Mike Hawtorn, em Spa quando o Grand Prix era corrido em sentido contrário.
Uma dupla de sucesso na História da Ferrari Sport - Mike Hawthorn e Enzo Ferrari
Com Peter Collins um dos amigos que perdeu nas pistas e que influenciou a sua temporada
MIKE HAWTHORN – Foi o primeiro inglês a vencer um Grande Prémio de F1 e o primeiro a sagra-se campeão do mundo e dos pilotos que na história da F1 que mais rapidamente ascendeu à fórmula máxima. Estreou-se na competição com vinte e dois anos em 1951, revelando-se desde logo um piloto notável na categoria de Sport obtendo oito vitórias absolutas na sua temporada. No ano seguinte com o Cooper T-20, estreia-se na antecâmara da F1, a F2 e obtém duas vitórias e truinfa em três corridas da Fórmula Livre e a meio da temporada está já na Fórmula 1 como piloto da Cooper, com o T-20 é 4º em Spa na prova de estreia chega ao pódio (3º) no GP da Bélgica e foi 4º na Holanda o que lher permite terminar numa época incompleta ao mais alto nível na 5º posição. O piloto britânico termina a época assinando com a Ferrari como era comum com os pilotos de referência na década de 1950 e 1960, no final da época é 4º e obtém a primeira vitória na F1 com o Ferrari 500 no GP da França. Piloto versátil, estreia-se no Mundial de Sport com o Ferrari 375 MM fazendo equipa com o lendário Giuseppe Farina vencendo nas 24 Horas de Spa e nas 12 horas de Pescara. Em 1954 leva a Ferrari à vitória no GP de Espanha e é 3º no Mundial e vence nos Sport o Tourist Trophy e GP de Supercortemaggiore. As dúvidas sobre a competitividade da Ferrari levaram-no para Vanwall, duas desistências, muda de novo de team volta à Ferrari e 6º em Inglaterra foi o melhor resultado de uma época para esquecer. Na categoria de Sport assina pela Jaguar vence o Tourist Trophy , as 12 horas de Sebring e obtém a sua consagração com o um dos pilotos mais completos de Sport ao vencer as 24 horas de Le Mans, numa edição negra para o desporto automóvel devido ao trágico acidente da Mercedes que culminou com a morte do piloto da marca o francês Pierre Lavegh e cerca de oito dezenas de espectadores. O inglês esteve indirectamente envolvido no acidente, quando Lance Macklin trava desesperadamente para não colidir com a traseira do Jaguar Tipo D de Hawthorn situação que Pierre Lavegnh acabou por não evitar ao colidir na traseira do Austin Healy do piloto inglês voando tragicamente a mais de 260 k/h para a morte. O ano de 1956 é o pior na sua carreira da F1, volta a guiar para marcas britânicas e regressa Vanwall , terminando a época na BRM somando apenas 4 pontos no Mundial de F1 no Mundial de Marcas, volta à Ferrari e 860 Monza e permitiu-lhe um pódio (3º) na Suécia. De volta à Ferrari em 1957, termina o Mundial de Pilotos em quarto lugar, com 13 pontos, sendo seu melhor resultado um segundo lugar no GP da Alemanha. No Mundial de Marcas , dois pódios : 2º 1000 Km da Venezuela, Ferrari 335 S e 3º nos 1000 Km de Nurburgring, com Ferrari 315 S. O ano de 1958 é o regresso definitivo de Mike Hawthorn à marca de Maranello sagrando-se campeão Mundial de Fórmula Um, graças ao jogo de equipa, uma vez que o seu companheiro Phill Hill acabou por o deixar passar e o 2º posto no final deu-lhe o título por um ponto de vantagem a Stirling Moss. A Fórmula 1, estava mais competitiva, os chassis mais rápidos a morte espreitava nas rápidos e perigosos circuitos da F1, a perda de amigos como Ligi Musso, Peter Collins e Stuart Lewis Evans, foi determinante para o fim da sua carreira na F1 quando ainda era um piloto competitivo, todavia o britânico viria a perder a vida num estrada britânica de forma inglória, uma das testemunhas do acidente Rob Walker, admitiu ter sido ultrapassado a grande velocidade pelo Jaguar do então campeão do mundo, o que deu azo a alguns boatos que os dois pilotos estavam a competir numa estrada nacional, situação que nunca seria confirmada. No seu palmarés constam 49 participações em GPs, três vitórias absolutas, dezoito pódios, 4 poles e seis voltas mais rápidas .
2 comentários:
Buen resumen.
Hawthorn le quitó a Moss el honor de ser el primer Campeón de F-1 inglés.
Es verdad ...Manuel, una pena, porque Moss fue un dos mejores pilotos de los cinquente. Pero su problema fue un grande piloto, Fangio...
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