sábado, junho 05, 2010

Phill Hill - o campeão americano....


1962- A grande vitória em Le Mans



GP Mónaco de 1961 - c om o Ferrari - Boca de Peixe


Na hora da consagração título

Phill Hill, mais conhecido na Europa com o primeiro campeão norte-americano da F1, foi também sem dúvida um dos pilotos de circuito mais rápidos da sua época em Sport Protótipos, tendo no seu palmarés, 14 vitórias absolutas em provas válidas para o Campeonato Mundial de Marcas e nada menos que três nas 24 Horas de Le Mans, quando a prova francesa atravessava uma das suas fases mais competitivas da sua existência. Natural de Miami, onde nasceu em 20/04/1927, começou no automobilismo aos 21 anos, em 1948, utilizando um MG-TC. Dois anos depois a primeira vitória, em Peeble Beach, na Califórnia, com um Jaguar XK-120. Nos quatro anos seguintes correu com carros Sport das marcas Alfa Romeo, Jaguar e Ferrari, sempre em equipas privadas, conseguindo diversas vitórias, destacando-se como um dos melhores pilotos da categoria nos Estados Unidos. Chega a Europa no início da década de 1953, o desafio era Le Mans, que desiste com uma quebra do eixo traseiro do seu Osca MT-4 privado. No ano seguinte, finalmente o seu primeiro resultado internacional de referência, é 2º na Carrera Panamerica tripulando um Ferrari 375 NM. Mas, 1955 foi um ano fundamental na sua carreira, é 2º em Sebring com o Ferrai 750 Monza a prova mais importante do Campeonato norte-americano de Sport que vence após seis vitórias e mais uma vez não foi feliz na sua segunda tentativa de obter um resultado de registo, fundamental para uma carreira numa equipa oficial. Mas a Enzo Ferrari, o talento do norte americano não o deixou indiferente e em 1956 , inicia a sua carreira com piloto da equipa de Sport na Ferrari faz equipa com o simpático Maurice Trintignant e vence nas 6 Horas da Suécia e obtém vários pódios, em Messina com o 500TR nova vitória e apesar de ser uma corrida privada Enzo continuava a apostarem Phill Hill. Em 1957 faz equipa com Peter Collins e soma vários pódios e no ano seguinte é o ano de consagração como piloto de Sport, vencendo as 24 horas de Le Mans com Olivier Gendebien, apesar dos vários pódios e vitórias fazendo equipa com Peter collins. Chegava a hora da F1, estreando-se no GP da França com um Maserati 250 F foi 7º. A morte de Ligi Musso, coloca-o na equipa oficial da Ferrari e no GP de Marrocos fez a melhor corrida da temporada, lutando pela vitória mas nas últimas voltas por ordens das boxes cedia a sua posição a Mike Hawthorn que assim chegava ao título por um ponto. Em 1959, continuava a sua carreira nos Sport fazendo equipa com Olivier Genbendien, falha nova vitória em Le Mans e o melhor resultado foi as 1000 Km de Nurburgring. Foi 4º no Mundial de pilotos e fez três pódios. Em 1960, vence em Monza e no GP dos Estados Unidos, face ausência da Ferrari correu num Cooper foi 6º e 5º no Mundial de F1. Coleccionou várias desistências nas corridas de Sport mas fazendo equipa com Cliff Allison e Frolian Gonzalez vence os 1000 Km de Buenos Aires. Phill Hill vence em Monza pela segunda vez , numa corrida trágica, a F1 perdia Wolfgang Von Trips e no final da temporada de 1961 era Campeão Mundial em numa ano em que obteve a sua segunda vitória em Le Mans. No ano seguinte e sempre com Olivier Genbendien obtina o tri em Le Mans com o novo Ferrari 330 TR . Na F1 era 6º no Campeonato e o Mónaco (2º) foi a melhor corrida do ano terminando a sua fidelidade com a Ferrari. Em 1963, iniciava a aventura ATS financiada pelo Conde Volpi e pelo industrial Giorgi Billi, mas o projecto de Carlo Chitti, ex-Ferrari era um desastre e um 11º em Monza a sua prova por excelência era o melhor resultado do ATS-100. Nos Sport, a falta de resultados era evidente, o Porsche 718 GTR e Aston Martin DP212, não se revelaram competitivos e afastaram-no dos pódios que a equipa da Ferrari Sport lhe tinham proporcionado. Em 1964 estava na Cooper de F1 e era o principio do fim nesta categoria um ponto ao longo da época era muito pouco e o futuro, passava pelo princípio regressando aos Sport, em 1964 quebra o jejum das vitórias com o regresso à Ferrari com o famoso 250 GTO ganha em Daytona fazendo equipa com Pedro Rodriguez. Longe dos palcos europeus corre no Campeonato da Tasmânia , faz três pódios (3x3ºs) com um Cooper T-70 volta a Europa na eqipa Shelby American m Nurburgring e Le Mans sem resultados num protótipo que brevemente faria história o Ford GT 40. Nas corridas de Sport –Protótipo continua competitivoe na temporada de 1966 vence os 1000 Km Nurburging com um Chaparral 2D fazendo equipa com Joachin Bonnier e volta à F1 para mais uma aventura. O Eagle T-1G, em Monza não seclassifica e apenas volta a tripular um F1 na rodagem do filme “Grand Prix” que teve como cenário o GP da Bélgica. A sua carreira aproximava-se do fim, as 500 Milhas de Brands Hatch foi a sua última vitória das suas dezasseis vitórias na categoria desporto em provas internacionais, com o Chaparral 2D que tinha utilizado com sucesso na série CAN AM no ano anterior. Para a estatística o primeiro campeão norte americano: Participou em 45 Grandes Prémios, obteve 9 vitórias e 16 pódios e fez 5 melhores voltas, totalizou 89 pontos.

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