Jari Ketomma dominou o Rally da Lepónia ... e foi quem mais arriscou no gelo nórdico.
( foto de Janis Asasria in EWR.CZ)
Craig Breen ... fez uma excelente prova mas foi incapaz de superar a experiência do piloto da Ford em pisos gelados e escorregadios ( in Peugeot/Sport)
François Delecour mostrou que quem sabe não esquece ...( foto de Janis Asasria in EWR.CZ)
A segunda prova, do novo Europeu
de rallys acabou por não ser tão entusiasmante como se esperava, de facto o Rally
da Liepāja Ventspils, não evitou o que era muito comum no velho campeonato
da Europa, poucos candidatos à vitória e uma ausência dos principais
interessados neste campeonato, nomeadamente a Skoda Motorsport e a Ford
M-Sport. A grande curiosidade nesta prova era mesmo a estreia de Craig Breen
como piloto oficial da Peugeot com as cores da Sainteloc Peugeot Rally Academy,
que iniciou a prova da melhor forma sendo o mais rápido nas três
classificativas iniciais da prova, onde o cascalho não foi um problema para o
irlandês, nem o gelo e a neve que marcou a primeira etapa da prova. Mas, estas
primeiras especiais da prova demonstraram que o piloto da Peugeot que calçava o
207 S2000 com pneumáticos da DMACK não estava só … na verdade Jari Ketomaa,
secundava o campeão do Super 2000 World Rally, a um ritmo que não permitia
qualquer erro ao piloto da Peugeot. O pódio completava-se com o veterano
François Delecour num ritmo mais cometido, mas o único que no primeiro dia se
revelava capaz de acompanhar os homens da frente até que a maioria dos pilotos
locais com maiores aspirações estavam inscritos no novo agrupamento N4. Na
etapa, de sábado Craig Breen, ainda venceu as duas especiais da 2ª etapa, mas
na SS6 Neste Oil 1 (Edole) - 21.31 km,
Jari Ketomaa foi o mais rápido e de uma vez só ganhou cerca de 11.7s ao irlandês
mas o suficiente para chegar ao final da 1º Sessão na primeira posição. Craig
Breen afirmava-se desapontado na chegada ao Service Park, admitia que tinha
sido rápido, mas não andara no máximo, não arriscando como tinha feito na
primeira passagem. Na segunda sessão o finlandês não deu hipóteses com o seu
Fiesta RRC chegando ao final do dia com uma vantagem 18.5s e vencendo todas as especiais
do dia, a segunda sessão seria desastrosa para François Delecour que na segunda
passagem na SS8 Neste Oil 2 (Edole) perdia o pódio para o local e líder
da Produção, Alexey Lukyanuk, o francês afirmava que faltava velocidade de
ponta ao 207 S2000 e afirmava no final
da SS que estava a andar no máximo a 160 Km/h, mas o piloto da Peugeot chegava ao pódio durante a
segunda sessão e os lugares do pódio estavam definidos . As três especiais de
hoje de facto, apenas serviam para cumprir o itinerário de prova e Craig Breen
ainda deu um ar da sua graça vencendo a especial de abertura SS 13 Swecon 2 , mas Jari Ketomma, de
forma soberba, mostrava que não estava em prova para se defender e na especial
seguinte em Kuldīga 2 (Mežvalde)
cilindrou o seu adversário numa dúzia de segundos acabando com qualquer
esperança do irlandês que só arriscando poderia chegar à vitória absoluta, numa
prova onde faltou sobretudo a concorrência, já que apenas os homens do pódio,
deram um carácter internacional à prova. De realçar, ainda que este tempo “canhão”,
foi feito num piso gelado e arriscado, onde Jari Ketomaa arriscou de uma forma
tão endiabrada que François Delecour comentava que o finlandês estava
intocável. Mas, esta especial matinal, SS11 Ivande-1 (21,34 km) foi motivo de
crítica pelos dois principais protagonistas que foram surpreendidos pelo final
da sessão da especial, que foi encurtada em 200 metros, sem que os pilotos
tivessem conhecimento. De realçar também que na especial seguinte Craig Breen ainda teve alguns problemas com o acelerador mas a última especial SS15 Ventespils 3.40km, seria ganha pelo jovem promissor Jan Cerny com um Skoda da equipa nacional checa, Jari Ketomaa que foi 3º na especial e que estreou nesta prova o último navegador de Kimi Reikkonen na sua éfemera passagem no WRC afirmou já no Service Park " ... Estou muito feliz com este rali e com o nosso desempenho (...) Sabíamos que seríamos rápidos e o problema foi encontrar o ritmo ..." ...que pelos vistos, não foi muito difícil nesta primeira vitória internacional do finlandês na presente temporada. Classificação Oficial (Top10):
1. Jari Ketomaa - Autotek Ford Fiesta RRC -2h08m15.7s: 2. Craig Breen - Sainteloc Peugeot 207 S2000 + 31.0s ; 3. François Delecour - Kronos Peugeot 207 S2000 + 2m47.5s ;4. Jan Cerny Checa - Skoda Fabia S2000 + 3m 40s ;5. Raimonds Kisiels - Adapta Mini Cooper S2000 + 5m46.3s; 6. Vytautas Svedas - Juta Mitsubishi Lancer E0X + 5m55.7s; 7. Aivis Egle R-Mitsubishi Evolution Lancer EV0X + 7m39.5s; 8. Raul Jeets - OT Mitsubishi EV0X + 8m37.6s; 9. Jaroslav Orsak - GPD Mitsubishi Lancer EV0 IX + 8m48.9s; 10. Vitaliy Pushkar - Pro Mitsubishi EV0 XR4 + 9m25.0s
1. Jari Ketomaa - Autotek Ford Fiesta RRC -2h08m15.7s: 2. Craig Breen - Sainteloc Peugeot 207 S2000 + 31.0s ; 3. François Delecour - Kronos Peugeot 207 S2000 + 2m47.5s ;4. Jan Cerny Checa - Skoda Fabia S2000 + 3m 40s ;5. Raimonds Kisiels - Adapta Mini Cooper S2000 + 5m46.3s; 6. Vytautas Svedas - Juta Mitsubishi Lancer E0X + 5m55.7s; 7. Aivis Egle R-Mitsubishi Evolution Lancer EV0X + 7m39.5s; 8. Raul Jeets - OT Mitsubishi EV0X + 8m37.6s; 9. Jaroslav Orsak - GPD Mitsubishi Lancer EV0 IX + 8m48.9s; 10. Vitaliy Pushkar - Pro Mitsubishi EV0 XR4 + 9m25.0s
Sem comentários:
Enviar um comentário