O Alpine A 110 - 1600s, foi lançado em meados da década de 1960, destinado a condutores amantes da condução desportiva e destinado a superar os êxitos desportivos obtidos pelos Renault Gordini que estavam na fase final da sua carreira. A versão inicial do A110, apresentado no Salão Automóvel de 1962, tinha um motor de 956 cc. e uma potência de 51 cv. A versão utilizada nos rallys da pequena bomba, foi melhorada em termos de potência chegando na sua fase mais evoluída a atingir uma potência de 180cv para um motor de 1800 cc em 1974 para 700 kg de peso. Em 1968, o Alpine era já um nome registado nos campeonatos franceses da especialidade, mas as vitórias da marca, com Jean Clude Andruet na Taça dos Alpes e no Rally da Córsega, lancaram-no definitivamente nas provas internacionais da época. A versão 1600S chega em 1970 e o primeiro sucesso de referência coincidiu com o 1º Mundial de Rallys em 1973 com o modelo 1800s e com a equipa : Jean Clude Andreuet, Jean Pierre Nicolas, Bernard Darniche e Ove Andersson, pilotos da equipa francesa, ganharam em pisos tão diferenciados na neve, no asfalto e na terra, piso atípico, para as berlinettas francesas.A crise do petróleo acabou praticamente com um modelo ganhador e a retirada do carro francês ao mais alto nível afastou-o de um palmarés mais digno a sua competividade manteve-se entretanto, ganhando em várias provas e campeonatos através de pilotos privados e com resultados muito interessantes na Córsega onde os ex-pilotos da equipa voltaram em 1974, 1975 e 1976. Em 1977 os melhores pilotos franceses estavam rendidos aos Lancia Stratos Hf e os Fiat 131 Abarth acabava a saga dos Alpine. Mas a saudade para os que viram o Alpine Renault 1600s e 1800s, não deixou ninguém indiferente, palmarés no Mundial de Rallys .
1973 ( Monte Carlo - 1º J.C.Andruet, 2ºOve Andersson; 3ºJean Pierre Nicolas; 5ºJen Clude Andruet e 6ºFrançois Piot); Suécia ( 3ºJean C.Therier); Portugal (1ºJean Clude Therier e 2ºJ.P.Nicolas); Marrocos (1ºBernard Darniche) ;Acrópele (1ºJean Clude Terier e 3ºJean Pierre Nicolas); Alpes (5ºJean Pierre Nicolas); San Remo (1ºJean Clude Therier) e RAC (5ºJ.P.Nicolas) - Campeã Mundial de Marcas. 1974 - Press -On-Regardless (5º Guy Chasseuil); Córsega (2ºJ.P.Nicolas; 3ºJ.L.Therier; 4ºL.Manzagol ). 1975 - Monte Carlo (5ºJean Clude Piot); Grécia (2ºSiroco); Marrocos (3ºR.Neyret); S.Remo (3ºJ-.L.Therier); Corsega (2ºJ.P.Nicolas, 3ºJ.C.Andruet); 4ºL.Manzagol ; 5ºJ.Henry, 6ºF.Vicent e 7ºMichelle Mouton e 8ºSoriano). 1976- Acrópele (2ºSiroco); Córsega (2ºB.Darniche; 3ºL.Manzagol, 4ºJ.Ragnotti e 6ºF.Moreau). 1977 -Monte Carlo (7ºDe Meter)
Sem comentários:
Enviar um comentário