sábado, novembro 12, 2011

Jari Matti Latvala confirma vitória absoluta em Wales...

Jari Matti Latvala finalmente a primeira vitória no WC 2011
(foto de Petr Élias)

A edição do Rally de Wales GB de 2011, prometia mas a desistência prematura de Miko Hirvonen no momento em que a liderança da prova disputava-se ao segundo, contribui de certo modo para a perda de emoção que rodeou as seis classificativas iniciais. Uma vez que Sebastien Loeb, comemorava a sua oitava vitória no campeonato do WRC em plena 7ª classificativa, a partir daí assistiu-se a um ataque de Jari Matti Latvala que terminava o segundo dia na frente do Rally do Wales numa nítida perseguição pela vitória que esteve ao seu alcance ao longo da temporada de 2011. O terceira dia tem sido marcado pelo domínio de Jari Matti Latvala, que à entrada de Crychan 1, tinha uma vantagem de menos de 7s sobre Sebastian Loeb, mas pouco depois a notícia corria na caravana do rally. Sebastien Loeb tinha sido vítima de uma colisão de trânsito em plena ligação para a especial SS21. Ou seja, a menos que o piloto do Fiesta WRC RS, cometa algum erro ou vítima, de uma avaria mecânica, deverá vencer a edição do Rally de Gales 2011. No momento em que os primeiros pilotos estão a controlar no final da SS Halfway 2, tudo parece indicar que as posições finais do Top 10, estão praticamente definidas, numa prova em que Mads Ostberg se tem destacado, entre os carros da M Sport que devido às circunstâncias estão a caminho de um resultado histórico para aquela equipa privada. Todavia, a luta entre Dennis Kuipers e Evgeny Novikov é o único ponte de interesse nesta fase do Rally quando Jari Matti Latvala está a menos a caminho da ligação para a Power Stage. Kris Meeke, apesar de muito apoiado nas florestais britânicas, não tem sido capaz de andar na frente dos homens da M-Sport e Armindo Araújo que ascendeu ao Top 10 só em circunstâncias anormais poderá chegar à posição de Ken Block.

Classificações oficiosas no final da SS 21 (top10):

1. Jari-Matti Latvala Ford 3h02m35.2s
2. Mads Ostberg Stobart Ford + 3m19.5s
3. Henning Solberg Stobart Ford + 6m31.0s
4. Kris Meeke Mini + 6m52.3s
5. Matthew Wilson Stobart Ford + 8m11.7s
6. Ott Tanak M-Sport Ford + 8m58.7s
7. Dennis Kuipers FERM Ford + 9m21.1s
8. Evgeny Novikov Abu Dhabi Ford + 9m21.8s
9. Ken Block Monster Ford + 15m06.8s
10.Armindo Araújo/Mini+ 15m45s 

Tal como prevíamos as duas especiais que faltavam apenas serviram para confirmar a primeira vitória e se Eugene Novikov se superiorizou a Dennis Kuipres como se esperava, Armindo Araújo limitou-se a garantir o 10ª posição e a sua segunda pontuação no WRC nesta sua primeira temporada ao mais alto nível nos rallys internacionais. Classificação Oficial:

1. Jari-Matti Latvala Ford 3h27m03.5s
2. Mads Ostberg Stobart Ford + 3m42.9s
3. Henning Solberg Stobart Ford + 7m05.1s
4. Kris Meeke Mini + 7m12.3s
5. Matthew Wilson Stobart Ford + 8m57.3s
6. Ott Tanak M-Sport Ford + 9m27.1s
7. Evgeny Novikov Abu Dhabi Ford + 9m47.7s
8. Dennis Kuipers FERM Ford + 10m12.7s
9. Ken Block Monster Ford + 16m01.2s
10. Armindo Araujo Italia Mini + 17m01.6s

Classificação do WRC de 2011

(Pilotos) 1ºSebastian Loeb (222); 2ºM.Hirvonen (214); 3ºS.Ogier (193); 4ºJ.Latava (146); 5ºP.Solberg (110); 6ºM.Ostberg (70); 7ºD.Sordo(57); 8ºM.Wilson (53); 9ºH.Solberg (44); 10ºK.Reikkonen (34); 11ºF.Villagra (20); 12ºD.Kuipers (17); 13ºK. Al.Qassimi (15); 14ºJ.Haninen(14);15ºK.Meeke (13);16ºH.Paddon (10); 17.M.Prokop (7);18ºO.Tanak (18); 19ºP.Andersson (6); 20º M.Kosciuskzo (6) 21ºE.Novikov (6); 22ºA.Araújo (24); 23ºO.SAliuk (4);24ºK.Block (4); 25ºP.V.Merkteijn Jr (2);26ºB.Guerra (2); 27ºP.Campana (2); 28ºB.Sousa (1); 29ºP.Flodin (1).
(Marcas) 1.Citroen Total WRT (397); 2ºFord Abu Dhabi WRT (351);3ºM Sport Stobart Ford (145); 4º Petter Solberg WRT (98); 5ºFERM WRT 44; 6ºTeam Abu Dhabi (42); 7ºMunchis Ford WRT (38); 8ºMonter WRT (19); 9ºVan Merksteijn Motorsport(16) e 10ºBrasil WRT 3.

Independentemente das classificações finais do WRC, o nosso top10 de 2011.

Sebastien Loeb o campeão dos campeões (foto de Petr Èlias) 

1.Sebastien Loeb (5 vitórias) - não existe nenhuma dúvida em que o campeoníssimo piloto francês, é sem dúvida o melhor piloto da actualidade porém até ao Rally de Alemanha, sofreu a pressão do seu companheiro da equipa e pela primeira vez se questionou quem era o piloto mais rápido da Citroen. Todavia, Sebastien Loeb continua a demonstrar que quando está sob pressão raramente comete um erro e que controla com alguma margem os seus adversários quando é necessário fazê-lo.



Sebastian Ogier foi o primeiro piloto a questionar o favoritismo do seu companheiro de equipa na luta pelo título (foto de Hans Myhart)


2.Sebastian Ogier (5 vitórias) - Bateu, Sebastian Ogier (5º) logo no Rally da Suécia numa prova em que os DS3 WRC foram surpreendidos pelo novo modelo da Ford. As vitórias nos rallys da Jordânia e em Portugal, lançaram-no na corrida do título. Na Acrópele, Sebastian Ogier é surpreendido no último dia por Sebastien Loeb e o ambiente na equipa é de tensão, apesar da vitória do primeiro piloto da equipa. Na Alemanha é a vez de Sebastian Ogier, vingar a derrota na Grécia, mas a desistência na Austrália abre caminho para o oitavo título para Sebastian Loeb. Mas se Sebastian Ogier, ainda revela alguma fogosidade, já demonstrou que é capaz de ganhar e de lutar taco a taco, com Sebastian Loeb



J.M.Latvala  um dos mais rápidos do WRC condicionado pelas ordens de Malcon Wilson
(Foto de Martin Palm) 

3.J.M.Latvala  (1 vitória)– Não terminou o WRC no pódio, mas foi sem dúvida o melhor piloto da Ford durante a época e em diversos momentos de várias provas o piloto mais rápido em prova, como por exemplo em França na última etapa. Na Acrópele esteve muito próximo da vitória, em Espanha e na Austrália, a sua prova foi condicionada pelo jogo em equipa e em muitos momentos dominou. Sem dúvida, que J.M.Latvala mostrou mais maturidade que na época anterior o único piloto que se revelou capaz de andar ao nível dos pilotos de fábrica do DS3 WRC.

Miko Hirvonen falta-lhe talento para chegar ao título ( foto de Hans Myhart)


4.Miko Hirvonen (2 vitórias) – Apesar de se apresentar no Rally de Wales como candidato ao título e demonstrou na estrada que podia eventualmente ganhar a prova britânica, a grande verdade é que o finlandês não esteve ao longo da temporada ao nível de um vice-campeão e muitos dos pontos foram recolhidos com a complacência de Jari Matti Latvala.



Petter Solberg, rápido e espectacular faltou apenas as especificações do DS3 WRC de fábrica
(foto de Marco Rodriguez) 

5.Petter Solberg - Sem dúvida, o melhor privado do WRC embora na prática seja um piloto de talento e que há muito devia estar integrado numa equipa de fábrica. Na Suécia, bateu os Citroen de fábrica e até à prova realizada nas “pampas” Argentina, esteve sempre na luta pelo pódio, mas sem as evoluções dos modelos de fábrica, a luta pelas vitórias ficou confinada à luta pelos lugares do pódio.

Daniel Sordo uma boa surpresa um piloto a fixar para 2011 (foto de Monica Parisotto)


6. Daniel Sordo - Demonstrou em três provas na França, na Alemanha e na Espanha, que está ao nível dos melhores pilotos do WRC, um programa restrito não lhe permitiu outros voos mas é sem dúvida um favorito para lutar pela vitória, o que aliás aconteceu em França onde chegou a liderar o Rally.


Dois pódios em duas provas históricas na Suécia e em Wales, valem por toda a época. 

7.Mads Ostberg - No início da temporada prometeu muito, liderou na Suécia e terminou em segundo, um resultado jamais conseguido pelo jovem norueguês nos tempos do Subaru. A partir de então, Mads jamais conseguiu andar ao nível dos pilotos de fábrica, ainda que no final do campeonato, no Rally de Wales voltou a brilhar entre as estrelas do WRC. Todavia foi de longe o melhor piloto da M-Sport.


Um piloto com muitas oportunidades mas que só em condições excepecionais faz bons resultados 
(foto de Timo Anis)

8. Malcon Wilson JR – Bons apontamentos nos rallys de Portugal, Jordânia e Austrália, porém o jovem britânico deixou de ser uma promessa do WRC e mas apenas mais um piloto com talento do segundo pelotão


Henning Solberg uma época modesta para quem já fez muito melhor.
(foto de Hans Myhart)


9.Hening Solberg - Fez provavelmente uma das suas piores épocas no WRC e rodou por norma em posições abaixo do top 5, longe vão as suas performances com o Ford Focus RS WRC ou com o Peugeot 307 WRC.

Kimo Raikkonen continua a ser um outsider no WRC ( foto de Petr Èlias) 


Dennis Kuipers sem dúvida um piloto em progressão (Apostoulos Tikopolos)

10. Kimo Raikkonen – Apenas um piloto de talento da F1 que não foi capaz de provar no WRC nesta segunda época. Neste top, poderíamos colocar Kris Meeke, se tivesse um outro programa ou o holandês Dennis Kuipers, que foi sem dúvida entre os privados o piloto que mais evoluiu.

Sem comentários: