Kimi Reikkonen ...venceu à vontade com base na estratégia (in lotus F1)
Fernando Alonso excelente resultado em Albert Park ( in Ferrari F1)
Sebastien Vettel surpreendeu nos treinos mas não confirmou em corrida /(in Red Bull)
Grelha de Partida
Kimi Reikkonen vence e convence na primeira prova do Mundial
de F1 disputada esta madrugada em Albert Park - Austrália, numa prova em que os
Lotus, Ferrari e Red Bull, mostraram capacidade para vencer a primeira prova da
temporada. O finlandês que adoptou uma estratégia de duas paradas, encontrou a
fórmula mágica para se impor a Fernando Alonso, numa prova em que os F1 de
Maranello estiveram num bom plano ao longo da prova. De resto, Kimi Reikkonen
foi o piloto da frente que melhor soube tirar partido dos pneumáticos evitando
o seu desgaste prematuro, poupando-as em diversos momentos da corrida e foi por
essa mesma razão que sensivelmente a meio da prova destacou-se dos seus
principais rivais que acabariam por fazer a terceira paragem. Fernando Alonso partindo
da 3º linha (5º) á frente de Kimi Reikkonen (7º), acabou por ser vítima da posição
obtida em qualificação e durante uma parte da corrida secundou o seu
companheiro da equipa, mas o seu adversário em Albert Park foi sem dúvida
Sebastien Vettel, que dominando a qualificação, nada previa que fosse batido pelo F 138. O espanhol no final do Grand
Prix, comentou a seu desempenho afirmando que a sua prova inicialmente, foi
condicionada pelo trio Vettel, Massa e Sutil, mas a primeira impressão que
regista da primeira prova do mundial é que o F 138, surge muito competitivo no
início do Mundial de 2013. Sebastien
Vettel acabou no pódio, mostrando que as potencialidades do RB9 durante a
qualificação não se confirmaram em corrida, a forma agressiva como Sebastian
Vettel rodou durante a primeira parte da prova, acabou por ter consequências no
desgaste dos pneumáticos, todavia a prova dos Red Bull acaba por ser
decepcionante pois é o próprio Sebastien Vettel que afirmou que num dado momento
deixou de ter ritmo para acompanhar Kimi
Reikkonen e Fernando Alonso quando o ultrapassou a vulnerabilidade do RB 9 a
nível de pneus era já evidente. Para Mark Webber que ocupara a primeira linha,
perdeu-se do grupo da frente logo na parte inicial da prova e a telemetria seleccionada
para a corrida não foi a ideal. O piloto australiano queixou-se também do funcionamento
do KERS que deixou de fazer parte das potencialidades técnicas do RB 9, logo no
início da prova. Lewis Hamilton estreou-se da melhor maneira com o W04, 3º na
qualificação e 5º na corrida, foi apenas
foi condicionado pela troca de pneus uma vez que, o inglês foi obrigado a parar
e a romper com a estratégia de duas paragens que o afastou do pódio. Menos
sorte acabou por Nico Rosberg com problemas de eléctricos ( de bateria) a
partir da 27ª volta. Destacar o papel da Force India ,
que conseguiu dois carros no Top10
com um magnífico sétimo e oitavo, ao contrário, a decepção , foi o
novo MP4/ 28, a Mclaren que teoricamente
não é um chassis mal nascido como demonstrou nos testes de Inverno, mas a falta
de rendimento dos Mclaren´s foi evidente e a 9º posição, de Jenson Button foi de facto
muito modesto para quem já tinha vencido três na Austrália. A Toro Rosso ficou muito perto dos pontos e
Williams e Sauber acabaram por ter um
fraco desempenho longe da pontos. Marussia e Caterham continuam na cauda da pelotão, apesar de um
melhor desempenho da equipa Marussia.
Albert Park, na Austrália;
58 voltas; 307,574 Tempo: Nublado.
Cklassificação Final: 1. Kimi Raikkonen /Lotus-Renault E21/
1h30m03.225s; 2. Fernando Alonso /Ferrari F 138 + 12.451s ; 3. Sebastian Vettel/ Red Bull-Renault
RB 9 + 22.346s ; 4. Felipe Massa /Ferrari F 138 + 33.577s; 5. Lewis Hamilton/
Mercedes W04 + 45.561s; 6. Mark Webber /Red Bull-Renault RB9 + 46.800s; 7. Adrian Sutil/ Force
India-Mercedes VJM06/ 1m05.068s + ;8. Paul di Resta/ Force India-Mercedes VJ
M06/ 1m08.449s + ;9. Jenson Button da McLaren/Mercedes MP 4/9 1m21.630s +;10.
Romain Grosjean/ Lotus-Renault E21/
1m22.759s +;11. Sergio Perez McLaren-Mercedes MP 4/29 1m23.367s +;12. Jean-Eric
Vergne /Toro Rosso-Ferrari/ST R8- 1m23.857s +;13. Esteban Gutierrez /Sauber-Ferrari
C32 + 1 volta;14. Valtteri Bottas /Williams-Renault FW35 +
1 volta;15. Jules Bianchi /Marussia
MR2-Cosworth + 1 volta;16. Charles Pic Caterham-Renault/CT 103 + 2 voltas;17.
Max Chilton/ Marussia MR2-Cosworth + 2 voltas;18. Giedo van der Garde/
Caterham-Renault(/CT 103 + 2 voltas
Sem comentários:
Enviar um comentário