domingo, novembro 15, 2009

1996 - Danon Hill o Campeão da perisistência



O ano de 1996, ficou marcado pela vitória de Danon Hill um campeão cujo título foi sem dúvida merecido não tanto pelo talento mas pela persistência que manteve nas temporadas anteriores e o mérito de chegar ao título com um dos melhores carros do pelotão o Wiliams FW18. A história da F1 está cheia de pilotos talentosos que tendo o melhor carro da sua época nâoo chegaram ao título. A Austrália abria as hostilidades e Danon Hill chegava à vitória com algo dificuldade uma vez que Jackes Villenueve que se estreva na F1 esteve muito perto da vitória na sua corrida de estreia. O piloto canadiano diria no final da prova “Estou satisfeito mas sei que tenho que aprender”. No Brasil, Danon Hill obtém nova vitória e Schumacher(3º) apesar da falta de competitividade do Ferrari F310 , obtém o primeiro pódio. Jean Alesi (Benetton B196) tem subiu ao pódio (2º) após uma prova desastrosa em Melbourne. Em Buenos Aires, Hill continua a vencer, Villenueve contribui para a dobradinha da Wiliams e o brasileiro também estreante em 1996, Tarso Marques coloca-se num posição apreciável no grid e Giancarlo Minardi, elogia essa prestação afirmando que “ Tarso é o jovem com mais potencialidades na F1” . Mas na corrida o destaque vai para Jos Verstappen (Footwork FA17) que coloca o seu pouco competitivo monolugar num lugar pontuável (6º). No Nurburgring corre-se o GP da Europa vence Jackes Villenueve por 0.76 a Schumacher e David Coulthard (Mclarem MP 4-11) obtém o primeiro pódio para o tem inglês que continuava longe das performances dos tempos de Prost e Senna. Danon Hill (4º) não estava nada preocupado com a sua prestação “A única coisa em que estou interessado é o campeonato”. Em San Marino, Coulthard lidera durante vinte voltas antes de abandonar, mas Gerard Berger é (3º) mostrando que o MP4-11 está emplena evolução. Hill vence numa corrida em que a estratégia de box foi determinante. Mas o Tyrrel 024 de Mika Salo, surgiu nos lugares da frente mas a mecânica não aguentou, o finlandês diria: “O carro estava óptimo quando o motor quebrou. Podia ter ido ao pódio”. No Mónaco uma corrida atípica e um vencedor surpreendente para uma corrida anormal com quatro F1 na linha de chegada: Olivier Panis num Ligier JS43, no comentário à prova Nelson Piquet diria: “Correr no Mónaco é como andar de moto num apartamento”. Na Catalunha, Michael Schumacher obtém a sua primeira vitória com a marca do cavalinho rompante perante uma pista molhada que permitia um melhor equilíbrio das forças em presença. Harald H.Fretzen (Sauber C15), obtém uma excelente posição (4º) que demonstra um maior equilíbrio do seu bólide já que o bom resultado (4º) no Mónaco fora obra do acaso. Todavia o vencedor da prova não estava confiante apesar do sucesso doF310: “Dei 100%de mim, mas o carro ainda não é competitivo No Canadá os Wiliams voltam a mostrar a sua competitividade e Hill vence perante o novo herói local Jackes Villenueve e Schumacher mostra o seu desapontamento: Acho que o campeonato está decidido. Este é nitidamente o ano de Hill.”Antes do GP da França a Renault anuncia o seu abandono da F1 após 261 GP, obtendo 116 poles, 80 vitórias, 86 melhores voltas e quatro títulos mundiais de construtores, Wiliams (1992,1993 e 1994) e Benetton (1995). Em Mangy Cours, as posições no circuito de Gilles Villenueve, inverteram-se e Jackes Villenueve vence mas Jean Alesi junta mais um pódio na mesma posição ocupada no Canadá (3º). Em Silvestorne a vedeta é Mika Hakkinen que chega ao pódio e Jackes Villenueve obtém mais uma vitória numa corrida sem história e monótona. Na Alemanha, um pódio normal em1996, Danon Hill(1º); Jackes Villenueve (2º) e Jean Alesi (3º). Mas o herói da corrida seria Berger que a três voltas do fim rodava para a vitória quando o motor quebrou, o austríaco diria sobre esse momento difícil: “Quando vi o Alesi parar para me dar boleia, quase comecei a chorar”. No dia 1 de Setembro Frank Wiliams anunciava que “Danon Hil não faz parte dos planos da Rothmans Wiliams Renault para 1997, quando o piloto ainda estava lançado na corrida para o título. Na Hungria Jackes Villenueve vence sob pressão de Danon Hill mas na Wiliams é dia de festa comemora-se mais um título. Em Spa, Schumacher aproveita a confusão na box da Wiliams para chegar à vitória numa prova em que os Mclarem surgem competitivos e o pódio de Hakkinen (3º) demonstra essa situação. Em Monza, Michael Schumacher vence é antes de qualquer título ao serviço da Ferrari o novo herói, Alesi (2º) e Hakkinen (3º), completam o pódio. O primeiro sem vencer continua regularmente nos pódios e o segundo mostra que a Mclarem está em plena evolução. Jackes Villenueve ganhava em Portugal e adiava o título para Suzuka, Todavia, Danon Hill, venceria categoricamente o GP do Japão e tornava-se o primeiro campeão do Mundo filho de um outro Campeão Sir Granham HillMundial de Pilotos: -1ºD.Hill (GB) 97; 2ºJ.Villenueve (CND) 78 ; 3ºM.Schmacher (D) 59; 4ºJ.Alesi (F) 47; 5ºM.Hakkinen (SF) 31 ; 6ºG.Berger (AUS) 21 ; 7ºD.Coulthard (GB) 18 ; 8ºR.Barrichelo (BR) 14; 9ºO.Panis (F) 13; 10ºE.Irvine (GB) 11 ; 11ºM.Brundle (GB) 8; 12ºH.H.Fretzen (D) 7; 13ºM.Salo (SF) 5 : 14ºJ.Hebert (GB) 4; 15ºP.Diniz (BR) 1;16ºJ.Verstappen (NL) 1. Mundial de Marcas: 1º Wiliams 155; 2º Ferrari 70; 3ºBenetton 68; 4ºMclarem 49; 5ºJordan 22; 6ºLigier 14; 7ºSauber 11; 8ºTyrrel 1; 9ºFootwork 1.

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