Jari Matti Latvala finalmente a primeira vitória no WC 2011
(foto de Petr Élias)
Classificações oficiosas no final da SS 21 (top10):
1. Jari-Matti Latvala Ford 3h02m35.2s
2. Mads Ostberg Stobart Ford + 3m19.5s
3. Henning Solberg Stobart Ford + 6m31.0s
4. Kris Meeke Mini + 6m52.3s
5. Matthew Wilson Stobart Ford + 8m11.7s
6. Ott Tanak M-Sport Ford + 8m58.7s
7. Dennis Kuipers FERM Ford + 9m21.1s
8. Evgeny Novikov Abu Dhabi Ford + 9m21.8s
9. Ken Block Monster Ford + 15m06.8s
10.Armindo Araújo/Mini+ 15m45s
Tal como prevíamos as duas especiais que faltavam apenas serviram para confirmar a primeira vitória e se Eugene Novikov se superiorizou a Dennis Kuipres como se esperava, Armindo Araújo limitou-se a garantir o 10ª posição e a sua segunda pontuação no WRC nesta sua primeira temporada ao mais alto nível nos rallys internacionais. Classificação Oficial:
1. Jari-Matti Latvala Ford 3h27m03.5s
2. Mads Ostberg Stobart Ford + 3m42.9s
3. Henning Solberg Stobart Ford + 7m05.1s4. Kris Meeke Mini + 7m12.3s
5. Matthew Wilson Stobart Ford + 8m57.3s
6. Ott Tanak M-Sport Ford + 9m27.1s
7. Evgeny Novikov Abu Dhabi Ford + 9m47.7s
8. Dennis Kuipers FERM Ford + 10m12.7s
9. Ken Block Monster Ford + 16m01.2s
10. Armindo Araujo Italia Mini + 17m01.6s
Classificação do WRC de 2011
(Pilotos) 1ºSebastian Loeb (222); 2ºM.Hirvonen (214); 3ºS.Ogier (193); 4ºJ.Latava (146); 5ºP.Solberg (110); 6ºM.Ostberg (70); 7ºD.Sordo(57); 8ºM.Wilson (53); 9ºH.Solberg (44); 10ºK.Reikkonen (34); 11ºF.Villagra (20); 12ºD.Kuipers (17); 13ºK. Al.Qassimi (15); 14ºJ.Haninen(14);15ºK.Meeke (13);16ºH.Paddon (10); 17.M.Prokop (7);18ºO.Tanak (18); 19ºP.Andersson (6); 20º M.Kosciuskzo (6) 21ºE.Novikov (6); 22ºA.Araújo (24); 23ºO.SAliuk (4);24ºK.Block (4); 25ºP.V.Merkteijn Jr (2);26ºB.Guerra (2); 27ºP.Campana (2); 28ºB.Sousa (1); 29ºP.Flodin (1).
(Marcas) 1.Citroen Total WRT (397); 2ºFord Abu Dhabi WRT (351);3ºM Sport Stobart Ford (145); 4º Petter Solberg WRT (98); 5ºFERM WRT 44; 6ºTeam Abu Dhabi (42); 7ºMunchis Ford WRT (38); 8ºMonter WRT (19); 9ºVan Merksteijn Motorsport(16) e 10ºBrasil WRT 3.
Independentemente das classificações finais do WRC, o nosso top10 de 2011.
Sebastien Loeb o campeão dos campeões (foto de Petr Èlias)
1.Sebastien Loeb (5 vitórias) - não existe nenhuma dúvida em que o campeoníssimo piloto francês, é sem dúvida o melhor piloto da actualidade porém até ao Rally de Alemanha, sofreu a pressão do seu companheiro da equipa e pela primeira vez se questionou quem era o piloto mais rápido da Citroen. Todavia, Sebastien Loeb continua a demonstrar que quando está sob pressão raramente comete um erro e que controla com alguma margem os seus adversários quando é necessário fazê-lo.
Sebastian Ogier foi o primeiro piloto a questionar o favoritismo do seu companheiro de equipa na luta pelo título (foto de Hans Myhart)
2.Sebastian Ogier (5 vitórias) - Bateu, Sebastian Ogier (5º) logo no Rally da Suécia numa prova em que os DS3 WRC foram surpreendidos pelo novo modelo da Ford. As vitórias nos rallys da Jordânia e em Portugal, lançaram-no na corrida do título. Na Acrópele, Sebastian Ogier é surpreendido no último dia por Sebastien Loeb e o ambiente na equipa é de tensão, apesar da vitória do primeiro piloto da equipa. Na Alemanha é a vez de Sebastian Ogier, vingar a derrota na Grécia, mas a desistência na Austrália abre caminho para o oitavo título para Sebastian Loeb. Mas se Sebastian Ogier, ainda revela alguma fogosidade, já demonstrou que é capaz de ganhar e de lutar taco a taco, com Sebastian Loeb
J.M.Latvala um dos mais rápidos do WRC condicionado pelas ordens de Malcon Wilson
(Foto de Martin Palm)
Miko Hirvonen falta-lhe talento para chegar ao título ( foto de Hans Myhart)
4.Miko Hirvonen (2 vitórias) – Apesar de se apresentar no Rally de Wales como candidato ao título e demonstrou na estrada que podia eventualmente ganhar a prova britânica, a grande verdade é que o finlandês não esteve ao longo da temporada ao nível de um vice-campeão e muitos dos pontos foram recolhidos com a complacência de Jari Matti Latvala.
Petter Solberg, rápido e espectacular faltou apenas as especificações do DS3 WRC de fábrica
(foto de Marco Rodriguez)
5.Petter Solberg - Sem dúvida, o melhor privado do WRC embora na prática seja um piloto de talento e que há muito devia estar integrado numa equipa de fábrica. Na Suécia, bateu os Citroen de fábrica e até à prova realizada nas “pampas” Argentina, esteve sempre na luta pelo pódio, mas sem as evoluções dos modelos de fábrica, a luta pelas vitórias ficou confinada à luta pelos lugares do pódio.
Daniel Sordo uma boa surpresa um piloto a fixar para 2011 (foto de Monica Parisotto)
6. Daniel Sordo - Demonstrou em três provas na França, na Alemanha e na Espanha, que está ao nível dos melhores pilotos do WRC, um programa restrito não lhe permitiu outros voos mas é sem dúvida um favorito para lutar pela vitória, o que aliás aconteceu em França onde chegou a liderar o Rally.
Dois pódios em duas provas históricas na Suécia e em Wales, valem por toda a época.
7.Mads Ostberg - No início da temporada prometeu muito, liderou na Suécia e terminou em segundo, um resultado jamais conseguido pelo jovem norueguês nos tempos do Subaru. A partir de então, Mads jamais conseguiu andar ao nível dos pilotos de fábrica, ainda que no final do campeonato, no Rally de Wales voltou a brilhar entre as estrelas do WRC. Todavia foi de longe o melhor piloto da M-Sport.
Um piloto com muitas oportunidades mas que só em condições excepecionais faz bons resultados
(foto de Timo Anis)
8. Malcon Wilson JR – Bons apontamentos nos rallys de Portugal, Jordânia e Austrália, porém o jovem britânico deixou de ser uma promessa do WRC e mas apenas mais um piloto com talento do segundo pelotão
Henning Solberg uma época modesta para quem já fez muito melhor.
(foto de Hans Myhart)
9.Hening Solberg - Fez provavelmente uma das suas piores épocas no WRC e rodou por norma em posições abaixo do top 5, longe vão as suas performances com o Ford Focus RS WRC ou com o Peugeot 307 WRC.
Kimo Raikkonen continua a ser um outsider no WRC ( foto de Petr Èlias)
Dennis Kuipers sem dúvida um piloto em progressão (Apostoulos Tikopolos)
10. Kimo Raikkonen – Apenas um piloto de talento da F1 que não foi capaz de provar no WRC nesta segunda época. Neste top, poderíamos colocar Kris Meeke, se tivesse um outro programa ou o holandês Dennis Kuipers, que foi sem dúvida entre os privados o piloto que mais evoluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário