Com várias em GPs (Brasil, Espanha, Mónaco, França, Alemanha, Bélgica, Europa e Japão), Michael Schumacher chegava ao título em 1995, numa época em que o Chassis B195 permitiu ao piloto alemão correr competitivamente contra a Wiliams que com o chassis FW17 continuou a ser competitivo. A época de 1995, demonstrou que Schumacher era agora provavelmente o mais rápido do pelotão e a sua superioridade sobre os demais foi simplesmente esmagadora. Todavia o B19 era um excelente chassis e que o diga Jonnhy Herbert que venceu dois históricos, GPS (Inglaterra e Itália) . Na Wiliams, Danon Hill que triunfou ( na Argentina, San Marino, Hungria e Adelaide) toadavia foi vítima em parte da estratégia da sua equipa na luta pelo título, mas o britânico não foi capaz de revelar o excelente piloto de testes e em qualificação que então continuava a demonstrar, mas não em corrida. Em ascensão na época de 1995, foi sem dúvida David Coultard, o ex-campeão da F3000, triunfou em Portugal e Frank Wiliams ficaria na dúvida se a sua dispensa em favor da contratação de Jackes Villenueve seria uma boa aposta. Jean Alesi (Ferrari 412T2) conseguiu a única vitória do cavalinho rompante no GP Canadá, numa época em que a sua condução espectacular e a emoção, foi acompanhada de uma divórcio absoluto com Jean Todt que entrara em negociações com Schumacher. Numa época morna, as frases que marcaram a temporada: No Brasil, Schumacher confessava que “Correr no Brasil sem Senna é estranho, muito triste”; Em Imola a figura do campeão brasileiro continuava no Padock : “Fizemos uma grande corrida.Acho que Senna teria aprovado” declarava Hill .No Mónaco, Gerard Berger subia ao pódio pouco satisfeito com o seu 3º lugar e diria “Quem decide a minha estratégia de corrida ? Minha temporada…” No Canadá festa na Jordan com o modelo 195, Ruben Barrichello foi 2º mas seguro da realidade afirmou: “Prescisamos de ser realistas: este aconteceu porque tivemos sorte”. Na França mais uma vitória e de Schumacher, em pleno circuito de Mangy Cours diria “ O meu carro é sempre melhor ao domingo …” e ganhando em casa, o alemão afirmou “Foi inacreditável mais que um sonho ganhar aqui”…Na Bélgica é anunciada a entrada de Schumacher na Ferrari, Todt declarava “Queríamos o melhor piloto do mundo, e Schumacher é o melhor” Curiosa era a faixa dos tifosi antes da vitória de Alesi em Monza “Melhor um Alsei hoje que 100 Schumacher amanhã”. Mika Salo (Tyrrel 023) e uma das novas esperanças da F1 estava maravilhado com o circuito de Aida e confessava que “Pilotar o meu avião de controle remoto no meu quarto é mais perigoso que pilotar um F1 aqui”. Na hora da consagração da Benetton como campeão de construtores, Bernard Dudot (Wiliams) revelava um notável desportivismo “A Benetton tem esta capacidade de mudar a estratégia de corrida conforme o que acontece em cada prova” e o ano terminava com um 6º de Pedro Lamy o seu melhor resultado na F1 após um slide uma série de derrapagens em plena recta “Fiz aquelas rodadas, mas já estava tudo combinado com o realizador, para mostrar os meus patrocinadores ao mundo”. O ano de 1995, ficaria ainda marcado pelos primeiros testes em F1 de Jackes Villenueve, campeão da Cart vencedor da Indianapolis num teste com a Wiliams durante o mês de Agosto e no nos 1000 Km de Suzuka, Karl Windlinger após o trágico acidente no Mónaco, voltava à competição ao mais alto nível com um Mclarem F1GTR e pelo grave acidente deMika Hakkinen a nova esperança da F1 após um voo espectacular em que o seu Mclarem bateu no muro de betão a 180 Km/h . Pilotos: 1ºM.Schumacher (D) 102; 2ºD.Hill (GB) 69; 3ºD.Coulthard (GB) 49; 4ºJ.Herbert (GB) 45; 5ºJ.Alesi (F) 42;6ºG.Berger (AUS) 31; 7ºM.Hakkinen (SF) 17; 8ºO.Panis (F) 16; 9ºH.Fretzen (D) 15; 10ºM.Blundell (GB) 11ºR.Barrichello (BR) 11; 12ºE.Irvine (GB)10: 13ºM.Brundle (GB) 7; 14ºG.Morbedelli (I) 5; 15ºM.Salo (SF) 5; 16ºJ.C.Bouillon (F) 3; 17ºA.Suzuki (J) 1; 18ºP.Lamy (P)1. Construtores: 1ºBenetton ( 147) 2ºWiliams (118 ) 3ºFerrari ( 53 ) 4º Mclarem ( 24) 5ºLigier (24 ) 6ºJordan ( 21) 7ºSauber (16) 8ºTyrrel ( 5) 9ºArrows e 10ºMinardi (1)
Sem comentários:
Enviar um comentário