Mike Rockenfeller, Timo Bernard e Roland Dumas a caminho da consagração em Le Mans
Logo no início da madrugada ficou visível a vontade da Audi atacar a Peugeot, embora Nicolas Minassin continuasse a rodar sem dificuldade e na primeira meio hora da hora 14 de Le Mans chegou mesmo a ganhar tempo a Mike Rockenfeller. Ao amanhecer já em plena 16 hora, Frank Montatagny tinha duas voltas de vantagem sobre o Audi nº9 , que agora era pilotado por por Bernhard e na boxe da Peugeot, Nicolas Minassin afirmava que “ o carro está muito rápido mas é necessário poupar a mecânica. Os Peugeot da Oreca recuperavam através de Adrian Fernandez. As palavras de Minassin acabaram por ser messiânicas e com 17 horas de corrida, o seu companheiro de Team Frank Montgny parava em Terte Rouge com a parte traseira junto ao escape em chamas era o fim de uma prova sem erros após o abandono de Pedro Lamy. A Audi assumia a liderança com Bernard a liderar com cerca de 2 minutos sobre o segundo R15 o de Faessler, enquanto que o melhor Peugeot passava a ser Wurz a duas voltas. Na passagem pela hora dezanove os Audi confirmavam a dobradinha e Faessler tinga ganha cerca 40s ao carro líder agora pilotado por Dumas. O Aston Martin, de Muke deixava o top teen, após uma longa paragem, ocupando agora a 14º posição. A caminho da 20º hora, Dumas, está a ganhar tempo a Lotterer que passou a conduzir o Audi nº 8. Ragues saiu da pista é rodava na 10º posição. Classificação após a 20ª hora (Top Five): 1º Rockenfeller (Audi) – 329 voltas; 2º Lottterer (Audi) a 1m 50s; 3º Wurz (Peugeot) a 1 volta; 4ºMcNisch (Audi) a 2 voltas e 5º Panis a 3 voltas.
Romain Dumas, mantém à 20ª hora o domínio da Audi....
Alex Wurz persegue a dupla da Audi mas ads hipóteses de luta pela vitória já são mínimas.
A 21ª hora foi dramática para a Audi, na medida em que Mike Rockenfeller , perdeu por momentos a 2ª posição, uma vez que Andrea Lotter patinou soavemente e teve uma saída em Arnage provocando um ligeiro despiste a a passagem de Wurz para a 2ª posição, todavia o piloto da Peugeot cometeu um erro sem consequências regressando à segunda posição e estava atacar o Audi nº9, ganhando tempo volta atrás de volta, 44s separavam os protótipos após 21ª hora. Por sua vez o Peugeot da Oreca passou esta hora de Le Mans a ganhar tempo a Tom Kristensem.
A Oreca é a única esperança de um resultado honroso da Peugeot em Le Mans
A caminho de se completar a 22º hora, vivia-se na Box da Peugeot um clima dramático, o Peugeot fomega pela traseira, anuncia-se o abandono de Wurz e Kristensen já roda em 3º e os R15 dominam o pódio...A Peugeot acabou por perder oficialmente o seu último carro, numa prova em que os 908 HI, foram de longe os mais rápidos e resta saber se essa atitude de encarar Le Mans como uma prova de sprint não foi uma das razões do insucesso da marca de francesa, não deixamos de registar a realização de alguns tempos em corrida próximos dos tempos para a formação de grelha de partida. Mas, o mais grave estaria para a acontecer quando a uma hora e 15 minutos do fim da prova, o Peugeot da Oreca que estava ao ataque, inclusivamente batendo o record da volta era obrigado a abandonar com o motor partido tal como um dos Peugeot oficiais que estiveram em Le Mans como uma estratégia errada. A partir de então a prova francesa estava terminada e a Audi, em formação aguardava a bandeira xadrez para um resultado excepecional como o monopólio do pódio....
Geral Oficial (Top Teen)
1ºRochenfeller/Bernard/Dumas/Audi R15/ 1º LMP - 397 Voltas.
2ºLotterer/Fassler/Truluyer/Audi R15 / - 396
3ºKristensen/McNisch/Meyrich/Audi R15/ -394
4ºAyari/Andre/Neyrich/Oreca O1 AIM -369
5ºLeventis/Watts/Kane/HPD ARX-01C/ -367
6ºPrimat/Mucke/Fernandez/Aston Martin/ -365
7ºLahaye/Moreau/Charouz/Pescarollo 01 Judd/ 1º LMP2-358
8ºNewton/Erdos/Wallace/Lola B08/-356
9ºNicole/Yvon/Hein/Pescarollo 01-341
10ºOjjeh/Greaves/Cholandon/Ginetta Zyteck-341
Melhores portugueses
20ºAmaral /Plas/Hughes/Ginetta Zytek
Vencedores à classe:
LMP2 -Leventis /Watts/ Keen/HPD ARX
GT1 - Beaville/ Greaves/Gardel/Saleen S7R
GT2 - Lieb/Lietz/ Henzler/Porsche 997 GT3
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