Nico Rosberg imperial num fim de semana completo com vitória + pole (Espn F1/Getty Images)
Nico Rosberg uma vitória de ponta a ponta ...no ressurgimento da Mercedes ou de Ross Brawn
(in Motor Sport Aktual)
Jeson Button e Lewis Hamilton um excelente resultado de conjunto ... mas faltou a estratégia ....
( in Nestgen-Auto.com)
Nico Rosberg confirmou as expectativas da Mercedes Petronas GP ao vencer o seu primeiro Grand Prix da sua carreira no seu 111º Grande prémio da sua carreira na Fórmula 1. Recordamos que o último piloto a vencer uma prova de Fórmula 1 pela primeira vez foi Mark Webber no GP da Alemanha e a última vitória da Mercedes na Fórmula 1 ocorreu na última prova da temporada de 1955 que também correspondeu à retirada da equipa germânica no GP de Itália. A vitória de Nico Rosberg não merece qualquer reparo, já que o piloto da Mercedes dominou a prova de ponta a ponta, beneficiando em parte do abandono do seu companheiro da equipa. Porém Michael Schumacher, jamais esteve em luta directa com Nico Rosberg e quando entrou na boxe já estava a 6s ou seja estava a perder meio segundo por volta relativamente ao líder. De realçar, também que o piloto mais titulado na F1 seria vítima, da sua primeira passagem pela box dando conta no seu regresso a pista que a parte traseira do seu F1 estava a fugir demasiado e pouco depois, o W03 abandonava devido ao facto de uma roda mal apertada na referida passagem pelo pit stop ... A partir daí Nico Rosberg esteve sempre à vontade e a única ameaça possível era de James Button que a partir da 37º volta era o mais rápido em pista e pelas contas de Ross Brawn ... o Mclaren ... antes das voltas finais estaria em condições de lutar pela vitória. Mas, cinco voltas depois a garantia da vitória de Nico Rosberg estava assegurada, uma vez que Kimi Reikkonen que ocupava a segunda posição, impedia um maior ritmo de corrida e um comboio de vários fórmulas juntavam-se de tal forma que o Jenson Button já estava a 19s. De resto e fruto dessa "procissão de F1 ... as posições do pódio, ficavam definidas nas duas últimas voltas numa luta intensa entre Lewis Hamilton e os homens da Red Bull … se para Lewis Hamilton chegar ao pódio era obrigação e objectivo era bater Jenson Button, para a Red Bull, tais posições eram uma verdadeira conquista e nessa perspectiva ... Mark Webber foi sempre o piloto mais rápido em pista, o RB 8, apesar da falta de velocidade de ponta, que levou Sebastian Vettel na 6º volta, a comunicar com Cristian Horner que o chassis necessitava de mais velocidade pois não conseguia aproximar-se dos pilotos que seguiam à sua frente em plena recta. Porém a estratégia da equipa, acabou por favorecer ambos os pilotos, que tinham estratégias muito diferenciadas enquanto Mark Webber era o primeiro a fazer o seu pit stop e a optar por pneus intermédios que lhe permitiu ser o mais rápido durante várias voltas ... enquanto que Sebastien Vettel optou por fazer menos uma paragem, mas mesmo assim seria batido pelo australiano, numa prova em que Adrian Newey observava com preocupação o desempenho dos RB8. Outro resultado de conjunto, interessante foi sem dúvida o da Wiliams com Pastor Moldonado a fazer uma prova notável e a resistir em dois momentos à pressão de Fernando Alonso, nomeadamente durante a 44º volta quando o Ferrari está prestes a passar o FW34, que resiste levando o F 2012, para a parte suja da pista e impedindo definitivamente a Fernando Alonso a entrada na luta pelo Top 5. Se Kimi Reikkonen foi a figura da corrida colocando o Lotus RS27 na 2º posição e demonstrando que estava na luta pelo pódio, tudo acabou no decorrer da 49º volta, quando Sebastian Vettel o pressionou de tal forma que o levou para fora da pista perdendo a partir daí uma série de posições já que os pneumáticos estavam no fim. Assim Romain Grosejan acaba por marcar pontos pela primeira vez na sua carreira o que não é nada de inesperado, já que se revelou muito competitivo nas duas provas anteriores mas as dúvidas se o francês era capaz de terminar um GP sem se despistar já circulavam nas bnoxes da F1 …. A Sauber não confirmou o excelente desempenho da qualificação e uma vez mais foi claramente Sérgio Perez quem deu pontos ao Team. De resto, nada de anormal mesmo nos chassis que normalmente fazem melhor, de facto já a Ferrari continua sem evolução … e os Force Índia continuam em regressão …
PROVISIONAL RACE RESULTS
The Chinese Grand Prix
Shanghai, China;
56 laps; 305.066km;
Weather: Dry.
1. Rosberg Mercedes MGP W03 1h36:26.929
2. Button McLaren-Mercedes MP4/27 Mercedes +
20.626
3. Hamilton
McLaren-Mercedes MP4/27 Mercedes +
26.012
4. Webber
Red Bull-Renault RB8 +
27.924
5. Vettel
Red Bull-Renault RB8 +
30.483
6. Grosjean
Lotus-Renault E20 +
31.491
7. Senna
Williams-Renault FW34 +
34.597
8. Maldonado
Williams-Renault FW34 +
35.643
9. Alonso
Ferrari F1 2012 + 37.256
10. Kobayashi
Sauber-Ferrari C31 + 38.720
11. Perez
Sauber-Ferrari C31 +
41.066
12. Di Resta
Force India-Mercedes F0108Z +
42.273
13. Massa
Ferrari F1 2012 + 42.700
14. Raikkonen
Lotus-Renault E20
+ 50.500
15. Hulkenberg Force India-Mercedes F0108Z
+ 51.200
16. Vergne
Toro Rosso-Ferrari STR7 +
51.700
17. Ricciardo
Toro Rosso-Ferrari STR7 +
1:03.100
18. Petrov
Caterham-Renault CT01 +
1 lap
19.
Glock
Marussia-Cosworth CA 2012 +
1 lap
20.
Pic
Marussia-Cosworth CA 2012 +
1 lap
21. De
la Rosa HRT-Cosworth F 112 +
1 lap
22. Karthikeyan HRT-Cosworth
F 112 + 2 laps
23.
Kovalainen
Caterham-Renault + 3 laps
Fastest lap: Kobayashi, 1:39.960
Not
classified/retirements:
Driver Team On lap
Schumacher
Mercedes 16
World Championship
standings, round 3:
Drivers: Constructors:
1. Hamilton
45 1. McLaren-Mercedes 88
2. Button
43 2. Red Bull-Renault 64
3. Alonso
37 3. Ferrari 37
4.
Webber 36 4.
Sauber-Ferrari 31
5.
Vettel 28 5.
Mercedes 26
6. Rosberg
25 6. Lotus-Renault 24
7. Perez
22 7. Williams-Renault 18
8. Raikkonen
16 8. Force India-Mercedes 9
9. Senna
14 9. Toro Rosso-Ferrari 6
10. Kobayashi
9
11. Grosjean
8
12. Di Resta
7
13. Vergne
4
14. Maldonado
4
15. Ricciardo
2
16. Hulkenberg
2
17. Schumacher
1
Nico Rosberg fez a sua primeira
pole da sua carreira no circuito de Xangai, como consequência de um andamento
que o Mercedes W 03 evidenciava desde a segunda sessão relativamente aos seus
principais adversários. De realçar também que Michael Schumacher, mesmo
beneficiando da penalização de Lewis Hamilton já tinha demonstrado, durante os
treinos livres que o chassis germânico estava ao nível dos Mclaren. De facto
pela primeira vez a Mercedes no final da qualificação se assumia com um
potencial favorito para vencer um Grande Prémio, considerando ainda que a
maioria das afinações do chassis de Nico Rosberg estavam reguladas já para uma
situação de corrida. Lewis Hamilton continua a demonstrar que é um dos pilotos
mais rápidos do pelotão, o único que na sessão de qualificação andou ao nível
dos Mercedes, mas acabaria por penalizar, pelo facto de ter mudado a caixa de
velocidades e descendo cerca de cinco lugares na grelha . Na Sauber a evolução
do C31 é uma realidade e se Sérgio Perez admitiu há duas semanas que espera
ganhar um Grande Prémio em 2012, a surpresa foi sem dúvida Kamu Kobayashi ao se
colocar na segunda linha, revelando-se o segundo piloto mais rápido em
velocidade de ponta em plena reta da meta. Na Mclaren, Jenson Button
mostrava-se muito preocupado com a performance do nipónico sempre difícil nas
ultrapassagens. Kimi Reikkonen voltou a demonstrar que quem sabe não esquece
depois de dois anos no WRC sem o sucesso que o finlandês desejava … Romain
Grosejan voltou a estar no top 10 e o que se exige sem emergência são
resultados. A Red Bull e a Ferrari continuam em dificuldades enquanto que a
Wiliams está cada vez mais perto do Top 10 na medida em que os seus dois jovens
pilotos continuam a fazer a sua aprendizagem na F1 e a somar pontos em cada GP
que é de resto o seu primeiro objectivo. No resto do pelotão a normalidade
apenas a decepção dos tempos efectuados pelos Force Índia que se debateram com
problemas de velocidade de pompa.
Tempos da Qualificação.
1. Nico Rosberg Mercedes 1m35.121s
2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1m35.626s + 0.505
3. Michael Schumacher Mercedes 1m35.691s + 0.570
4. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 1m35.784s + 0.663
5. Kimi Raikkonen Lotus-Renault 1m35.898s + 0.777
6. Jenson Button McLaren-Mercedes 1m36.191s + 1.070
7. Mark Webber Red Bull-Renault 1m36.290s + 1.169
8. Sergio Perez Sauber-Ferrari 1m36.524s + 1.403
9. Fernando Alonso Ferrari 1m36.622s + 1.501
10. Romain Grosjean Lotus-Renault No time
Q2 cut-off time: 1m35.831s Gap **
11. Sebastian Vettel Red Bull-Renault 1m36.031s + 0.331
12. Felipe Massa Ferrari 1m36.255s + 0.555
13. Pastor Maldonado Williams-Renault 1m36.283s
+ 0.583
14. Bruno Senna Williams-Renault 1m36.289s
+ 0.589
15. Paul di
Resta Force India-Mercedes
1m36.317s + 0.617
16. Nico
Hulkenberg Force India-Mercedes
1m36.745s + 1.045
17. Daniel
Ricciardo Toro Rosso-Ferrari 1m36.956s
+ 1.256
Q1 cut-off time: 1m36.933s Gap *
18. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Ferrari 1m37.714s + 1.516
19. Heikki Kovalainen Caterham-Renault 1m38.463s
+ 2.265
20. Vitaly Petrov Caterham-Renault 1m38.677s
+ 2.479
21. Timo Glock Marussia-Cosworth 1m39.282s
+ 3.084
22. Charles Pic Marussia-Cosworth 1m39.717s
+ 3.519
23. Pedro de la
Rosa HRT-Cosworth 1m40.411s + 4.213
24. Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 1m41.000s + 4.802
107% time:
1m42.931s
* Gap to
quickest in Q1
** Gap to quickest in Q2
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