Domina parte do rally de Portugal onde pela primeira vez liderou um rally do WRC e venceu nos Alpes Austríacos. No final do ano a marca retira-se e Bernard Darniche participa no Rally Press Regardless nos Estados Unidos em 1974 com um Renault 12 Gordini vence o Grupo 2 e é o único piloto, que não tripula um grupo 4. O grupo FIAT já lançara o Stratos HF mas a Bernard Darniche foi entregue um Fiat Abarth 124 Spider para a Córsega mas o diferencial o afasta da prova. No mesmo ano é 2º na Volta França com um Ligier JS2 numa prova que era um misto de provas de velocidade e de rallys. Em 1975 vence as provas mais importantes do calendário francês de rally a Córsega e a Volta França, com o Lancia Stratos HF e 2º com Neige et Galce, com um Fiat X 1/9 que a Fiat esperava comercializar na versão cliente para os rallys internacionais. Em 1976, inicia a sua colaboração com a Ecurie Chardonnet tendo como chassis o sempre Lancia Stratos HF sagrando-se campeão francês e europeu de rallys com uma série de vitórias nos rallys: Lyon-Charbonniéres, Quatro Regione, Antibes, San Marino e Sachs e participa em duas provas do WRC: 3º Monte Carlo e 2º na Córsega, numa prova que perdeu a vitória por 17 s ou por outra, cedeu a sua posição ao piloto oficial da Lancia, Sandro Munari. Em 1977 volta a ganhar o Europeu de Rallys e ganha as oito provas em que participou: Sicília, Elba, Firestone, Critério Alpino, Lucien Bianchi, Quatro Regiões, Ypres, Polónia e Volta a França. A Écurie Chardonnet inscreve o HF nas duas provas de asfalto do WRC, no Monte Carlo foi vítima de um acidente de trânsito, mas na Córsega obtém a sua segunda vitória no WRC. Em 1978, o seu programa da equipa limita-se ao campeonato francês numa época em que o Stratos HF estava no fim da sua carreira. Darniche vence as oito provas do nacional e é campeão nacional, o grupo Fiat, cede um 131 Abarth para as provas de asfalto do Mundial de rallys foi 5º Monte Carlo e vence pela terceira vez na Córsega. No ano seguinte, o seu programa não contempla nenhum campeonato mas o francês domina as principais provas de asfalto do WRC com o velho Stratos HF vencendo finalmente em Monte Carlo e uma vez mais na Córsega. Obtendo mais uma vitória na Volta à França. A década de 1980 iniciava-se, com o Fiat 131 Abarth, o Ford Escort RS1800, o Opel Adcona 400 ou Talbot Lotus, como os chassis a bater mas o velho Startos HF não tinha definitivamente acabado ( ….) em 1980 é 2º no Monte Carlo, numa prova em que Walter Rohrl dominou a prova monegasca numa época em que o Fiat 131 Abarth era a máquina a bater e vencia a sua última Volta à França. Apesar de Bernard Darniche ainda correr em provas nacionais até 1987 o seu último ano ao mais alto nível ocorre em 1981 com Stratos HF a vencer a Córsega num chassis que há sete anos corria no WRC. Bernard Darncihe esteve presente em 38 provas do WRC, venceu sete e fez onze pódios. Foi sem dúvida um dos pilotos mais rápidos em asfalto e um quebra cabeças para as equipas de fábrica do Grupo FIAT, uma vez que o Stratos da Chardonnet era quase imbatível em Monte Carlo mas sobretudo na Córsega. Para a história do WRC fica sem dúvida a recordação do único piloto privado que lutava de igual para igual, com os pilotos de fábrica e só a sua longa, saudável e honrada, ligação com o Écurie Chardonnet o afastou dos grandes palcos do WRC, todavia o francês era um apaixonado pelo asfalto, embora a sua rapidez na terra era incontestável como demonstrou no Rally Vinho do Porto de 1978 …. Quem não se lembra.
Sem comentários:
Enviar um comentário