quinta-feira, setembro 03, 2009

1984-Niki Lauda o tri numa época imparável da TAG Porsche


Niki Lauda voltava ao título em 1984, graças ao motor TAG Porsche que equipava a Mclarem que triunfa em doze grandes prémios e de forma óbvio o título de construtores, Niki Lauda obteve cinco e AlanProst, sete, voltava a ser o piloto com mais vitória no final da temporada mas por um ponto o austríaco obtinha o Tri. Num campeonato sem historia o novo modelo da Brabham o BT53/BMW pilotado por Nelson Piquet vencia em Montreal e Detroit. Outros vencedores eram Michele Alboreto (Ferrari 126C4) e Keke Rosberg (Wiliams FW09/Honda que voltavam a ganhar o italiano em Zolder e o finlandês em Las Vegas. O GP da Áustria seria o primeiro em que todos os bólides da F1 utilizaram motores turbo e em Setembro a Michelin anunciava o seu abandono em favor de outras disciplinas do automobilismo mundial. Nos teams italianos algumas mudanças na chefia técnica, Piero Landi filho de Enzo Ferrari substituía o Eng. Mauro Forghiei na direcção técnica dos carros vermelhos de Maranello e Carlos Chiti o homem forte da Alfa Romeo, na marca italiana desde a década de 50 e responsável pelo regresso da marca à F1 nos anos de 1980 abandonava a F1. Mundial de Condutores:1ºMclarem 143.5; 2ºFerrari 57.5; 3ºLotus 47; 4ºBrabham 38; 5ºRenault 34; 6ºWiliams 25.5; 7ºToleman 16; 8ºAlfa Romeo 11; 9ºArrows 6; 10ºOselha 4;11ºLigier 3;12ºATS. Mundial de Condutores: 1ºN.Lauda (AUS) 72; 2ºA.Prost (F) 71.5; 3ºDE Engelis (I) 34; 4ºM.Alboreto (I); 5ºN. Piquet (BR) 29; 6ºR. Arnoux (F) 27; 7ºD.Warwick (GB) 23; 8ºK.Rosberg (SF) 20.5; 9ºN.Mansell (GB) e A.Senna (BR); 11ºP.Tambay (F) 9; 12ºT.Faby (I) 8; 13ºR.Patrese (I) 8; 14ºT.Bousten (BL) e J. Lafitte (F) 5; 16º De Cesaris (I); Cheever (USA) e B.Johansson (S) 3; 19ºJ.Gartner (AUS) e P.Ghinzani (I) 2; 21ºG.Berger e M.Surer (SUI)1.

Sem comentários: