sexta-feira, novembro 27, 2009

1997- Jackes Villenueve, um campeão sem experiência....?

Para descobrir qual foi o último piloto a ganhar um campeonato do mundo apenas na sua segunda segurança de Fórmula 1, teremos de recuar a Fangio. Com experiência de dois anos de Indycar, as circunstâncias eram claro, um pouco diferentes para Jacques Villenueve. Não obstante, o seu sucesso final a fé nele depositada por Frank Wiliams e pelo homem que o trouxe da América, Bernie Eclestone. O Mundial de F1, abria as suas hostilidades em Melbourne com David Coulthard (Mclarem MP4-12 ) a chegar à vitória face ao favoritismo dos Wiliams FW19 que nos treinos obtiveram a polé por Jackes Villenueve. Mas no Brasil, o canadiano voltou a ser o mais rápido e acaba por ganhar a prova pressionado por Gerhard Berger (Benetton B197) que no final diria: “ A minha dúvida : era arriscar o 2º lugar….”. A equipa Lola inscrita no campeonato abandona a F1. Na Argentina corre-se o 600 GP da História, Villenueve volta a ganhar uma vez pressionado, agora por Eddie Irvine (Ferrari F310B) que parando duas vezes na box fica a 0.9s do líder destacado do campeonato. Em San Marino, domínio alemão volta aos GPS, mas não é Michael Schumacher (Ferrari F310B) o vencedor (2º), mas H.H.Fretzen que aproveita o abandono de Villenueve para chegar à vitória e diria “Sabia que hoje era o meu dia”. O pódio completava-se com Eddie Irvine. Jonh Herbert completava o seu 100 GP e G.Berger chegava ao número 200. No Mónaco, M.Schumacher perde a pole para Fretzen por 0.01s mas ganha a corrida na chuva com mais de um minuto sobre Ruben Barrichello que coloca o pouco competitivo Setwart SF1 entre os dois Ferrari. Schumacher imparável na hora da consagração afirmou “Agora acho que podemos ser campeões”. Todavia, Villenueve , faz a pole e vence a corrida numa situação de inferioridade dos pneus, Schumacher não passa do 4º e Olivier Panis (Ligier JS45) faz mais um pódio (2ª) e reconhece que “Teria sido difícil chegar a Villenueve quanto mais ultrapassá-lo…”. No Canadá, Schumacher volta a ganhar, mas a vedeta da prova foi David Coulthard que apenas seria batido pelos pneus, Alex Wurz campeão austríaco da F3 em 1993 e piloto GT da Mercedes estrea-se na F1. Em Mangy Cours, Michael Schumacher obtém a terceira vitória e Jackes Vikllenueve (4º) surge de cabelo pintado de amarelo e face ao desempenho dos Ferraris diria “Estou preocupado com o título, mas ainda está em aberto. Tenho é que bater Schumacher”. E a resposta, seria dada com nova vitória de Jackes Villenueve e Alex Wurz em Benetton B197 obtém o primeiro pódio (3º). Porém o grande derrotado foi Mika Hakkinen (Mclarem MP4/12), que abandona a três voltas do fim, Frank Wiliams diria a Hakkinen “Acho que você merecia ter ganho”. G.Berger vence na Alemanha mas a grande figura foi Giancarlo Fisichella que larga da primeira fila, chega a liderança mas um futuro tira-lhe a vitória, Schumacher no pódio (2º) e continua na luta pelo título. No Hungaring, a surpresa foi Danon Hill (Arrows A18), terceiro na grelha de partida, domina a corrida e perde a três voltas do fim a vitória para Jackes Villenueve, Schumacher (4º) confessava que “Hill merecia ter ganho .Isso também me teria ajudado no campeonato…” Em Spa, a chuva confirma que o novo rei é Michael Schumacher e Giancarlo Fisichella (jordan 197 ) (2º) volta a fazer outra notável prova. Em Monza não há Ferraris no pódio e David Coulthard ganha pela segunda vez na temporada e volta ao pódio (2º) no novo A1- Ring, mas na Áustria, nova vitória de Jacques Villenueve que volta a repetir no GP do Luxemburgo realizado no traçado alemão de Nürburging no qual Mika Hakkinen obteve a sua primeira pole. Corre-se as duas últimas provas do mundial, no Japão Villenueve obtém a 9º pole e a Ferrari coloca os seus dois monolugares no pódio, Schumacher é o vencedor, e Irvine é (3ª). Em Jerez corre-se a última prova e os animadores do mundial disputam o título, Schumacher provoca uma batida em Villenueve em manobra deliberada e condenada mas acaba fora da pista. Villenueve é campeão e Mika Hakkinen obtém a sua primeira vitória, o novo nº1 da F1 diria no final da prova “Não foi erro dele, foi deliberado e calculado: Marcas: 1ºWiliams ( 123 ) 2ºFerrari (102) 3ºBenetton ( 56) 4ºMclarem (53)5ºJordan(33) 6ºProst (21) 7ºSauber (16) 8ºArrows (9) 9ºSetwart (6)(Tyrrel (2). Marcas: 1ºJ.Villenueve (CND) 81; 2ºM.Schumacher (D) 78; 3ºH.H.Fretzen (D) 42; 4ºJ.Alesi (F) 36; 5ºD.Coulthard (GB) 36; 6ºMika Hakkinen (SF) 27; 7ºG.Berger (AUS) 27; 8ºE.Irvine (IRL) 24; 9ºG.Fisichella (I) 20; 10ºO.Panis (F) 16; 11ºJ.Herbert (GB) 15; 12ºR.Schumacher (D) 13; 13ºD.Hill (GB) 7; 14ºR.Barrichello (BR) 6; 15ºA.Wurz (AUS) 4; 16ºJ.Trulli (3); 17º N.Shinji (J) 2; 18ºP.Diniz (BR) 1; 19ºM.Salo (SF) 1 e 20ºN.Larini (I) 1.

Sem comentários: