quinta-feira, março 29, 2012

A Ford dominou a etapa nocturna do Rally de Portugal.....





Jari Matti Latvala lidera sem correr riscos ... ( foto de Timo Anis EWRC)


Petter Solberg voou em Lisboa e liderou a ofensiva da Ford até meio da etapa (foto de Timo Anis).


Sebastian Loeb despistou-se a meio da SS de Santa Clara e está fora de prova. (in Rally Sport Fr)


A primeira etapa do Rally Portugal  Vodafone,  foi marcada pelo domínio dos Fords, se a especial de Lisboa com os seus 3.27 Km não passou de uma simpática apresentação das máquinas aos apaixonados pelo WRC ...as primeiras especiais disputadas na noite de hoje, mereciam alguma preocupação por vários pilotos relativamente ao estado das mesmas. Já que a ameaça de chuva que se fazia sentir no Algarve acabou por cair nos pisos das especiais do Baixo Alentejo … um problema, uma vez que tornariam as especiais demasiado escorregadias. Porém, a chuva acabou por não fazer companhia, à caravana do rally e na SS de Gomes Aires, Petter Solberg era o mais rápido seguido do seu companheiro, ganhando a primeira “batalha” aos DS3. Mas, esta classificativa seria desastrosa para os Minis, primeiro com Armindo Araújo, que errando uma nota, despistou-se caindo numa vala e perdendo cerca de 5 minutos, de seguida era a vez de Daniel Sordo,  vítima de problemas eléctricos sendo obrigado a abandonar. Em Santa Clara, era a vez de Jari Matti Latvala e Miko Hirvonen, era o melhor da Citroen, que perdia Sebastian Loeb que já não passava ao Km7, o campeão do mundo, acabava fora da estrada, porém admitia-se o seu regresso ao super rally, mas o DS3 não voltará a estrada segundo a equipa no final da etapa. A última SS da etapa de hoje, em Ourique já seria corrida sob chuva intensa para alguns pilotos e Ott Tanak surpreendia os pilotos oficias da Ford ao mesmo tempo que Thierry Neuville fazia o 3º tempo afirmando que “ não foi fácil encontrar o ritmo”  por outro lado Miko Hirvonen, que foi o único dos pilotos oficiais que acompanhou o desempenho do estónio afirmava que a prova “ só começa amanhã”.   Mads Ostberg perdeu mais tempo do que é habitual mas furou logo no início e não se sentiu muito bem na chuva que caiu no final da etapa, o norueguês afirmava que parecia que estava a rodar no gelo devido à lama que a forte chuvada tinha provocado nesta última especial. Entre os nacionais, Pedro Meireles é o melhor nacional na 20º enquanto que Armindo Araújo encontra-se na 27º apesar de ter feito tempos no Top 10 (10º) após o incidente de Gomes Aires.

Posições nas Especiais (Top 5):
PEC1-  1ºP.Solberg; 2ºS.Loeb; 3ºJ.M.Latvala; 4ºM.Hirvonen e 5º O.Tanak.
PEC2 - 1ºP.Solberg; 2ºJ.M.Latvala; 3ºS.Loeb; 4ºM.Hirvonen e 5ºO.Tanak.
PEC3 - 1º J.M.Latvala; 2ºP.Solberg; 3ºM.Hirvonen; 4ºO.Tanak e 5ºT.Neuville
PEC4 - 1ºO.Tanak; 2ºM.Hirvonen; 3ºT.Neuville; 4ºJ.M.Latvala e 5ºP.Solberg. 



Classificação Geral
 1.  Jari-Matti Latvala  Ford             25m04.6s
 2.  Petter Solberg      Ford               + 2.6s
 3.  Mikko Hirvonen      Citroen            + 5.0s
 4.  Ott Tanak           M-Sport Ford      + 15.7s
 5.  Thierry Neuville    Citroen Junior    + 34.0s
 6.  Mads Ostberg        Adapta Ford       + 53.3s
 7.  Evgeny Novikov      M-Sport Ford    + 1m02.9s
 8.  Jari Ketomaa        Autotek Ford    + 1m15.0s
 9.  Hayden Paddon       ASM Skoda       + 1m39.6s
10.  Dennis Kuipers      M-Sport Ford    + 1m47.1s

Sem comentários: