domingo, novembro 15, 2009

1996 - O ano de Makkinen no último ano dos Grupo A

O mundial de Rallys de 1996 seria a confirmação da Subaru como equipa ganhadora e Tommy Makkinen (Mitsubishi Lancer Evolution) vencia o seu primeiro mundial. O mundial começava a séria na Suécia uma vez que a clássica prova de abertura o Monte Carlo pontuava apenas para a F2. Makkinen, vingava-se do jogo de equipa a que esteve sujeito na edição anterior e batia os suecos em prova.O Vinho do Porto não contava apenas para a F2 e Rui Madeira (Toyota Celica GT4) obtinha uma vitória de sonho. No Quénia, Makkinen impôs-se no segundo dia da prova e dominando a partir daí a prova de forma imperial perante a oposição de Eriksson. A vitória do finlandês teve um gosto especial pois foi uma vitória obtida à primeira tentativa. Ian Duncan (3º) em Toyota Celica Four seria o melhor local e seis dos sete carros de Grupo N que terminaram a prova eram da Subaru.Depois da prova de F2 disputada na Córsega, a caravana disputava a primeira prova do Mundial disputada na Ásia e Carlos Sainz (Ford Escort RS Cosworth ) era o vencedor a Saburu assumia a liderança do mundial numa prova em que as condições climáticas foram um adversário de respeito para a maioria dos carros e piloto.Pierre Liatti ( Saburu Imprenza 555) /(2º) foi a vedeta da prova pressionando o piloto espanhol nas dez últimas classificativas onde foi de resto mais regular e rápido que o piloto da Ford. O potencia e a rapidez da Subaru confirma-se no poeirento e quente rally da Acrópele com Colin Mcrae (Sanuru Imprenza 555) a dominar integralmente a prova, apesar de problemas de pneus e depois de suspensão, McRae diria: “Tive de escolher um ritmo que pudesse manter ao longo de cada grupo de classificativas e ao mesmo tempo de abrandar em locais mais perigosos ou duros que o habitual”. Makkinen também com problemas de suspensão devido ao duro piso das classificativas gregas preferiu manter o segundo posto e Carlos Sainz seria (3º) , numa prova especialmente dura mas que não impediu a chegada ao final da prova da maioria das equipas de fábrica. A Argentina, era a prova que se seguia e Makkinen, obtém a terceira vitória numa prova dominada pelo piloto oficial da Mitsubishi na qual o rápido McRae acabou fora de prova por despiste logo na etapa oficial. Um a prova sem grande história marcada pela participação de Rui Madeira que colocou o seu Toyota (8º) na primeira posição entre os privados. O mundial continua agora disputado no Pacífico e Richard Burns que por várias vezes esteve à beira da vitória obtém o seu primeiro sucesso no Mundial afrente do seu colega de team Keneth Eiksson que liderava o campeonato Ásia-Pacífico. Todaviaa primeira etapa foi marcada pelo duelo Timo Makkinen e pelo local Possuem Bourne que abandonariam com problemas mecânicos. De regresso à Europa, Makkinen soma a 4º vitória e terceira na prova natal os 1000 Lagos, dominada pelos finlandeses como é tradição da prova dos “1000 saltos”, Linholm em Ford (8º) é o melhor privado mas Rui Madeira fez uma prova brilhante entre os privados(9º) e foi o melhor não nórdico. De realçar a prova de Jukka Kankkunen (2º) que fez uma das melhoras provas do Toyota GT4 que revelou-se muito rápido nos pisos escorregadios e que de certa maneira justificou pela passagem pela liderança. Na Austrália, Makkinen comemora a vitória na prova e no Mundial e Keneth Eriksson que assegurou a dobradinha da Mitsubishi venceu pela segunda vez o campeonato de Ásia-Pacífica. O novo campeão do Mundo diria nessa tarde vitoriosa: “Suponho que este título é o culminar de seis anos de esforços, embora só quando ganhámos os 1000 Lagos é que começámos a compreender que poderíamos sair bem” . Em San Remo, a segunda vitória de Colin McRae na temporada de resto fundamental para a conquista da liderança do mundial de marcas e a Ford com dois lugares no pódio ainda podia sonhar com o título: Sainz (2º) e Thyri (3º) . O Mundial desportivamente chegava ao fim na Catalunha com a terceira vitória do campeão de 1995, Colin McRae e com o título de Marcas para a Subaru que obteve uma dobradinha com Liatti (2º), numa prova em que os Mitsubishi revelaram-se pouco competitivos. Mas a época terminava no RAC mas apenas pontuável para a F2 sendo a segunda vitória da Toyota agora com Armin Schwarz ao volante do GT-Four. A temporada de 1996 seria a última dos modelos de Grupo A.
PosManufacturerPoints123456789
1Subaru 401 435029563818505364
2Mitsubishi 322 4750- 415646531118
3Ford 299 40133540475405425
1996 FIA World Rally Championship for Drivers Final classification
PosDriverNationPoints123456789
1Tommi Mäkinen Fin123 2020- 15202020- 8
2Colin McRae Gbr92 1210- 20- - 102020
3Carlos Sainz Esp89 15- 201215- 1215-
4Kenneth Eriksson Swe78 815- 81281584
5Piero Liatti Ita56 - 815104- 4- 15
6Bruno Thiry Bel44 - - - 68- 61212
7Juha Kankkunen Fin37 10- 12- - 15- - -
8Freddy Loix Bel24 - - - 4- - - 1010
9Richard Burns Gbr18 - - - - 10- 8- -
10Marcus Grönholm Fin14 4- - - - 10- - -
11Gilberto Pianezzola Ita13 - - - 36- - 4-
12Ian Duncan Ken12 - 12- - - - - - -
=Jarmo Kytölehto Fin12 - - - - - 12- - -
14Yoshio Fujimoto Jpn12 - - 10- - - 2- -
15Thomas Rådström Swe12 6- - - - 6- - -
16Patrick Bernardini Fra11 - - - 22- - 16
17Reza Pribadi Ina8 - - 8- - - - - -
18Stig Blomqvist Swe7 34- - - - - - -
19Rui Madeira Por7 - - - - 32- - 2
20Kenjiro Shinozuka Jpn6 - 6- - - - - - -
=Michael Lieu Hkg6 - - 6- - - - - -
=Franco Cunico Ita6 - - - - - - - 6-
23Shigeyuki Konishi Jpn4 - - 4- - - - - -
=Sebastian Lindholm Fin4 - - - - - 4- - -
25Didier Auriol Fra4 1- - - - - - 3-
26Angelo Medeghini Ita4 - - - - - 1- 21
27Hideaki Miyoshi Jpn3 - 3- - - - - - -
=Irvan Gading Ina3 - - 3- - - - - -
=Lasse Lampi Fin3 - - - - - 3- - -
='Possum' Bourne Nzl3 - - - - - - 3- -
=Oriol Gómez Esp3 - - - - - - - - 3
32Tomas Jansson Swe2 2- - - - - - - -
=Patrick Njiru Ken2 - 2- - - - - - -
=Chandra Alim Ina2 - - 2- - - - - -
35Jonathan Toroitich Ken1 - 1- - - - - - -
=Bambang Hartono Ina1 - - 1- - - - - -
=Jean-Pierre Richelmi Mon1 - - - 1- - - - -
=Uwe Nittel Ger1 - - - - 1- - - -
=Ed Ordynski Aus1 - - - - - - 1- -

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