sexta-feira, março 30, 2012

Miko Hirvonen lidera numa manhã infernal....




Jari Matti Latvala uma vez mais fora do Rally de Portugal por despiste ...
(in Autocross Extremadura)




Daniel Sordo está andar a 100%  ...sem ambições quanto à vitória ...testa intensivamente as novas evoluções (in RALLY-MANIA.CS) 



Miko Hirvonen a vitória depende exclusivamente do seu desempenho... (TIMO ANIS in Ewrc.ZC) 



Mats Ostberg  pressionado por Evegeny Novikov continua na liderança dos Fords semi-privados.
(in RALLY-MANIA .Cs)



Imagens de demolidora etapa de hoje


Uma secção devastadora, marcou a primeira secção do Rally de Portugal, justificando a preocupação dos concorrentes, que após a última passagem em Ourique 2 no primeiro dia de prova, onde a chuva se fez sentir com alguma intensidade, mostravam-se um pouco apreensivos do que podiam encontrar no dia de hoje. Na verdade, a primeira passagem seria marcada por chuva e intensa, onde apenas os primeiros concorrentes a entrar na especial beneficiaram do estado lamacento que caracterizava os pisos das mesmas e se não bastasse o nevoeiro era outro adversário para a caravana do rally. Mas se Dani Sordo cilindrava a concorrência, os pilotos da frente estavam desde logo fora do top five ou nos casos de Ott Tanak, Thierry Neuville e Jari Mari Latvala fora de prova. O finlandês da Ford estava estupefacto com o seu acidente .... embora admitisse que o nevoeiro não permitia grande visibilidade do troço, o seu toque deveu-se a uma rocha que não estava assinalada no road book.  O ambiente era tenso e a perspectiva, de um cenário semelhante era evidente ... Rui Madeira na abertura da SS6 Alcadarias  assinalava o nevoeiro como o principal obstáculo à passagem dos concorrentes, o ex-campeão nacional, informava que a visibilidade era reduzida e que apenas tinha encontrado 2 ou 3Km sem nevoeiro, salientando que o troço estava ainda seco em grande parte da sua extensão. Desportivamente tudo na mesma com Daniel Sordo, imparável e em parte demonstrando que as novas evoluções do MINI WRC estão no caminho certo … mas as más notícias, chegavam com o despiste de Petter Solberg que no final de Tavira 1, estava isolado com 25.1s de vantagem sobre Miko Hirvonen, mas o norueguês não evitou uma saída estada,  ficando preso numa vala, sendo mesmo anunciada a sua desistência, todavia voltaria ao rally mas perdendo muito tempo. Armindo Araújo era 3º na especial mas perdendo mais de um minuto para Daniel Sordo e 46s, para Martin Protok que deu-se muito bem com o temporal desta manhã. No final da SS, para muitos o Rally estava decidido com Miko Hirvonen a liderar com cerca de 31.4s sobre Mats Ostberg, o finlandês do DS3 apenas diria que tinha terminado uma das classificativas mais difíceis da sua carreira. Na Mini, Dani Sordo, continuava muito satisfeito com o comportamento do carro e Armindo Araújo, afirmava que não podia ser mais rápido porque a sua máquina não estava com as configurações mais adequadas. A caminho de São Brás de Aportel, o brasileiro Daniel Oliveira que vinha a fazer uma prova interessante despistou-se numa ligação ...!!! .... e o seu abandono foi anunciado mas o piloto acabou por continuar …  os Minis acabavam a Etapa da melhor forma, com Dani a vencer a terceira especial em S.Brás de Aportel e continuando a sua recuperação sendo já 18º posição da geral, Armindo Araújo a rubricar mais um tempo nos Top (5º)  e a colocar -se na 13º  e Patrick Sandell sem errar e com andamento regular à espreita de um lugar no pódio. No final da sessão o ambiente era muito carregado na Ford WRT, Christian Loriaux, afirmava que a Ford perdeu uma chance única de assumir a liderança no mundial e depois da saída de J.M.Latvala ter abandonado a prova o dever de Petter Solberg era fazer a gestão da sua vantagem e trazer o Fiesta RS para o Algarve …  mas a verdade é que  todos os concorrentes lamentavam o estado infernal dos troços, a água, a lama e as condições adversas, acabaram por levar a direcção do rally a tomar uma decisão que nenhuma organização aceita tomar … a anulação da segunda secção por motivos de segurança.              

Top Five
PEC4 - 1ºSordo; 2ºProtok; 3ºSolberg; 4ºNovikov e 5ºOstberg.
PEC5 - 1º Sordo; 2ºProtok; 3ºAraújo; 4ºOstberg e 5ºHirvonen.
PEC6 – 1ºSordo, 2ºNovikov; ºHirvonen; 4ºOstberg e 5ºAraújo.
        
 Classificação Geral -Top 10.
1
Mikko HIRVONEN-DS 3 WRC
1:06:16.1
+0.0
2
Mads ØSTBERG-Fiesta RS WRC
1:06:47.5
+31.4
3
Evgeny NOVIKOV-Fiesta RS WRC
1:07:04.5
+48.4
4
Patrik SANDELL-MINI John Cooper
1:08:48.7
+2:32.6
5
Nasser AL ATTIYAH-DS3 WRC
1:09:17.4
+3:01.3
6
Peter VAN MERKSTEIJN (JR)-DS3 WRC
1:09:22.7
+3:06.6
7
Martin PROKOP-Fiesta RS WRC
1:09:23.0
+3:06.9
8
Petter SOLBERG-Fiesta RS WRC
1:09:25.9
+3:09.8
9
Dennis KUIPERS-Fiesta RS WRC
1:09:45.4
+3:29.3
10
Jari KETOMAA-Fiesta RS WRC
1:10:40.2
+4:24.1

Sem comentários: