domingo, fevereiro 03, 2013

Jari Ketomma ... confirma vitória na Lapónia




Jari Ketomma dominou o Rally da Lepónia ... e foi quem mais arriscou no gelo nórdico.
(  foto de Janis Asasria in EWR.CZ)


Craig Breen ... fez uma excelente prova mas foi incapaz de superar a experiência do piloto da Ford em pisos gelados e escorregadios  (  in Peugeot/Sport)


           François Delecour mostrou que quem sabe não esquece ...(  foto de Janis Asasria in EWR.CZ)

A segunda prova, do novo Europeu de rallys acabou por não ser tão entusiasmante como se esperava, de facto o Rally da Liepāja Ventspils, não evitou o que era muito comum no velho campeonato da Europa, poucos candidatos à vitória e uma ausência dos principais interessados neste campeonato, nomeadamente a Skoda Motorsport e a Ford M-Sport. A grande curiosidade nesta prova era mesmo a estreia de Craig Breen como piloto oficial da Peugeot com as cores da Sainteloc Peugeot Rally Academy, que iniciou a prova da melhor forma sendo o mais rápido nas três classificativas iniciais da prova, onde o cascalho não foi um problema para o irlandês, nem o gelo e a neve que marcou a primeira etapa da prova. Mas, estas primeiras especiais da prova demonstraram que o piloto da Peugeot que calçava o 207 S2000 com pneumáticos da DMACK não estava só … na verdade Jari Ketomaa, secundava o campeão do Super 2000 World Rally, a um ritmo que não permitia qualquer erro ao piloto da Peugeot. O pódio completava-se com o veterano François Delecour num ritmo mais cometido, mas o único que no primeiro dia se revelava capaz de acompanhar os homens da frente até que a maioria dos pilotos locais com maiores aspirações estavam inscritos no novo agrupamento N4. Na etapa, de sábado Craig Breen, ainda venceu as duas especiais da 2ª etapa, mas na SS6 Neste Oil 1 (Edole) - 21.31 km, Jari Ketomaa foi o mais rápido e de uma vez só ganhou cerca de 11.7s ao irlandês mas o suficiente para chegar ao final da 1º Sessão na primeira posição. Craig Breen afirmava-se desapontado na chegada ao Service Park, admitia que tinha sido rápido, mas não andara no máximo, não arriscando como tinha feito na primeira passagem. Na segunda sessão o finlandês não deu hipóteses com o seu Fiesta RRC chegando ao final do dia com uma vantagem 18.5s e vencendo todas as especiais do dia, a segunda sessão seria desastrosa para François Delecour que na segunda passagem na SS8 Neste Oil 2 (Edole)  perdia o pódio para o local e líder da Produção, Alexey Lukyanuk, o francês afirmava que faltava velocidade de ponta ao 207 S2000  e afirmava no final da SS que estava a andar no máximo a 160 Km/h, mas o  piloto da Peugeot chegava ao pódio durante a segunda sessão e os lugares do pódio estavam definidos . As três especiais de hoje de facto, apenas serviam para cumprir o itinerário de prova e Craig Breen ainda deu um ar da sua graça vencendo a especial de abertura  SS 13 Swecon 2 , mas Jari Ketomma, de forma soberba, mostrava que não estava em prova para se defender e na especial seguinte  em Kuldīga 2 (Mežvalde) cilindrou o seu adversário numa dúzia de segundos acabando com qualquer esperança do irlandês que só arriscando poderia chegar à vitória absoluta, numa prova onde faltou sobretudo a concorrência, já que apenas os homens do pódio, deram um carácter internacional à prova. De realçar, ainda que este tempo “canhão”, foi feito num piso gelado e arriscado, onde Jari Ketomaa arriscou de uma forma tão endiabrada que François Delecour comentava que o finlandês estava intocável. Mas, esta especial matinal, SS11 Ivande-1 (21,34 km) foi motivo de crítica pelos dois principais protagonistas que foram surpreendidos pelo final da sessão da especial, que foi encurtada em 200 metros, sem que os pilotos tivessem conhecimento. De realçar também que na especial seguinte Craig Breen ainda teve alguns problemas com o acelerador mas a última especial  SS15 Ventespils 3.40km, seria ganha pelo jovem promissor  Jan Cerny com um Skoda da equipa nacional checa, Jari Ketomaa que foi 3º na especial e que estreou nesta prova o último navegador de Kimi Reikkonen na sua éfemera passagem no WRC afirmou já no Service Park " ... Estou muito feliz com este rali e com o nosso desempenho (...) Sabíamos que seríamos rápidos e o problema foi encontrar o ritmo ..." ...que pelos vistos, não foi muito difícil nesta primeira vitória  internacional do finlandês na presente temporada. Classificação Oficial (Top10):
1. Jari Ketomaa - Autotek Ford Fiesta RRC -2h08m15.7s: 2. Craig Breen - Sainteloc Peugeot 207 S2000 + 31.0s ; 3. François Delecour - Kronos Peugeot 207 S2000 + 2m47.5s ;4. Jan Cerny Checa - Skoda Fabia S2000 + 3m 40s ;5. Raimonds Kisiels - Adapta Mini Cooper S2000 + 5m46.3s; 6. Vytautas Svedas - Juta Mitsubishi Lancer E0X + 5m55.7s; 7. Aivis Egle R-Mitsubishi Evolution Lancer EV0X + 7m39.5s; 8. Raul Jeets - OT Mitsubishi EV0X + 8m37.6s; 9. Jaroslav Orsak - GPD Mitsubishi Lancer EV0 IX + 8m48.9s; 10. Vitaliy Pushkar - Pro Mitsubishi EV0 XR4 + 9m25.0s

Sem comentários: