domingo, abril 15, 2012

Nico Rosberg a primeira vitória ...com um peso histórico para a Mercedes ...




Nico Rosberg imperial num fim de semana completo com vitória + pole (Espn F1/Getty Images) 


Nico Rosberg uma vitória de ponta a ponta ...no ressurgimento da Mercedes ou de Ross Brawn
(in Motor Sport Aktual)

Jeson Button e Lewis Hamilton um excelente resultado de conjunto ... mas faltou a estratégia  ....
( in Nestgen-Auto.com)




Nico Rosberg confirmou as expectativas da Mercedes Petronas GP ao vencer o seu primeiro Grand Prix da sua carreira no seu 111º Grande prémio da sua carreira na Fórmula 1. Recordamos que o último piloto a vencer  uma prova de Fórmula 1  pela primeira vez foi Mark Webber no GP da Alemanha e a última vitória da Mercedes na Fórmula 1 ocorreu na última prova da temporada de 1955 que também correspondeu à retirada da equipa germânica no GP de Itália. A vitória de Nico Rosberg não merece qualquer reparo, já que o piloto da Mercedes dominou a prova de ponta a ponta, beneficiando em parte do abandono do seu companheiro da equipa. Porém Michael Schumacher, jamais esteve em luta directa com Nico Rosberg e quando entrou na boxe já estava a 6s ou seja estava a perder meio segundo por volta relativamente ao líder. De realçar, também que o piloto mais titulado na F1 seria vítima, da sua primeira passagem pela box dando conta no seu regresso a pista que a parte traseira do seu F1 estava a fugir demasiado e pouco depois, o W03 abandonava devido ao facto de uma roda mal apertada na referida passagem pelo pit stop ... A partir daí Nico Rosberg esteve sempre à vontade e a única ameaça possível era de James Button que a partir da 37º volta era o mais rápido em pista e pelas contas de Ross Brawn  ... o Mclaren ...  antes das voltas finais estaria em condições de lutar pela vitória. Mas, cinco voltas depois a garantia da vitória de Nico Rosberg estava assegurada, uma vez que Kimi Reikkonen que ocupava a segunda posição, impedia um maior ritmo de corrida e um comboio de vários fórmulas juntavam-se de tal forma que o Jenson Button já estava a 19s. De resto e fruto dessa "procissão de F1 ... as posições do pódio, ficavam definidas nas duas últimas voltas numa luta intensa entre Lewis Hamilton e os homens da Red Bull …  se para Lewis Hamilton chegar ao pódio era obrigação e objectivo era bater Jenson Button, para a Red Bull, tais posições eram uma verdadeira conquista e nessa perspectiva ... Mark Webber foi sempre o piloto mais rápido em pista, o RB 8,  apesar da falta de velocidade de ponta, que levou  Sebastian Vettel na 6º volta, a comunicar com Cristian Horner que o chassis necessitava de mais velocidade pois não conseguia aproximar-se dos pilotos que seguiam à sua frente em plena recta. Porém a estratégia da equipa, acabou por favorecer ambos os pilotos, que tinham estratégias muito diferenciadas enquanto Mark Webber era o primeiro a fazer o seu pit stop e a optar por pneus intermédios que lhe permitiu ser o mais rápido durante várias voltas ... enquanto  que Sebastien Vettel optou por fazer menos uma paragem, mas mesmo assim seria batido pelo australiano, numa prova em que Adrian Newey observava com preocupação o desempenho dos RB8. Outro resultado de conjunto, interessante foi sem dúvida o da Wiliams com Pastor Moldonado a fazer uma prova notável e a resistir em dois momentos à pressão de Fernando Alonso, nomeadamente durante a 44º volta quando o Ferrari está prestes a passar o FW34, que resiste levando o F 2012, para a parte suja da pista e impedindo definitivamente a Fernando Alonso a entrada na luta pelo Top 5. Se Kimi Reikkonen foi a figura da corrida colocando o Lotus RS27 na 2º posição e demonstrando que estava na luta pelo pódio, tudo acabou no decorrer da 49º volta, quando Sebastian Vettel o pressionou de tal forma que o levou para fora da pista perdendo a partir daí uma série de posições já que os pneumáticos estavam no fim. Assim Romain Grosejan acaba por marcar pontos pela primeira vez na sua carreira o que não é nada de inesperado, já que se revelou muito competitivo nas duas provas anteriores mas as dúvidas se o francês era capaz de terminar um GP sem se despistar já circulavam nas bnoxes da F1 …. A Sauber não confirmou o excelente desempenho da qualificação e uma vez mais foi claramente Sérgio Perez quem deu pontos ao Team. De resto, nada de anormal mesmo nos chassis que normalmente fazem melhor, de facto já a Ferrari continua sem evolução … e os Force Índia continuam em regressão …               

PROVISIONAL RACE RESULTS

The Chinese Grand Prix
Shanghai, China;
56 laps; 305.066km;
Weather: Dry.

 1.  Rosberg       Mercedes   MGP W03                1h36:26.929
 2.  Button        McLaren-Mercedes     MP4/27 Mercedes      +    20.626
 3.  Hamilton      McLaren-Mercedes   MP4/27 Mercedes        +    26.012
 4.  Webber        Red Bull-Renault   RB8        +    27.924
 5.  Vettel        Red Bull-Renault   RB8        +    30.483
 6.  Grosjean      Lotus-Renault   E20          +    31.491
 7.  Senna         Williams-Renault  FW34          +    34.597
 8.  Maldonado     Williams-Renault  FW34         +    35.643
 9.  Alonso        Ferrari   F1 2012                 +    37.256
10.  Kobayashi     Sauber-Ferrari  C31             +    38.720
11.  Perez         Sauber-Ferrari   C31          +    41.066
12.  Di Resta      Force India-Mercedes  F0108Z       +    42.273
13.  Massa         Ferrari  F1 2012                  +    42.700
14.  Raikkonen     Lotus-Renault E20              +    50.500
15.  Hulkenberg    Force India-Mercedes  F0108Z       +    51.200
16.  Vergne        Toro Rosso-Ferrari    STR7     +    51.700
17.  Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari   STR7      +  1:03.100
18.  Petrov        Caterham-Renault   CT01        +     1 lap
19.  Glock         Marussia-Cosworth    CA 2012      +     1 lap
20.  Pic           Marussia-Cosworth   CA 2012       +     1 lap
21.  De la Rosa    HRT-Cosworth    F 112           +     1 lap
22.  Karthikeyan   HRT-Cosworth  F 112             +    2 laps
23.  Kovalainen    Caterham-Renault           +    3 laps

Fastest lap: Kobayashi, 1:39.960

Not classified/retirements:

Driver        Team                         On lap
Schumacher    Mercedes                     16





World Championship standings, round 3:               

Drivers:                    Constructors:            
 1.  Hamilton      45        1.  McLaren-Mercedes           88
 2.  Button        43        2.  Red Bull-Renault           64
 3.  Alonso        37        3.  Ferrari                    37
 4.  Webber        36        4.  Sauber-Ferrari             31
 5.  Vettel        28        5.  Mercedes                   26
 6.  Rosberg       25        6.  Lotus-Renault              24
 7.  Perez         22        7.  Williams-Renault           18
 8.  Raikkonen     16        8.  Force India-Mercedes        9
 9.  Senna         14        9.  Toro Rosso-Ferrari          6
10.  Kobayashi      9      
11.  Grosjean       8      
12.  Di Resta       7      
13.  Vergne         4      
14.  Maldonado      4      
15.  Ricciardo      2      
16.  Hulkenberg     2      
17.  Schumacher     1     



O Sauber C31/Ferrari foram as vedetas na qualificação graças à sua velocidade de ponta 
( ESPN F1/Getty Images)


Nico Rosberg fez a sua primeira pole da sua carreira no circuito de Xangai, como consequência de um andamento que o Mercedes W 03 evidenciava desde a segunda sessão relativamente aos seus principais adversários. De realçar também que Michael Schumacher, mesmo beneficiando da penalização de Lewis Hamilton já tinha demonstrado, durante os treinos livres que o chassis germânico estava ao nível dos Mclaren. De facto pela primeira vez a Mercedes no final da qualificação se assumia com um potencial favorito para vencer um Grande Prémio, considerando ainda que a maioria das afinações do chassis de Nico Rosberg estavam reguladas já para uma situação de corrida. Lewis Hamilton continua a demonstrar que é um dos pilotos mais rápidos do pelotão, o único que na sessão de qualificação andou ao nível dos Mercedes, mas acabaria por penalizar, pelo facto de ter mudado a caixa de velocidades e descendo cerca de cinco lugares na grelha . Na Sauber a evolução do C31 é uma realidade e se Sérgio Perez admitiu há duas semanas que espera ganhar um Grande Prémio em 2012, a surpresa foi sem dúvida Kamu Kobayashi ao se colocar na segunda linha, revelando-se o segundo piloto mais rápido em velocidade de ponta em plena reta da meta. Na Mclaren, Jenson Button mostrava-se muito preocupado com a performance do nipónico sempre difícil nas ultrapassagens. Kimi Reikkonen voltou a demonstrar que quem sabe não esquece depois de dois anos no WRC sem o sucesso que o finlandês desejava … Romain Grosejan voltou a estar no top 10 e o que se exige sem emergência são resultados. A Red Bull e a Ferrari continuam em dificuldades enquanto que a Wiliams está cada vez mais perto do Top 10 na medida em que os seus dois jovens pilotos continuam a fazer a sua aprendizagem na F1 e a somar pontos em cada GP que é de resto o seu primeiro objectivo. No resto do pelotão a normalidade apenas a decepção dos tempos efectuados pelos Force Índia que se debateram com problemas de velocidade de pompa.

Tempos da Qualificação.


  1.  Nico Rosberg          Mercedes             1m35.121s        
 2.  Lewis Hamilton        McLaren-Mercedes     1m35.626s  + 0.505
 3.  Michael Schumacher    Mercedes             1m35.691s  + 0.570
 4.  Kamui Kobayashi       Sauber-Ferrari       1m35.784s  + 0.663
 5.  Kimi Raikkonen        Lotus-Renault        1m35.898s  + 0.777
 6.  Jenson Button         McLaren-Mercedes     1m36.191s  + 1.070
 7. 
Mark Webber           Red Bull-Renault     1m36.290s  + 1.169
 8.  Sergio Perez          Sauber-Ferrari       1m36.524s  + 1.403
 9.  Fernando Alonso       Ferrari              1m36.622s  + 1.501
10.  Romain Grosjean       Lotus-Renault        No time


Q2 cut-off time: 1m35.831s                                   Gap **


11.  Sebastian Vettel      Red Bull-Renault     1m36.031s  + 0.331
12.  Felipe Massa          Ferrari              1m36.255s  + 0.555
13.  Pastor Maldonado      Williams-Renault     1m36.283s  + 0.583
14.  Bruno Senna           Williams-Renault     1m36.289s  + 0.589
15.  Paul di Resta         Force India-Mercedes 1m36.317s  + 0.617
16.  Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes 1m36.745s  + 1.045
17.  Daniel Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari   1m36.956s  + 1.256


Q1 cut-off time: 1m36.933s                                    Gap *


18.  Jean-Eric Vergne      Toro Rosso-Ferrari   1m37.714s  + 1.516
19.  Heikki Kovalainen     Caterham-Renault     1m38.463s  + 2.265
20.  Vitaly Petrov         Caterham-Renault     1m38.677s  + 2.479
21.  Timo Glock            Marussia-Cosworth    1m39.282s  + 3.084
22.  Charles Pic           Marussia-Cosworth    1m39.717s  + 3.519
23.  Pedro de la Rosa      HRT-Cosworth         1m40.411s  + 4.213
24.  Narain Karthikeyan    HRT-Cosworth         1m41.000s  + 4.802

107% time: 1m42.931s
* Gap to quickest in Q1
** Gap to quickest in Q2

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