Tom Kristensen, o recordista de Le Mans com oito vitórias absolutas
Jack Ikxc o senhor Le Mans
A Audi tem sido a grande ganhador do século XXI
A Porsche dominou quase toda a década de 1980 ( com oito vitórias) nas 24 Horas
Henri Pescarollo e a Matra dominaram no início da década de 1970
A equipa norte americana do GT40,Dan Gurney e A.J.Foyt foram os mais rápidos de sempre em Le Mans
A corrida mais longa do “mundo da competição automóvel”, as 24 horas de Le Mans, iniciou-se em 1923, não contado para qualquer campeonato até 1953, altura em que a maratona francesa passa a contar para o então Campeonato do Mundo de Sport. Durante vinte anos, Le Mans afirmou-se como a prova rainha do Mundial de Protótipos, mas entre 1975 e 1979, voltava a ter um carácter independente, voltando ao Mundial de Sport Protótipos entre 1980-1988 e ganhando a sua independência total a partir de 1982. Ao longo de oitenta e sete anos, foram muitos os momentos altos da maratona francesa e dos seus ídolos, os marcos da prova. Por marcas a Porsche consagrou-se dezasseis vezes, sendo a primeira vitória obtida em 1970, seguido da Ferrari em nove provas (entre 1945-1969) e a Jaguar soma sete, cinco na década de 50 e as restantes em 1988-1990. Os marcos da prova fazem a sua história como a vitória da Renault em 1978 ou o domínio dos Porsche 956 e 962, que entre 1980 e 1988, totalizaram sete vitórias seguidas. A edição de 1967, seria a mais rápida de sempre com o domínio do Ford GT40 tripulado por Dan Gurney e A.Foyt, que percorreu 5232 Km à média de 218 Km. Mas em 1992, Yannick Dalmas, no Porsche Dauer, realizou 4000 Km à média de 168 Km. Os grandes pilotos que tornaram Le Mans numa prova mítica, foram sem dúvida Tom Kristensen com oito vitórias absolutas seguido de Jack Ickx que venceu por seis vezes, entre 1969 e 1982, Derek Bell, cinco vitórias entre 1977 e 1987. Ou ainda, Yannick Dalmas, Henri Pescarolo, Olivier Gendebieno ou Tom Kristensen que obtiveram cada um deles, quatro vitória.
Vencedores em Le Mans:
1923 - André Lagache / René Leonard - (Chenard & Walcker Sport)
1924 - John Duff / Frank Clement - (Bentley Sport 3.0)
1925 - Gérard de Courcelles / André Rossignol - (Lorraine-Dietrich B3-6)
1926 - Robert Bloch / André Rossignol - (Lorraine-Dietrich B3-6)
1927 - John Benjafield / Sammy Davis - (Bentley Sport 3.0)
1928 - Woolf Barnato / Bernard Rubin - (Bentley Sport 4.4)
1929 - Woolf Barnato / Tim Birkin - (Bentley Speed Six 6.6)
1930 - Woolf Barnato / Glen Kidston - (Bentley Speed Six 6.6)
1931 - Earl Howe / Tim Birkin - - (Alfa Romeo 8C)
1932 - Raymond Sommer / Luigi Chinetti - (Alfa Romeo 8C)
1933 - Raymond Sommer / Tazio Nuvolari - (Alfa Romeo 8C)
1934 - Luigi Chinetti / Philippe Étancelin - (Alfa Romeo 8C)
1935 - John Hindmarsh / Luis Fontes - (Lagonda Rapide )
1936 : a competição foi anulada devido às greves que reinavam em França, nomeadamente na indústria automobilística.
1937 - Jean-Pierre Wimille / Robert Benoist - (Bugatti 57g)
1938 - Eugène Chaboud / Jean Tremoulet - (Delahaye 135M)
1939 - Jean-Pierre Wimille / Pierre Veyron - (Bugatti 57c)
1940 - 1948 : não houve competição devido a Segunda Guerra Mundial e o pós-guerra.
1949 - Luigi Chinetti / Lord Seldson - (Ferrari 166 MM)
1950 - Louis Rosier / Jean-Louis Rosier - (Talbot Lago T26GS)
1951 - - Peter Walker / Peter Whitehead - (Jaguar XK120C)
1952 - Hermann Lang / Fritz Reiss - (Mercedes 300SL)
1953 - Tony Rolt / Duncan Hamilton - (Jaguar C-Type)
1954 - José Froilán González / Maurice Trintignant - (Ferrari 375)
1955 - Mike Hawthorn / Ivor Bueb - (Jaguar D-Type)
1956 - Ron Flockhart / Ninian Sanderson - (Jaguar D-Type)
1957 - Ron Flockhart / Ivor Bueb - (Ferrari 375)
1958 - Olivier Gendebien / Phil Hill - (Ferrari 250 TR)
1959 - Carroll Shelby / Roy Salvadori - (Aston Martin DBR1)
1960 - Olivier Gendebien / Paul Frère - (Ferrari TR60)
1961 - Olivier Gendebien / Phil Hill - (Ferrari TR61)
1962 - Olivier Gendebien / Phil Hill - (Ferrari 330 LM)
1963 - Ludovico Scarfiotti / Lorenzo Bandini - (Ferrari 250 P)
1964 - Jean Guichet / Nino Vaccarella - (Ferrari 275 P)
1965 - Jochen Rindt / Masten Gregory - (Ferrari 275 LM)
1966 - Bruce McLaren / Chris Amon - (Ford GT40 MK II)
1967 - Dan Gurney / A.J. Foyt - (Ford GT40 MK IV)
1968 - Pedro Rodriguez / Lucien Bianchi - (Ford GT40)
1969 - Jacky Ickx / Jackie Oliver - (Ford GT40)
1970 - Hans Herrmann / Richard Attwood - (Porsche 917K)
1971 - Helmut Marko / Gijs van Lennep - (Porsche 917)
1972 - Henri Pescarolo / Graham Hill - (Matra MS670)
1973 - Henri Pescarolo / Gérard Larrousse - (Matra MS670B)
1974 - Henri Pescarolo / Gérard Larrousse - (Matra MS670C)
1975 - Jacky Ickx / Derek Bell - (Mirage GR8)
1976 - Jacky Ickx / Gijs van Lennep - (Porsche 936)
1977 - Jacky Ickx / Hurley Haywood / Jürgen Barth - (Porsche 936)
1978 - Jean-Pierre Jaussaud / Didier Pironi - (Renault Alpine A442B)
1979 - Klaus Ludwig / Bill Whittington/ Don Whittington - (Porsche 935 K3)
1980 - Jean Rondeau / Jean-Pierre Jaussaud - (Rondeau M379B)
1981 - Jacky Ickx/ Derek Bell - (Porsche 936)
1982 - Jacky Ickx / Derek Bell - (Porsche 956)
1983 - Vern Schuppan / Al Holbert / Hurley Haywood - (Porsche 956)
1984 - Klaus Ludwig / Henri Pescarolo - (Porsche 956)
1985 - Klaus Ludwig / Paolo Barilla / John Winter - (Porsche 956)
1986 - Derek Bell / Hans-Joachim Stuck / Al Holbert - (Porsche 962C)
1987 - Derek Bell / Hans-Joachim Stuck / Al Holbert - (Porsche 962C)
1988 - Jan Lammers / Johnny Dumfries / Andy Wallace - (Jaguar XJR-9 LM)
1989 - Jochen Mass / Manuel Reuter / Stanley Dickens - (Sauber Mercedes C9)
1990 - John Nielsen / Price Cobb / Martin Brundle - (Jaguar XJR-12)
1991 - Volker Weidler / Johnny Herbert / Bertrand Gachot - (Mazda 787B)
1992 - Derek Warwick / Yannick Dalmas / Mark Blundell - (Peugeot 905)
1993 - Gary Brabham / Christophe Bouchut / Eric Hélary - (Peugeot 905)
1994 - Yannick Dalmas / Hurley Haywood / Mauro Baldi - (Porsche 962 LM)
1995 - Yannick Dalmas / JJ Lehto / Masanori Sekiya - (McLaren F1 GTR)
1996 - Manuel Reuter / Davy Jones / Alexander Wurz - (Porsche WSC-95)
1997 - Michele Alboreto / Stefan Johansson / Tom Kristensen - (Porsche WSC-95)
1998 - Laurent Aïello / Allan McNish / Stéphane Ortelli - (Porsche 911 GT1)
1999 - Pierluigi Martini / Yannick Dalmas / Joachim Winkelhock - (BMW V12 LMR)
2000 - Frank Biela / Tom Kristensen / Emanuele Pirro - (Audi R8)
2001 - Frank Biela / Tom Kristensen / Emanuele Pirro - (Audi R8)
2002 - Frank Biela / Tom Kristensen / Emanuele Pirro - (Audi R8)
2003 - Tom Kristensen / Rinaldo Capello / Guy Smith - (Bentley Speed 8)
2004 - Tom Kristensen / Rinaldo Capello / Seiji Ara - (Audi R8)
2005 - Tom Kristensen / JJ Lehto / Marco Werner - (Audi R8)
2006 - Frank Biela / Emanuele Pirro / Marco Werner (Audi R10 TDI)
2007 - Emanuele Pirro / Frank Biela / Marco Werner (Audi R10 TDI)
2008 - Tom Kristensen / Rinaldo Capello / Allan McNish (Audi R10 TDI)
2009 - Marc Géne/David Brahbam/Alex Wurz/ Peugeot 908 HI
3 comentários:
El piloto que más veces ha ganado en Le Mans ha sido Tom Kristensen: OCHO VICTORIAS:
1997, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 y 2008.
La 1ª con Porsche, la de 2003 con Bentley y el resto con Audi. Comparte con Ickx el nombre de Mr. Le Mans.
Es verdad amigo...Tom Kristensen es lo piloto mayor en Le Mans...Gracias.
Arlindo
Pero tú sabes mucho más que yo de automovilismo. Me encanta tu blog.
Enviar um comentário