domingo, setembro 30, 2012

Bernard Beguin o penta campeão francês que não teve oportunidade no WRC ....



Bernard Beguin tornou-se uma referência internacional com 911SC ( foto Claude Saulnier)


Na Córsega com o 911 SCRS (1985) obteve o seu segundo pódio no WRC (foto de Claude Saulnier)


  Com o BMW M3 vence na Córsega em 1987 surpreendendo a Lancia que então dominava o WRC
(foto de Martin Holmes)


Bernard Beguin com BMW M1 no Nacional de Rallys  de França


Bernard Beguin, natural de Grenoble foi um dos pilotos franceses mais rápidos e ganhadores da década de 1990, sendo campeão nacional em 1991, 1992 e 1993, depois de já ter conquistado o seu primeiro título francês em 1979. Estreou-se no seu nacional de rallys em 1973 e em 1974 estreou-se no WRC na Córsega com um Alfa Romeo Alfetta mas marcaria os seu primeiro pontos no Monte Carlo de 1976, 10º com Alfa Romeo GTV 2000. Em 1977 pela primeira vez dispõe de “montadas competitivas” e corre as provas francesas do WRC , não terminando o Monte Carlo vítima de incêndio  no seu Porsche Carrera RS e parte o motor na Córsega com um Alpine Renault A 310.  Torna-se fiel ao 911 mas não tem sucesso no Monte Carlo 1968 e de 1980, desistindo respectivamente com a caixa de velocidades partida e com um acidente numa temporada em que discute o título do Europeu  de Rallys onde foi segundo.  Em 1982 finalmente o seu primeiro pódio na Córsega (3º) com o 911SC que repete com o mesmo modelo em 1985. Com o fim dos grupo B  e com a nova regulamentação em 1987, o francês obtém a sua primeira vitória no WRC na Córsega com um BMW M3  e na temporada seguinte é 7º mas lutou pela vitória sendo vítima na última etapa de um problema de caixa de velocidades e de um despiste que o afastou definitivamente dos lugares do pódio. Em 1989 voltou a brilhar  foi  5º na luta contra os Lancias de fábrica mas foi incapaz de andar ao nível do seu companheiro de equipa que colocou o M3 da Rothmas na 2ª posição e bateu o record de vitórias em especiais, a partir de então deixou de ser um protagonista na Córsega nas provas do WRC mas no nacional de rallys  tornou-se imbatível e na Córsega de 1993 ainda andou nos lugares da frente numa altura em que era o decano dos pilotos franceses de rallys  e fazia a sua última das  vinte temporadas realizadas no nacional rallys de França onde se tornou uma referência na sua história … Bernard Beguin foi outro dos grandes especialistas de asfalto na transição para os anos noventa que não teve a oportunidade de ter um volante de fábrica apesar da passagem pela BMW em 1987 e 1988, mas com um programa restrito para o WRC . Uma vitória e três pódios marcam a sua passagem no WRC no qual participou apenas em 16 provas 

Sem comentários: