quinta-feira, dezembro 24, 2009

2002 - Gronholm imperial na época triunfal dos 206WRC


O WRC de 2002 iniciava-se com a quarta vitória de Tommy Makkinen consecutiva em Monte Carlo mas a primeira com a nova equipa de Subaru e com o modelo Imprenza. Mas o caso do Rally, foi a excelente prova de Sebastien Loeb (Citoen XSara)(2º), que dominou uma série de classificativas e teria ganho o rally se não fosse uma penalização de dois minutos em função de uma alegada assistência ilegal ao seu bólide.O novo Focus WRC de Carlos Sainz completava o pódio (3º) numa prova que a Ford foi a única equipa a apresentar um novo WRC. Na Suécia, não houve argumentos para contrair o 206 WRC de M.Gronholm, que repetia o triunfo de 2000 e a vedeta da prova seria o jovem promessa nórdica Jannie Tuohino, cujo Focus RS (6º) andou regularmente entre os mais rápidos. Harry Rovompera (2º) completou o domínio da marca do “leão” que venceu onze das quinze classificativas. A Córsega pela primeira vez era a 3ºprova do WRC e Gilles Panizzi voltava a repetir o triunfo de 1999, os 206 WRC estiveram a 100% na ilha corsa e M.Gronholm (2º) e R.Burns(3º) que não eram especialistas no asfalto contribuíram para um pódio totalmente Peugeot. F.Bulsgaski (4º) que estreou uma nova evolução do Xsara ficou só a dois minutos de Panizzi. A expectativa para a Catalunha era muito grande para confirmar a rapidez dos 206WRC relativamente aos Xsara, mas o filme repetiu-se nas rápidas e sinuosas estradas de Lloret del Mar, apenas com uma diferença, M.Gronholm terminou apenas em 4º favorecendo a subida ao pódio do Xsara de F.Bulgaski que desta vez ficou a pouco mais de um minuto do 206WRC. Em Chipre mais uma vitória de M.Gronholm depois do domínio de Colin McRae nas duas primeiras etapas mas problemas várias e um despiste que amachucou a carroçaria do Focus WRC não permitiram mais que um (5º) para o fogoso e rápido piloto britânico. Nas pampas argentinas, os 206WRC ficaram fora de prova por desclassificação. O Focus WRC que já se tinha mostrado competitivo no mau piso da prova Argentina confirmara o seu potencial na Acrópele com a vitória de Carlos Sainz, a 24ª. Na Grécia, confirmava-se o potencial dos Focus WRC em pisos demolidores, Colin McRae chegava ao triunfo com apenas 15 s sobre M.Gronholm mas o seu domínio já estava consolidado nas classificativas disputadas na região de Parnassos ao longo da segunda etapa. A caravana deslocava-se para a África, corria-se na savanas do Quénia, sem a dureza da época do verdadeiro Safari, T.Makkinen dominou toda a 1ºEtapa, mas Colin McRae chegava à vitória sendo a sua segunda vitória consecutiva, a terceira da Ford, Ricard Burns(2º) cumpria o papel da Peugeot e T.Roadstron que tinha sido 8º na Acrópele continuava a aprendizagem do Xsara na terra e um pódio (3º) era um excelente resultado para um carro desenvolvido inicialmente para o asfalto. Nos 1000 Lagos o habitual domínio dos finlandeses com a terceira vitória consecutiva da M.Gronholm, Richard Burns (2º) era o primeiro não escandinavo e P.Solberg (Subaru Imprensa WRC) completava o pódio (3º). Perante o desalento dos homems do 555 Subaru World que contava com T.Makkinen (5º) para a vitória numa prova que dominou entre 1994 e 1998. Na quarta prova em asfalto, Sebastien Loeb obtinha a sua primeira vitória em WRC e os 206WRC contentava-se com os restantes lugares do pódio numa prova acidentada com vários pilotos oficiais a distribuírem de forma violenta as suas montadas. Todavia, San Remo voltou a ditar a lei dos 206WRC no asfalto uma vez com Gilles Panizzi na hora da vitória ainda que 15s o separasse de R.Burns. Mas, J.Puras melhor dos Xsara ficava a dois minutos. Na Nova Zelândia, M.Gronholm esteve imparável numa vitória ao sprint terminando a prova com mais de dois minutos de vantagem sobre H.Rovompera, distância temporal não muito comum na era do WRC, no final era já virtual campeão do mundo de Rallys .Na Austrália a história repetia-se, M.Gronholm obtinha o seu 5º triunfo da época e apenas P.Solberg (3º) animou um pouco a luta com os Peugeots que dominaram de forma absoluta os rallys no Pacífico. No RAC, os heróis locais não estiveram na luta pela vitória, M. Gronholm, impôs a sua vontade na primeira etapa e M. Martin dominou a segunda, mas seria Peter Solberg a fechar a época com uma vitória com muito mérito, numa época em que os Imprenza estiveram longe de outros tempos. A Peugeot já campeão obtinha um modesto 7º por H.Rovompera numa temporada em que os 206WRC mostraram que eram os melhores em todos os pisos do calendário do WRC. Classificações por Marcas: 1ºPeugeot (165); 2ºFord (104); 3º Subaru(67); 4ºHyundai (10) 5ºSkoda 9; 6ºMistushbishi (6). Pilotos:1ºM.Gronhom (SF) 77; 2ºP.Solberg (NOR) 37; 3ºC.Sainz E (36); 4ºC.McRae (GB) 35; 5ºR.Burns (GB) 34; 6ºG.Panizzi (F) 31; 7ºH.Rovompera (SF) 30; 8ºT.Makkinen (SF) 22; 9º M.Martin (EST) 20; 10ºS.Loeb F (18); 11ºP.Bulgaski (F) 7; 12ºT.Radstrom (s) 4; 13ºT.Gardmeister (SF) 3; 14ºA.McRae (GB) 2; 15ºB.Thiry (BL) 2; 16ºJ.Kankkunen (SF) 2; 17ºK.ERiksson (S) 1; 18ºJ.Puras (E) 1; 19ºF.LOix (BEL) 1; 20ºM.Higgins (GB)1.

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