quinta-feira, dezembro 23, 2010

O Targa Florio - A última das clássicas ....notas históricas


O primeiro vencedor da História...do Targa Florio.
    Os acidentes uma constante ao longo da sua história.
Stirling Moss/Tony Brooks a primeira vitória de uma dupla de pilotos de referência da Fórmula 1

                                 A Porsche em múltiplas versões fazem parte da história do Targa Floria 
                       Vacarella/Scarfotti a dupla da Ferrari fez história na edição de 1867 
Vacarella e o Alfa 33, a piloto e a marca que dominaram as últimas edições da clássica italiana

A Gulf recorda a histórica prova italiana

O Targa Florio foi durante três quartos do século XX, uma das clássicas do automobilismo Mundial e a uma das provas de estrada aberta que mais tempo resistiu à modernidade técnica e aerodinâmica, que acabou com este tipo de maratonas em estrada aberta a partir de meados do século. O Targa Florio, nasceu em 1906 da vontade sonhadora de Vicenzo Florio, um destinto herdeiro de uma família afortunada de Palermo, que desde finais do séc. XVII se afirmava no comércio internacional de vinhos antes de se dedicar à construção e comércio de barcos. Vicenzo, desde cedo apaixonou-se pelos motores, tendo feito parte da geração de históricos do automobilismo italiano. Não foi por acaso que tomaria parte na primeira prova disputada em Itália, o Circuito delle Madonnie, no seu Mercedes que lhe garantia a 9º posição da geral. O mesmo circuito, seria motivo de inspiração para o jovem Vicenzo Fiori, que gizava um novo traçado, com cerca de 148 Km, a serem percorridos em três voltas, com as dificuldades determinadas pelo tortuoso e perigoso traçado, que chegava a atingir uma altitude de 634 metros acima do nível do mar. Ao longo da sua história, a prova foi marcada pelas grandes marcas como a Bugatti, Mercedes, Pe0ugeot, Ferrari, Lancia, Porsche e Alfa Romeo, que fizeram a história do Targa Florio e ao mesmo tempo cobriram as suas marcas com honra, glória e prestigio, numa prova que ultrapassava o quotidiano das populações, com os bólides a atingirem velocidades mais adequadas a provas de circuito fechado, de tal forma que em 1978 terminava oficialmente a realização do Targa Flória como prova oficialmente reconhecida pelo calendário internacional de provas desportivas pela FIA. A prova, chegou a denominar-se Giro da Sicília mas o momento mais importante e glorioso da sua história ocorreu em 1955 quando o Targa Floria passa a pontuar para o Mundial de Marcas, tornando-se dessa forma um acontecimento anual a que marcava presença os mrlhores pilotos italianos do m,omento a qual se juntavam, algumas vedetas, da F1, dos Rallys e dos Sport Protótipos…enfim uma época de ouro das corridas em solo italiano.     

Sem comentários: