Placard Publictário - Monza (1992)
Gerard Berger (Mclaren -Honda) - 3º GP Itália (1990)
Jean Pierre Beltoise (BRM P160E) - 3º GP do Mónaco (1972)
No final dos anos sessenta surgia os primeiros logótipos publicitários nos monolugares de F1, que até então eram pintados com as cores nacionais, os chassis ingleses de verde, os italianos de vermelhos, os franceses de azul…. Mas, a nova década seria marcada pela conquista de espaço nas carroçarias dos F1, Colin Chapaman seria o primeiro construtor a oferecer tal espaço à Jonh Player Especial, que associada ao construtor surgia a designação de JPS Lotus. Na década seguinte face aos elevados custo que envolvia a temporada da F1, os grandes construtores já não passavam sem os grandes patrocinadores e as grandes multinacionais envolviam-se nos seus projectos, a Marlboro foi das primeiras a chegar ao mundo dos Grandes Prémios e tornou-se uma das marcas publicitárias com maior sucesso na disciplina máxima do desporto automóvel. A BRM foi a primeira equipa que ostentou as cores da Marlboro com o P160E em 1972 e 1973. Mas o seu sucesso na F1 está associado directamente aos êxitos, da McLaren e a sua primeira vitória ocorreu no GP de Argentina de 1974, a última teve lugar no GP da Austrália de 1993 e seria a 41 e derradeira vitória do “mágico”, Ayrton Senna. O primeiro piloto, a sagrar-se campeão do mundo com as cores de Marlboro foi o brasileiro Emerson Fitipaldi em 1974 e o último, Ayrton Senna em 1993. Os outros campeões titulados foram: 1976-James Hunt; 1984 - Niki Lauda; 1985, 1986 e 1989- Alan Prost e 1990 e 1991-Aryton Senna. Por construtores, a Marlboro obteve todos os títulos em colaboração com a Mclaren: 1974-Emerson Fitipaldi/Denny Hulme (3 vitórias) ; 1984 - Lauda/Prost (12 vitórias); 1985 -Prost/Lauda (6 vitórias); 1988 – Senna/Prost (15 vitórias); 1989 – Prost/Senna (10 vitórias) e 1991 – Senna/Berger )7 vitórias) . As vitórias absolutas foram 96: Denny Hulme (1); Jochen Mass (1); Jonh Watson (4); Emerson Fitipaldi (5); Niki Lauda (8); James Hunt (9); Alan Prost (34) e Ayrton Senna (35 ). Sem vitórias a partir de 1996 a Marlboro abandonava definitivamente a F1. De realçar ainda que a Alfa Romeo foi a segunda equipa da Marlboro em 1980 e 1981 sem chegar à vitória aprsar de contar com pilotos super dotados como Pactrick Depailler e Mario Andretti.
Mario Andretti (MarlboroAlfa Romeo) - 4ºLong Beach
Sem comentários:
Enviar um comentário