domingo, novembro 13, 2011

Lewis Hamilton a terceira ...numa prova que dominou de ponta a ponta.

Lewis Hamilton resistiu à pressão de Alonso e ganhou na estratégia
(in Vodafone Mercedes Mclaren) 

Fernando Alonso uma prova em que mais uma vez o espanhol se superiorizou ao chassis...
(in ITV F1) 

Sebastien Vettel ainda liderou o GP até à 3ª curva ( in ESPN F1)

Lewis Hamilton obteve a sua 3ª vitória da temporada a 17ª vitória da sua carreira, numa prova em que o domínio do britânico foi evidente apesar da excelente prova de Fernando Alonso, que o circuito de Yas Marina, foi a grande surpresa pelo excelente desempenho do F150 Itália, que fez desde logo uma excelente partida. Esta, foi marcada pelo pião de Sebastien Vettel, que depois de uma partida rápida que o colocava na liderava acabou por entrar em pião numa das curvas mais técnicas do circuito (a 3ª), furando e acabando fora da prova. A partir de então, Lewis Hamilton liderou todo o Grande Prémio e apenas perdendo temporariamente a liderança durante as paragens de boxe. De resto, o grande prémio ficaria decidido durante a segunda paragem, quando Fernando Alonso, parando mais tarde procurou ganhar tempo na boxe, mas o piloto do MP 27 seria mais rápido e venceu e convenceu neste fim-de-semana em Nova Deli. A luta pelo 3º lugar foi outro dos momentos interessantes da prova, com Nico Rosberg na luta com Jenson Button, Mark Webber e Filipe Massa. Porém o germânico não tinha um chassis para lutar pelo pódio e 6º no final não demonstra mais uma bela prova de Nico Rosberg. Jenson Button, bastante rápido no início do Grande Prémio acabou por beneficiar da regularidade para chegar ao pódio, já que Mark Webber fez tudo certinho para chegar ao pódio, na segunda metade do GP. De facto seria após a sua paragem com metade da prova já decorrida que o australiano se revelou o mais rápido em pista, fazendo sucessivas voltas mais rápidas e só a entrada, na última volta em boxe o atirou para fora do pódio (4º) , todavia Mark Webber perdeu muito tempo na primeira parte da prova, para ultrapassar Jenson Button mas utilizando o sistema KERS. Filipe Massa, tal como o seu chefe de fila estava a fazer uma boa prova e estava na luta pelo pódio, mas mais um erro, tirou-lhe todas as hipóteses quando o seu “bólide” entrou em pião. Nos pontos o regresso de Kamui Kobayaski aos pontos que já não se verificava desde o GP de Alemanha, a confirmação dos Mercedes e dos Force Índia como os primeitos chassis do segundo pelotão.


Classificação Provisória:
The Abu Dhabi Grand Prix
Yas Marina, United Arab Emirates;
55 laps; 305.355km;
Tempo: limpo.


1. Hamilton McLaren-Mercedes 1h37:11.886
2. Alonso Ferrari + 8.457
3. Button McLaren-Mercedes + 25.881
4. Webber Red Bull-Renault + 35.784
5. Massa Ferrari + 50.578
6. Rosberg Mercedes + 52.317
7. Schumacher Mercedes + 1:15.900
8. Sutil Force India-Mercedes + 1:17.100
9. Di Resta Force India-Mercedes + 1:40.000
10. Kobayashi Sauber-Ferrari + 1 lap
11. Perez Sauber-Ferrari + 1 lap
12. Barrichello Williams-Cosworth + 1 lap
13. Petrov Renault + 1 lap
14. Maldonado Williams-Cosworth + 1 lap
15. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari + 1 lap
16. Senna Renault + 1 lap
17. Kovalainen Lotus-Renault + 1 lap
18. Trulli Lotus-Renault + 2 laps
19. Glock Virgin-Cosworth + 2 laps
20. Liuzzi HRT-Cosworth + 2 laps

Volta mais rápida:  Mark Webber, 1:42.612

World Championship standings, round 18:


Pilotos:  1º Vettel 374; 2º Button 255 ; 3º Alonso 245; 4º Webber 233; 5º Hamilton 227 ;6º Massa 108 ;7º Rosberg 83; 8º Schumacher 76 9º Petrov 36 10º Sutil 34 ; 11º Heidfeld 34; 12º Kobayashi 28 :13º Alguersuari 26 ;14º Di Resta 23 ; 15º Buemi 15 ;16º Perez 14 ;17º Barrichello 4 ;18º Senna 2 ;19º Maldonado 1

Construtores: 1º Red Bull-Renault 607 2º McLaren-Mercedes 482 3º Ferrari 353 4º Mercedes 159 5º Renault 72 6º Force India-Mercedes 57 7ºSauber-Ferrari 42 8º Toro Rosso-Ferrari 41 9ºWilliams-Cosworth 5



A qualificação no circuito de Yes Marina, com os seus 5.141 m, era uma incógnita para a maioria das equipas que “rumaram” a Nova Deli para a nova estreia do novo circuito de F1. Com zonas muito rápidas e com duas curvas (nº4 e nº16), funcionando como pontos críticos do circuito, a grande questão que se formulavaera se Sebastien Vettel voltaria a fazer a pole. De facto, nas sessões nº1 e nº2, Lewis Hamilton estava mais rápido do que a concorrência e admitia-se mesmo, que estava a ser superior a Jenson Button, uma vez que o campeão de 2009, nem sequer entraria no segundo 38, nas referidas qualificações. Porém, as três últimas voltas da sessão de qualificação foram decisivas e discutidas até aos últimos, segundos da sessão. Já que Jenson Button, na sua última volta faz o “tempo um tempo canhão”, 1m38.63.1, mostrando que aquela volta rápida poderia eventualmente corresponder à pole. Mas não, pois Lewis Hamilton acaba por ser mais rápido no último sector e garante uma posição na primeira linha, enquanto que Sebastien Vettel fazendo uma manobra que já vem sendo habitual, se superioriza a tudo e a todos e obtém a 14ºpole position da época, igualando em tal proeza outro recordista, nada menos que Nigel Mansell (campeão de F1 em 1992). Os Ferrais, os Mercedes e os Force Índia, demonstraram ao longo da sessão que pertenciam a outro pelotão, com as equipas a se qualificarem pela ordem acima referida, com os seus chefes de fila a imporem o ritmo. Entre os menos rápidos de destacar a excelente performance de Daniel Ricciardo que chegou a rodar em tempos próximos de Heike Kovalainen numa sessão que foi novamente dramática para a Wiliams com Rubens Barrichello a ficar fora da sessão da qualificação logo no inicio da sessão.



Tempos da qualificação.


1. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m38.481s
2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m38.622s + 0.141
3. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m38.631s + 0.150
4. Mark Webber Red Bull-Renault 1m38.858s + 0.377
5. Fernando Alonso Ferrari 1m39.058s + 0.577
6. Felipe Massa Ferrari 1m39.695s + 1.214
7. Nico Rosberg Mercedes 1m39.773s + 1.292
8. Michael Schumacher Mercedes 1m40.662s + 2.181
9. Adrian Sutil Force India-Mercedes 1m40.768s + 2.287
10. Paul di Resta Force India-Mercedes
Q2 cut-off time: 1m40.554s Gap **
11. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1m40.874s + 2.440
12. Vitaly Petrov Renault 1m40.919s + 2.485
13. Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 1m41.009s + 2.575
14. Bruno Senna Renault 1m41.079s + 2.645
15. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 1m41.162s + 2.728
16. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m41.240s + 2.806
17. Pastor Maldonado Williams-Cosworth 1m41.760s + 3.326
Q1 cut-off time: 1m42.605s Gap *
18. Heikki Kovalainen Lotus-Renault 1m42.979s + 3.197
19. Jarno Trulli Lotus-Renault 1m43.884s + 4.102
20. Timo Glock Virgin-Cosworth 1m44.515s + 4.733
21. Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 1m44.641s + 4.859
22. Jerome D'Ambrosio Virgin-Cosworth 1m44.699s + 4.917
23. Tonio Liuzzi HRT-Cosworth 1m45.159s + 5.377
24. Rubens Barrichello Williams-Cosoworth no time
107% time: 1m46.766s

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