O WRC está a poucas horas do início de mais uma temporada a retrospectiva Mundial de Rallys de 2009, que contava com 12 provas pontuáveis, sendo a Irlanda a primeira prova pontuável e desde logo, mais uma vitória S. Loeb C4, seguido de D. Sordo, na primeira dobradinha da Citroen, M. Hirvonen, completava o pódio (3 º), embora ao longo da prova quase sempre mais rápido que o espanhol, E. Boland (Subaru Imprenza) não ia para além do nono lugar e melhor era o Nacional. Na Noruega, uma luta entre S. Loeb e M. Hirvonen, por 10s , o francês chegava ao triunfo e os irmãos H. Solberg (4 º) e P. Solberg (5 º) eram os melhores nacionais. Em Chipre, terceira vitória de S. Loeb , a 50 ª da sua carreira um acontecimento. A BP-Ford jogou ao ataque e perdeu, M. Hirvonen, M (2 ª) e J. M. Latvava que ao sair da estrada comprometia o resultado da equipa mas o velho Xsara WRC chegava ao pódio P. Solberg (3 º.). S. Loeb mais um triunfo agora em Portugal, numa prova muito disputada com quatro líderes ao longo do rally e com um endiabrado J. M. Latvava , na luta travada pela vitória mas um espectacular despiste, marcava o fim de uma prova que até então foi emocionante de seguir. M. Hirvonen (2 º) e D. Sordo (3 º), ocupavam lugares seguintes do pódio. Nas pampas da Argentina, S. Loeb em C4 foi imparável e nova dobradinha Citroen. N. Altiyah, fazia uma prova espectacular era 8 º, pontuando para o WRC e vencendo o PWRC. Interessante prova de F. Villagra (4 º) à frente dos Focus RS de J.M.Latvava e de M. Wilson. Em Itália, uma vitória que já se esperava, J. M. Latvava superou tudo e todos na primeira dobradinha da BP-Ford em 2009 e P. Solberg (3 º) garantiu o seu segundo pódio da época, A. Araújo continuava a sua campanha e era 3 º no PWRC. No calor tórrido da Acrópele, a BP-Ford, somava mais um pódio e mostrava que o campeonato não estava decidido, nos pilotos M. Hirvonen , mais uma vitória discutida com os pilotos do C4, um surpreendente S. Ogier (2 º) um E. Novikov que venceu 4SS mas não terminaria o rali. Na Polónia S. Loeb, enquanto andou em uma prova, partilhou a liderança M. Hirvonen,m as seria o piloto da Ford o vencedor da prova. Nos Lagos 1000, finalmente a primeira vitória de M. Hirvonen com um gosto especial, pois em 2008 perdeu o rali por 8s agora para S. Loeb ganhava com 25.1s e passava a liderar o Mundial com uma vantagem de 3 pontos. M. Rantanen desconhecido (º 5) foi a estrela da prova andando no Top Five ao longo da prova. Na Austrália, uma penalização polémica dada a S. Loeb e terceira vitória consecutiva de M.Hirvonen. Na Catalunha, dominio dos Citroen C4, S. Loeb (1 º) e D. Sordo (2 º). Na última prova no rally de Gales, S. Loeb acaba com o sonho de M. Hirvonen ao conseguir uma vitória e sétimo título no WRC, já garantido pela marca antes da prova britânica. Porém também era um dia de festa portuguesa, Armindo Araújo garantia o título no PWRC, o segundo a nível da Produção obtido por um português que uma vez Rui Madeira tinha obtido um título semelhante em Grupo N em 1995. Classificações (Pilotos -10 º s):! º S. Lorb F () 93, 2 º M. Hirvonen (SF) 92, 3 º D. Sordo (E) 64, 4 º JM Latvava (SF) 41, 5 º P. Solberg (NOR) 35, 6 º H. Solberg (NOR) 33, 7 º M. Wilson (GB) 28, 8 º S. Ogier (F) 24; 9 º F. Villagra (RA) 16 e 10 º C. Reutenbach (ZW) 9; - Marcas: 1 º Citroen Total WRT (167), 2 º BP Ford (140); 3 º Citroen Junior Team (47) e 4 º Munchs Ford (23)
segunda-feira, fevereiro 08, 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário