sábado, março 03, 2012

Ricard Burns ... um campeão ...vencido pelo destino....

 Na estreia do Mitsubhishi Carisma GT na Nova Zelândia (1997/4º) - (foto de Martin Holmes). 

 Richard Burns imparável no Safari de 2000... uma maratona que o britânico gostava particularmente... (Foto de Teleimagem S.A.)

A passagem para os 206 WRC não foi muito feliz ...Suécia 2002 (4º)
(Foto de Pieter)

Na sua última temporada do WRC na partida para o Rally da Acrópele de 2003 (4º)
(foto de Nikos)


Tribute a Richard Burns - Marcou 104 presenças em provas do WRC, 10 vitórias e 34 pódios. 

Richard Burns chega aos automóveis na última década de 1990, quando ao serviço de David Wiliams, se estreia com um Peugeot 295 GTI, ganhando a série promovida pelo importador local. No ano seguinte, estreia-se no Open Britânico é 6º e como resultado de uma ascensão meteórica ganha  o Mintex National outro campeonato  britânico com um Suburu Legacy batendo -se com os MG Metro 6R4 de Grupo B. Mas, regressa em 1993  integrado na equipa Provide para ganhar o Open à frente do futuro manager da Ford Malcon Wilson e marca os primeiros pontos no RAC (7º) .  Em 1994 e 1995, surge a oportunidade da Provide correr no WRC, já com o Impreza daa Provide baptizado de 555, com cada participações nas duas temporadas em provas de terra e duras, como o Safari onde foi 5º que repete na Austrália. Em 1995, foi 7º no Vinho do Porto e faz o primeiro pódio no Rac (3ª).  Em 1996 estreia -se na Mitsubishi com o Lancer Ev0. III,  já a meio do campeonato e obtém a 1ºvitoria na Nova Zelândia, depois de um 4º na Indonésia e m 5º na Austrália, em quatro provas ao serviço da marca nipónica. Em 1997 termina em 7º no WRC e em seis rallys foi 4º em cinco e 2º no Safari, no ano seguinte  ganha a dura prova africana  e obtém e é 6º no WRC, mas a equipa estava então voltada para a estrela da marca Tommy Makkinen. Ao regresso à Suburu era o desafio, Colin McRae estava de saída para a Ford e o seu novo companheiro da equipa Jukka kankkunen que chegava também à equipa era para muitos considerado o líder, mas a partir da Argentina, o britânico impô-se na equipa, venceu na Grécia, na Austrália e conseguiu o sonho de vencer no RAC, no final o vice-campeonato e seis pódios. Em 2000, chega a liderar o campeonato, vence na Suécia, no Safari, na Argentina e no RAC e esteve à beira de ganhar na Catalunha, mas no final é novamente vice-campeão. Em 2001, curiosamente só ganhou na Nova Zelândia e chega ao final do campeonato em luta pelo título, que conquistou com todo o mérito. Aos 30 anos com uma carreira pela frente está caminho da Peugeot era o tempo do 206 WRC,  os pódios não faltaram, mas o jovem britânico não voltou a ganhar, foi 4º em 2002 e 2003. Mas no final da época, chegava a má notícia em vésperas do RAC, Richard Burns estava enfermo de uma doença incurável o seu  último desafio  que acabou por perder .                                                                                                                                                             

Sem comentários: