Bernard Beguin tornou-se uma referência internacional com 911SC ( foto Claude Saulnier)
Na Córsega com o 911 SCRS (1985) obteve o seu segundo pódio no WRC (foto de Claude Saulnier)
Com o BMW M3 vence na Córsega em 1987 surpreendendo a Lancia que então dominava o WRC
(foto de Martin Holmes)
Bernard Beguin com BMW M1 no Nacional de Rallys de França
Bernard Beguin, natural de
Grenoble foi um dos pilotos franceses mais rápidos e ganhadores da década de
1990, sendo campeão nacional em 1991, 1992 e 1993, depois de já ter conquistado
o seu primeiro título francês em 1979. Estreou-se no seu nacional de rallys em
1973 e em 1974 estreou-se no WRC na Córsega com um Alfa Romeo Alfetta mas
marcaria os seu primeiro pontos no Monte Carlo de 1976, 10º com Alfa Romeo GTV
2000. Em 1977 pela primeira vez dispõe de “montadas competitivas” e corre as
provas francesas do WRC , não terminando o Monte Carlo vítima de incêndio no seu Porsche Carrera RS e parte o motor na
Córsega com um Alpine Renault A 310. Torna-se fiel ao 911 mas não tem sucesso no
Monte Carlo 1968 e de 1980, desistindo respectivamente com a caixa de velocidades
partida e com um acidente numa temporada em que discute o título do
Europeu de Rallys onde foi segundo. Em 1982 finalmente o seu primeiro pódio na
Córsega (3º) com o 911SC que repete com o mesmo modelo em 1985. Com o fim dos
grupo B e com a nova regulamentação em
1987, o francês obtém a sua primeira vitória no WRC na Córsega com um BMW M3 e na temporada seguinte é 7º mas lutou pela
vitória sendo vítima na última etapa de um problema de caixa de velocidades e
de um despiste que o afastou definitivamente dos lugares do pódio. Em 1989
voltou a brilhar foi 5º na luta contra os Lancias de fábrica mas
foi incapaz de andar ao nível do seu companheiro de equipa que colocou o M3 da
Rothmas na 2ª posição e bateu o record de vitórias em especiais, a partir de
então deixou de ser um protagonista na Córsega nas provas do WRC mas no
nacional de rallys tornou-se imbatível e
na Córsega de 1993 ainda andou nos lugares da frente numa altura em que era o
decano dos pilotos franceses de rallys e
fazia a sua última das vinte temporadas
realizadas no nacional rallys de França onde se tornou uma referência na sua
história … Bernard Beguin foi outro dos grandes especialistas de asfalto na
transição para os anos noventa que não teve a oportunidade de ter um volante de
fábrica apesar da passagem pela BMW em 1987 e 1988, mas com um programa
restrito para o WRC . Uma vitória e três pódios marcam a sua passagem no WRC no
qual participou apenas em 16 provas
Sem comentários:
Enviar um comentário