domingo, novembro 20, 2011

Yvan Muller vence no WTCC 2011


Daniel Juncadella venceu a corrida rainha de F3 do GP de Macau ( foto de Tonyyu) 

O pelotão do WTCC 2011 ( in Sport Auto Live)
O bi campeão do WTCC (2008/2011) .... numa época demasiado monótoma.... (site WTCC)

A 58º Edição do GP de Macau, marcava o final do campeonato FIA-WTCC, que até a duas temporadas atrás era simplesmente o melhor campeonato de turismos universal e o melhor campeonato da FIA para muitos dos comentadores do automobilismo internacional. Mas, a retirada da BMW e a entrega dos Seat à SUNRED que jamais foi capaz de fazer evolui o Seat, tornou este campeonato demasiado monótono de tal forma que a partir de Monza perdeu todo o seu interesse face ao domínio dos Chevrolet. De resto em apenas duas corridas os Chevrolet não ganharam os heróis foram Gabriele Tarquini (Seat) na Bélgica e Tom Coronel (BMW) no Japão. Assim a expectativa em termos de competitividade ficou limitada em saber qual dos pilotos do Lacetti chegaria ao título. E se o britânico Robert Huff a meio do campeonato tornava-se claramente o grande favorito para o título, curiosamente em Domington Park e em casa, foi batido mas duas corridas por Yvan Muller cuja experiência, rapidez e talento, foi decisivo para alcançar o seu segundo título no WTCC (2008, 2011). O piloto francês, que iniciou a sua carreira nos monolugares em 1988, tendo inclusivamente vencido o campeonato britânico de F2 (1992), especializou-se um pouco mais tarde nos Turismos, no campeonato de França onde se estreia em 1994 e chega ao título em 1995. Passa pelos campeonatos italiano e germânico, com bons resultados, mas é no BTCC então o melhor campeonato europeu de Turismos que se destaca, vencendo a edição de 2003 e somando nada mais quatro vice – campeonatos. Ao WTCC chega em 2006 e para além dos títulos já conquistados, soma treze vitórias absolutos. Para Tiago Monteiro apenas uma referência, um campeonato regular com um carro pouco competitivo, incapaz de chegar à vitória e uma boa prova para o piloto português significava bater o seu companheiro da equipa, em qualificação e em corrida, o que se verificou em algumas provas, Gabriele Tarquini outro nome de referência do WTCC. Classificação Geral (Top 10) / WTCC 2011: Pilotos -1ºY.Muller (433); 2º R.Huff (430); 3º A.Menu (323); 4º T.Coronel (233); 5º G.Tarquini (204); 6º T.Monteiro (117); 7ºK.Poulsen (112); 8º F.Engstler (88); 9ºN.Micheliz (88) 10ºM.Nykjaer (86) – Construtores: 1ºChevrolet (973);2ºBMW Customer Racing Team (583); 3º Volvo Polestar Evoluation Team ( 154).


Sem comentários: