segunda-feira, outubro 05, 2009

1993- Alan Prost na hora do Penta.

A temporada de 1993 foi mais competitiva e mais espectacular que se previa. A supremacia Wilams –Renault não foi tão evidente como se esperava, face à concorrência mais eficaz que na época anterior. Na África do Sul, Alan Prost obtinha a sua 45º vitória em GPS. E o novo MP/8 de Ayrton Senna (2º) chegou a liderar durante 23 voltas e o novo recruta da Ligier (JS35), Mark Blundell obteve o seu primeiro pódio. Estrearam-se na F1: Michael Andretti, Luca Badoer e Ruben Barrichello. No dilúvio na Pista de José Carlos Pace, simplesmente Ayrton que deu a 100º vitória à Mclarem e Danon Hill (2º) obtém o seu primeiro pódio na F1. Em Donington. Corria-se o GP da Europa, o pódio brasileiro repetia-se e Alan Prost era (3º).Perante mais uma justificação de Alan Prost para a falta de uma vitória, Ayrton apesar da vitória, diria: “Porquê que você não troca comigo”. Em San Marino, Danon Hill, domina a prova, mas é o seu companheiro da equipa, Alan Prost que chega à vitória “Se o Danon não abandonasse, eu não ganharia, e ele ganhava”. A Ferrari anunciava a aquisição de Jean Todt para director desportivo para 1994. No histórico circuito do Mónaco, Alan Prost faz a pole, mas queima a partida e é penalizado (4º). Schumacher lidera parte da prova mas é Ayrton que obtém a sua sexta vitória no circuito monegasco. Alan Prost vence no Canadá após a 7ª pole consecutiva e Schumacher (2º) satisfeito com a sua prova afirmou “Poder lutar com alguém com ele é bom sinal”. James Hunt, campeão mundial de 1976 e então comentarista da BBC, faleceu dois depois da realização da prova canadense, em virtude de ataque cardíaco em sua casa. Em França Danon Hill, é vítima da troca de pneus perdendo a liderança para Alan Prost que vence o GP. No GP da Inglaterra, Hill volta a passar pelo comando, mas é Prost que vence de novo e J.Herbert num pouco competitivo Lotus (4º), estava feliz no final da prova “Um dia ainda chego ao pódio”. Em Hockenheim, a cena habitual, Hill domina e Prost ganha, só que o piloto inglês abandona a duas voltas do fim. E diria que “Isto foi um milhão de vezes pior do que Silvestorne”.Finalmente a vitória mais que justa para Danon Hill no GP da Hungria, Ricardo Patrese (2º) obtêm o melhor resultado de sempre e Gerhard Berger um excelente pódio (3º) após a uma operação ao cotovelo esquerdo. Em SPA, Danon Hill, vence e convence na comemoração do título da Wiliams, Schumacher obtém um sensacional 2º à frente de Prost e Jonnhy Herbert (5º) que termina nos pontos após um violento acidente que nos treinos afectou o seu companheiro da equipa Alex Zanardi que passou muito perto da tragédia”Tive a sensação que o meu cérebro não estava ligado ao corpo porque não podia mexer braços e pernas”.. Em Monza a sorte dos pilotos da Wiliams muda, agora é Prost que domina e Hill que obtém a terceira vitória consecutiva e Pedro Lamy após uma semana intensa de negociações estreia-se na F1 e termina o GP em 11º o piloto português diria no final “Ainda é o carro que me leva”. Ayrton Senna assina contrato com a Wiliams, Frank afirmava: “Sempre quis ter o Ayrton na minha equipa porque ele é um extraordinário campeão. Falamos disso há dez anos O norte americano, Michael Andretti sobe ao pódio (3º) no melhor resultado da época. No Estoril, Michael Schumacher é o vencedor numa prova em que Jean Alesi domina a parte inicial, Alan Prost é 2º e anuncia a retirada da F1. O piloto francês estava encantado com o comportamento do Ferrari : “Nem podia acreditar. Era bom demais. Depois de tanto tempo era quase irreal”. E Michael Andretti anunciava alguns dias depois o regresso à Cart após uma passagem discreta pela F1Ayrton Senna, vence no Japão perante um dilúvio que se abateu sobre a pista demonstrando que continuava imbatível nessas condições. Mika Hakkinen (3º) obtém o seu primeiro pódio na segunda corrida ao serviço da Mclarem. A Jodan obtém os primeiros pontos do campeonato: Ruben Barrichello (5º) e Eddie Irvine(6º). Ayrton Senna termina o ano como começou ganhando no GP. Da Austrália. Na Fórmula Cart, dois ex-campeões do mundo brilharam na temporada de 1993, Emerson Fitipaldi é terceiro piloto de F1 a ganhar a Indy 500 e Nigel Mansell é o campeão com cinco vitórias. O português, Pedro Chaves foi 4ºna Indylighs categoria da ascensão à Fórmula Indy. Mundial de Pilotos: 1º A.Prost (F) 99; 2ºA.Senna (BR) 73; 3ºD.Hill (GB) 69; 4ºM.Schumacher (D) 52 ; 5ºR.Patrese (I) 20; 6ºJ.Alesi (F) 16; 7ºM.Brundle (GB) 13; 8ºG.Berger(AUS) 12; 9ºJ.Herbert (GB) 11; 10ºM.Blundell (GB) 10; 11ºM.Andretti (USA) 7; 12ºK.Wendlinger (AUS) 7; 13ºC.Fitipaldi (BR) 5; 14ºJ.J.Letho (SF) 5; 15ºD.Warwick (GB) 4; 16ºM.Hakkinen (SF 4); 17ºF.Barbazza (I) 2; 18ºR.Barrichello (BR) 2; 19ºP.Alliot (F) 2; 20ºE.Irvine (GB) 2; 21ºA.Zanardi (I) 2; 22ºE.Comas (F) 1. Mundial de Construtores: 1ºWiliams 168; 2ºMclarem 84; 3ºBenetton 72; 4ºFerrari 28; 5ºLigier 23; 6ºLotus 13; 7ºSauber 12; 8ºMinardi 5 ; 9ºFootwork 4; 10ºLaurosse 3 e 11ºJordan 3

Sem comentários: