Timo Salonen a caminho da vitória na Costa do Marfim (1981) - fhoto de H.W.Bishop
A última vitória com o Mazda 323 4WD de Grupo A
O 205 Turbo 16 confirmou as suas potencialidades de Campeão ...
Timo Salonen foi outro dos
finlandeses voadores que animaram o Mundial de Rallys na década de 1980,
iniciou a sua carreira em 1970 com um Datsun 1600SSS estreando-se no WRC em
1974 com um Mazda 1300 nos 1000 Lagos (22º) . Em 1975 e 1976, faz o 1000 Lagos
com um Datsun Violet de fábrica é 6º em ambas edições. Com a Fiat tem o seu
programa de três provas para o Mundial de 1977 e 1978, em 1977 foi 2º nos 1000
Lagos e ganha no Canadá e em 1978 volta a ser 2º nos 1000 Lagos, num programa
igualmente de três provas. Apesar do talento demonstrado a Fiat conta com vasto
plantel de pilotos e em 1979 a opção é a de piloto da Nissan com o 160 J é 2º
na Grécia e no Canadá em provas que 160 J se mostra à vontade. Foi 5º nos 1000
Lagos e 3º no RAC, no final da temporada é 4º . Em 1980 a Nissan amplia o seu
programa para oito provas, o finlandês sai da estrada quatro vezes, mas vence
na Nova Zelândia e foi 2º na Acrópele, termina em 7º no Mundial. Para 1981 a
Nissan apresenta o Violet GT sucedendo-se várias desistências, mas o pouco
ligeiro Violet revela-se resistente em provas duras é 4º no Safai e vence na
Costa do Marfim, no final da temporada é 6º. Em 1982, os problemas sucedem-se e
foi 4º na Nova Zelândia e 1000 Lagos. Nas temporadas de 1983 e 1984, a Nissan
apresenta o 240 RS, mais um chassis grande e pesado, foi 2º na Nova Zelândia em
1983 mas era um carro pouco competitivo. A esperança de uma oportunidade de
discutir vitórias surge com a Peugeot em 1985 faz oito pódios e cinco vitórias,
no final do ano o título de campeão do mundo. Para 1986 a época começa mal
depois do 2º em Monte Carlo seguem-se uma sucessão de desistências e duas
vitórias nos 1000 Lagos e no RAC no final 3º no Mundial. Com o fim dos grupo B,
Timo Salonen volta a conduzir para um construtor nipónico, a Mazda e leva o 323
4WD à vitória na Suécia em 1987 e em 1988 obtém como melhor resultado o 2º no
Rac e é 5º no Mundial. E o velho 323 4WD termina em 2º nos 1000 Lagos em 1989.A
suas últimas participações no Mundial ocorrem em Monte Carlo (6º) e Portugal
(5º) com um Mitsubhish Galant V4-4E em 1992. Timo Salonen foi um dos pilotos
mais rápidos da sua geração, porém condicionado pelos pouco competitivos
chassis da Nissan que só desapontavam nas grandes maratonas depois foi o fim
dos grupo A, quando se afirmava com o 205 Turbo 16 um dos melhores pilotos de
Grupo B.
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