Ove Andersson o piloto/manager no RAC de 1973
O super competitivo Grupo B da Toyota - rei e senhor das picadas africanas.
O Supra Turbo um desastre total
Carlos Sainz o obteve o seu primeiro título de pilotos em 1991 o início dos sucessos do TTE
O Toyota Corolha WRC a última aposta oficial
A história da Toyota nos rallys internacionais iniciou-se com a inscrição do Campeão sul africano de rallys, Jan Hettema, numa prova do campeonato nacional, com o modelo, Corona Hard Top. Porém , a primeira prova com apoio de fábrica, no âmbito de conquistar os mercados europeus foi o Monte Carlo de 1970, quando Jan Hettema e o piloto, versátil, Vic Elford, estrearam em Monte Carlo o modelo Corona Mark II G SS, sem resultados ambos desistiram no decorrer da prova. Em 1972, a Toyota voltava a Europa, para disputar o Rally do RAC, Ove Andersson estreava o modelo Celica era 9º, o primeiro resultado da marca ao mais alto nível e um início de uma longa duração do piloto sueco com a marca nipónica. Em 1973, o programa da Toyota continuava a avançar timidamente e os rallys escolhidos para a temporada era a Acrópele e o RAC , mas estas experiências no novo mundial de rallys seria interrompido no ano seguinte face às consequências da Crise do Petróleo. Ove Andersson era já um personagem influente no Japão e tornava-se manager do team para além de piloto oficial e em pouco tempo depois o responsável pelo Toyota Team Europa. Apesar de tudo o Celica obtinha a sua primeira vitória no mundial de rallys, o Press on Regardless ganha pelo piloto local Walter Boyce. Em 1975 a aventura Toyota na Europa recomeçava, Ove Andersson obtinha um 3º lugar em Portugal e Hannu Mikkola vencia nos 1000 lagos, a máquina era o Corolha TE20 , que debitava cerca de 185 CV. O sucesso do modelo em termos de competitividade, manteve-o no activo até 1977 quando é estreado o Celica RA20 equipado com um motor de 2 Litros e 16 válvulas, um carro frágil mas que mantinha a progressão da marca nos rallys europeus com vitórias absolutas em vários campeonatos nacionais. O ano de 1982, corresponde a mudanças radicais nos regulamentos da F.I.A, surgiam os super carros ou melhor os grupo B e a marca nipónica, construía um dos motores turbos mais robustos que correram no Mundial de Rallys o denominado TA 64, que acabaria por equipar o Celica Turbo TC e que se tornou rapidamente num dos modelos com maior sucesso nas provas africanas. A morte trágica de Henri Toivonem, acabaria com os Grupo B, quando a Toyota testava dois modelos do futuro Grupo S, que marcaria a futura regulamentação e o desejo de ganhar o Mundial de rallys uma das directrizes da casa mãe era amputado. Mas a Toyota não parou o seu projecto de desenvolver um carro ganhador, face à nova regulamentação o Grupo A.O início foi desastroso o Supra 3 Litros era pouco competitivo, em 1988 estreava-se o Celica GT4 e era o início do período áureo da Toyota consagrado por outros três modelos carismáticos: o Celica Turbo 4WD, o Celica GT-Four e o Corolha WRC que marcou o fim da marca a nível da sua participação oficial. A Toyota, obteve dois títulos, Mundiais em 1993 e 1999 e decisivamente tinha conquistado o mercado europeu como construtor o objectiva primordial da aventura iniciada em 1973. As vitórias 43 da marca no Mundial de rallys e no WRC: Toyota Celica (A22) - 1974 – Press on Regarless – Walter Boyce; 1975 –Corolha Levin – H. Mikkola; 1982- Celica (RA63), B.Waldegaard (Nova Zelândia); 1984/1985 e 1986: - Celica TC Turbo (B.Waldegarrd – Costa do Marfim (1983 e 1986) e Safari (1983 e 1984); J.Kankkunen (Safari e Costa Marfim -1986); Celica GT4 (duas versões) – 1989/1994 – C.Sainz (1990-Acrópele,Nova Zelândia, 1000 Lagos e RAC – 1991- Monte Carlo, Portugal, Córsega, Nova Zelândia, Argentina,Catalunha – 1992 –Safari, Nova Zelândia, Catalunha e RAC); A.Schwarz (Catalunha-1991); M.Joasson (Suécia-1992); D.Auriol (1993- Monte Carlo;1994-Córsega e Argentina; 1995- Córsega , 1998 –Catalunha; 1999 –Chipre));J.Kankkunen (1993-Safari,Argentina, 1000 Lagos, Austrália, RAC e Portugal); Y.Duncan (Safari -1994); Corolha WRC-Carlos Sainz (1998 – (Monte Carlo, Nova Zelândia e Espanha). A Toyota obteve os títulos de marcas em 1993,1994 e 1999. A nível de pilotos foram campeões ao serviço da Toyota: C. Sainz (1990 e 1992); J. Kannkunen (1991 e 1993) e Didier Auriol (1994).
2 comentários:
Uma excelente homenagem à minha marca favorita! Uma equipa que nunca desistiu de procurar o sucesso até à sua extinsão.
Como Toyotista assumido os meus parabéns e obrigado por tão completa história.
Abraço!
Obrigado...Morgado e boas provas de slot.
Um abraço
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