sábado, novembro 05, 2011

Andreas Mikkelsen sagra-se campeão do IRC 2011 (portefólio) .


Andreas Mikkelsen uma promessa ganha pela Skoda UK  (in MadeInMotosport)

Jan Kopecky a fidelidade da marca checa não foi suficiente para o título
(in MadeInMotorsport)

Juho Häninen perdeu o bi-campeonato nas provas finais do IRC
(foto de Adalberto Torquato)

Freddy Loix o regresso de um veterano que animou o IRC 2011

 A grande revelação de 2011, Thierry Neuville um nome a fixar
(foto de Pavel Hirabovski)

Brian Buffer ganhou em Monte Carlo mas passou ao lado de uma grande temporada
(foto de Petr Sagner)


Guy Wilks rápido, talentoso mas incapaz de ganhar
(foto de Petr Luskas)

Pactrick Sandell, 2011 um ano de aprendizagem no IRC
(foto de Adalberto Torquato)

Tony Gardmeister maior regularidade longe da impetuosidade dos tempos da Seat Motorsport
(foto de Lubos Kuble)

Bruno Magalhães um ano pouco feliz e o fim da aventura IRC


Andreas Mikkelsen é o novo Campeão do Internacional Rally Challenge, após a segunda vitória em 2011 no Rally do Chipre, onde o seu domínio foi evidente ao longo da prova vencendo sete das onze especiais. Mas, se o norueguês confirmou o excelente andamento que marcou a fase final da temporada, Nasser Al Attiyah voltou ao IRC e foi o seu principal adversário e só um problema de motor acabou com a expectativa de verificar se o piloto da Skoda UK, iria aguentar a pressão que estava sujeito. Interessante sem dúvida o primeiro pódio de Pactrick Sandell (3º), que de resto não foi uma surpresa, todavia o talento que demonstrou em tempos no JWRC com um Renault Clio S1600 não se tem confirmado nas suas últimas temporadas nos rallys internacionais, apesar de se ter há muito afirmado com um dos pilotos mais rápidos do PWRC. Porém em tempo de balanço eis o nosso top 10 de 2011.

ANDREAS MIKKELSEN - há muito que se exigia resultados a este jovem promissor piloto da Skoda UK que iniciou-nos rallys aos 16 anos tendo obtido um ano depois a primeira vitória num rally. Depois de uma breve passagem pelo WRC onde demonstrou a sua rapidez foi na presente temporada que se afirmou como um piloto ganhador e não apenas como um piloto rápido. A sua adaptação ao IRC tornou-se evidente no Rally Sata Açores. Andreas esteve muito próximo da vitória em San Remo e a pressão pela vitória tornava-se clara no seio da Skoda UK e as vitória no dilúvio escocês lançou-no na candidatura pelo título que seria confirmada hoje em Chipre.

THIERRY NEUVILLE - Foi sem dúvida a grande revelação da temporada, venceu precisamente os dois rallys mais carismáticos do IRC, nada menos que na Córsega e em San Remo. Ainda que o primeiro resultado de registo tenha acontecido nas Canárias onde o belga, seria o melhor da armada dos 207 S2000. Por cerca de 0.8s não chegou à sua terceira vitória no Canon Mecsek Rally um nome a reter.

JUHO HÁNINEN - O campeão de 2010, tinha no seu programa a participação no JWRC onde tem revelado todo o seu talento. Inicialmente a presença no IRC seria esporádica e no contexto de apoio a Jan kopecky, mas o piloto da Skoda Motorsport vence nas Canárias, em Yalta e no Sata Açores. A partir de então torna-se candidato ao título, mas curiosamente não volta a ganhar, perde a 2ª posição por 1s para Freddy Loix no Barum. Na Escócia foi incapaz de acompanhar Andreas Mikkelsen e só o azar da concorrência permiti-lhe chegar ao 2ºposto. Em Chipre termina a prova com um despiste logo no ínicio do rally num final de temporada para esquecer.

JAN KOPECKY - Apesar de Vice-campeão do IRC 2011 e de ter sido o piloto que recolheu mais pontos ao longo da temporada, demonstrou uma vez mais que apesar de ser um “homem” de confiança da Skoda Motorsport está longe de ser competitivo e de chegar ao título que era aliás o objectivo em 2011. Imperial no seu rally “Barum”, voltaria a ganhar no Mecsek numa altura em que os seus adversários eram os belgas que disputaram a competição, mesmo assim obteve a vitória mais curta da época, com menos de 1s de vantagem sobre Thierry Neuville.

FREDDY LOIX - Durante anos um dos melhores pilotos belgas, que chegou a correr na equipa oficial da Mitsubhish embora tenha se destacado com o Toyota Celica GT, alguns anos retirado dos rallys internacionais, revelou-se bastante competitivo, ganhando em casa nos Ypres e fazendo alguns pódios, sem dúvida um dos animadores da temporada de 2011.

BRIAN BOUFFER - Venceu em Monte Carlo e para muitos um nome a fixar, porém o francês inscrito pela Peugeot Sport jamais voltaria a ser tão competitivo, melhorando o seu desempenho em terra, deu um ar da sua graça em San Remo, mas acabou por ser ofuscado por Thierre Neuville entre os 207 S2000.

GUY WILKS - era a grande aposta da Peugeot UK depois de um ano de experiência com Kris Meeke, faria a sua melhor prova em Monte Carlo, regularmente entre os mais rápidos do poletão do IRC. Mas quase sempre fora de prova, fruto de muitos excessos, em termos pontuais o seu campeonato terminou em Ypres (5º prova do IRC2011).

BRUNO MAGALHÃES - Uma época difícil para o piloto português, com bons apontamentos, no asfalto da Córsega e de San Remo, onde a concorrência era de respeito. No Sata Açores, andou ao melhor nível e bateu os homens da Skoda, porém a desistência e a retirada do Vinho da Madeira do IRC não permitiu outros voos ao piloto da Peugeot Sport numa hora de retirada do team nacional.

PACTRICK SANDELL – Um piloto muito regular e apesar de ser considerada a esperança sueca dos rallys actuais nada tem haver com Per Ekund, Bjorn Waldegaard, Stig Blomqvist ou mesmo Ingvar Carlsson, que em outros tempos animaram os rallys internacionais. Um bom desempenho no Sata Rally e o 3º no Chipre, justificam a entrada no top 10.

TONY GARDMEISTER – Quase sempre à chegada um 6º no Barum o melhor resultado, sem dúvida muito pouco, para um piloto que durante várias épocas era o piloto de ponta da Seat Sport. Outros nomes poderiam partilhar este top 10. O veterano François Delecour que regressou em Monte Carlo e “humilhou” a nova geração, Michal Solowow que obteve o melhor resultado para a M-Sport em Ypres ou o jovem Karl Kruuda que esteve muito bem em Chipre revelando uma constante progressão na sua aprendizagem:

Classificação oficial do IRC (Pilotos) : 1ºA.Mikkelsen (SF) 153; 2ºJan Kopecky (CH) 152; 3ºJ.Häninen (SF) 125); 4ºF.Loix (BL) 123; 5ºT.Neuville (BL) 115; 6ºB.Bouffer (F) 110.5;7ºG.Wilks (f) 47; 8ºP.Sandell (S) 46; 9ºT.Gardmeister (SF) 45; 10ºK.Kruuda 39; 11ºB.Magalhães (P) 26; 12º B.Craig (GB) 24; 13ºW.Heis (NL) 18; 14ºM.Kale(D) 17.5; 15ºP.Campana (F) 16; 16ºM.Solowow (PL) 15; 17ºT.Ary (J) 17; 18ºS.Sarrazin (F) 12; 19ºF.Delecour (F) 10; 20ºH.Grassner JR (10); 21ºG.Aschenbrenner (8); 22ºR.Moura (P)8; 23ºA.Perico (8); 24ºJ.Maurien (F) 7; 25º A.Fischer (6); 26ºV.Lopes (P) 6; 27ºL.Rosseti (I) 6; 28ºU.Scandola (I) 6; 29ºN.Vouilloz (F) 6; 30ºG.Basso (I) 5; 31ºR.Búfor (F) 4; 32ºR.Kresta (CH) 4; 33ºV.Pascoal (P) 4; 34ºB.Brinke (4) 35ºPG Andersson (S) 2; 36ºR.Barrable 2; 37ºS.Silva (2); 38º B.Harrach (2); 39ºJ.M.Leandri (29); 40ºF.Nutahara (J) 2 e 41ºJ.Puskádi (2). Marcas: 1ºSkoda (362.5); 2ºPeugeot (241); 3ºSubaru(117); 4ºM.Sport (107) 5ºRalliart (104); 6ºHonda (46); 7ºProton (41) 8ºAbarth 15

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