Tributo - Fiat 131 Abarth
1977 - Markku Allen -Rally de Portugal Vinho do Porto - Fiat 131 Abarth/Olio Fiat.
1980 -Walter Rörld ganha em Monte Carlo no ano de ouro do 131 Abarth que vence por pilotos e Marcas.
Em plena crise do petróleo, em 1973 o Grupo FIAT iniciava os primeiros testes do futuro modelo que deveria substituir o 124, cujo êxito comercial fora indiscutível. Assim em 1974 era apresentado a imprensa internacional, um novo modelo o 131 Mirafiori, um carro familiar de quatro portas nas versões de 1.300, 1.600 e 2.000. Com surpresa a marca em 1975 designou a versão 131 como o modelo do grupo FIAT para o Mundial de Rallys, quando o Lancia Stratos HF era ainda super competitivo e nada justificava um novo concorrente no seio do grupo italiana, aliás no ano de retirada do 131 Abarth em 1981, Bernard Darniche vencia na Córsega com o Stratos HF. Porém a decisão estava tomada, Bertone seria o responsável pela preparação da carroçaria, que receberia um motor preparado na Abarth e para a temporada de 1976, a Fiat apresentava-se com o 131 Abarth e o Lancia Stratos HF continuava a sua carreira desportiva em equipas semi-oficiais como a equipa transalpina do Jolly Club. Em termos técnicos, o 131 Abarth, debitava cerca de 230 CV., mais 90 CV., que a versão de série. No Mundial de Rallys, o sucesso iniciou-se logo na primeira temporada com o triunfo de Markku Allen nos 1000 Lagos. Na temporada de 1977, o 131 Abarth venceu cinco provas e obteve o seu primeiro título, em 1978 a marca bisa e soma mais quatro vitórias com cinco pilotos diferentes, revelando-se um chassis notável em terra apesar da vitória de Bernard Darniche no asfalto da Córsega. Em 1979, o 131 Abarth apenas vence nos 1000 Lagos com Markku Allen que obteve a sua terceira vitória consecutiva. Mas a temporada de 1980, a última do 131 Abarth foi coroada de êxito com o terceiro título obtido pelo modelo e Walter Rörld que venceu em quatro rallys do Mundial. Em 1981 a marca abandonava oficialmente o Mundial de Rallys, mas a consagração de pilotos como Markku Allen e Walter Rörld, se deveu em grande parte ao mítico modelo italiano. As vitórias da vitória do 131 Abarth: 1976- 1000 Lagos-Markku Allen. 1977- Portugal-Markku Allen; Nova Zelândia-Fulvio Bachelli; Quebec -Timo Salomen; São Remo-Jean Clude Andruet e Córsega-Bernard Darniche. 1978-Portugal e 1000 Lagos-Markku Allen, Acrópele e Critério Quebec-Walter Rörhl; Córsega-Bernard Darniche.1979-1000 Lagos-Markku Allen e 1980-Monte Carlo, Portugal, San Remo e Codasur-Walter Rörhl . 1981-Monte Carlo-Markku Allen.
Sem comentários:
Enviar um comentário