quinta-feira, maio 30, 2013

Timo Salonen ... foi campeão que lhe deram a primeira oportunidade ....


Timo Salonen a caminho da vitória na Costa do Marfim (1981) - fhoto de H.W.Bishop 


A última vitória com o Mazda 323 4WD de Grupo A


O 205 Turbo 16 confirmou as suas potencialidades de Campeão ...



Timo Salonen foi outro dos finlandeses voadores que animaram o Mundial de Rallys na década de 1980, iniciou a sua carreira em 1970 com um Datsun 1600SSS estreando-se no WRC em 1974 com um Mazda 1300 nos 1000 Lagos (22º) . Em 1975 e 1976, faz o 1000 Lagos com um Datsun Violet de fábrica é 6º em ambas edições. Com a Fiat tem o seu programa de três provas para o Mundial de 1977 e 1978, em 1977 foi 2º nos 1000 Lagos e ganha no Canadá e em 1978 volta a ser 2º nos 1000 Lagos, num programa igualmente de três provas. Apesar do talento demonstrado a Fiat conta com vasto plantel de pilotos e em 1979 a opção é a de piloto da Nissan com o 160 J é 2º na Grécia e no Canadá em provas que 160 J se mostra à vontade. Foi 5º nos 1000 Lagos e 3º no RAC, no final da temporada é 4º . Em 1980 a Nissan amplia o seu programa para oito provas, o finlandês sai da estrada quatro vezes, mas vence na Nova Zelândia e foi 2º na Acrópele, termina em 7º no Mundial. Para 1981 a Nissan apresenta o Violet GT sucedendo-se várias desistências, mas o pouco ligeiro Violet revela-se resistente em provas duras é 4º no Safai e vence na Costa do Marfim, no final da temporada é 6º. Em 1982, os problemas sucedem-se e foi 4º na Nova Zelândia e 1000 Lagos. Nas temporadas de 1983 e 1984, a Nissan apresenta o 240 RS, mais um chassis grande e pesado, foi 2º na Nova Zelândia em 1983 mas era um carro pouco competitivo. A esperança de uma oportunidade de discutir vitórias surge com a Peugeot em 1985 faz oito pódios e cinco vitórias, no final do ano o título de campeão do mundo. Para 1986 a época começa mal depois do 2º em Monte Carlo seguem-se uma sucessão de desistências e duas vitórias nos 1000 Lagos e no RAC no final 3º no Mundial. Com o fim dos grupo B, Timo Salonen volta a conduzir para um construtor nipónico, a Mazda e leva o 323 4WD à vitória na Suécia em 1987 e em 1988 obtém como melhor resultado o 2º no Rac e é 5º no Mundial. E o velho 323 4WD termina em 2º nos 1000 Lagos em 1989.A suas últimas participações no Mundial ocorrem em Monte Carlo (6º) e Portugal (5º) com um Mitsubhish Galant V4-4E em 1992. Timo Salonen foi um dos pilotos mais rápidos da sua geração, porém condicionado pelos pouco competitivos chassis da Nissan que só desapontavam nas grandes maratonas depois foi o fim dos grupo A, quando se afirmava com o 205 Turbo 16 um dos melhores pilotos de Grupo B.           

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