sábado, setembro 15, 2012

Jari Matti Latvala ... domínio incontestável em Gales



Jari Matti Latvala só um erro dos muitos que faz ou um imprevisto impedirá a vitória ( in WRC) 


Mats Ostberg até ao fim desta manhã estava a atacar Sebastien Loeb (in M-Sport)



Sebastian Ogier ... o rei da S2000 (in Wrc)



Jari Matti Latvala ao fim de dois dias de prova domina sem contestação o Rally de Gales onde apenas Sebastian Loeb consegue andar ao nível dos melhores privados da Ford, de facto o campeão mundial não tem conseguido cilindrar os seus adversários britânicos e foi com alguma dificuldade que foi mais rápido que Mats Ostberg no Ford da M-Sport. Nos S2000 ... o  habitual dominio imperial de Sebastian Ogier....  

1ª Etapa

A primeira etapa do Rally de Gales foi marcada pelo domínio dos Fiesta RS WRC que mostraram que em terras britânicas normalmente ninguém anda melhor que os homens da Ford. E as seis especiais que marcaram o dia de ontem foram ganhas pelo homens da Ford com Mats Ostberg a brilhar e a ganhar a especial de Myherin 2 com o Fiesta RS WRC da M Sport. Petter Solberg ainda deu um ar da sua graça vencendo as duas especiais iniciais mas batido em toda a linha na primeira passagem em Myherin por Jari Martti Latvala que no final da etapa dispunha de cerca de mais de uma dezena de segundos sobre o seu companheiro de equipa. O finlandês esteve bastante satisfeito com o seu Fiesta afirmando no final de Dyfanant 2 que os únicos problemas que teve foram com os pneus mas sem consequências no seu desempenho. O mesmo afirmava Petter Solberg que afirmava que o Latvala estava com um andamento impressionante. Sebastien Loeb estava inconformado no inicio da 2ª ronde, com a lama e a chuva, que se transformara num adversário que não contava e não final da especial de  SS5 Myherin 2,  estava desencantado pois o DS3 WRC não acompanhava o ritmo dos Fiestas de fábrica e destruía os pneus deixando uma mensagem ao staff da Citroen que não se podia brincar com a Ford. Mats Ostberg vencia a última especial do dia de ontem e antes da entrada no Park Service, afirmava que tudo estava a correr muito bem, que finalmente tinha superado Sebastian Loeb  depois de ter passado a tarde a pressioná-lo …depois de um breve sorriso afirmava …Loeb é sempre Loeb …. Miko Hirvonen continuava com grandes dificuldades de fazer tempos ao nível do top 5 e apenas em Myherin 1 logrou ser mais rápido que o Ford da M Sport o desalento era evidente, mas o finlandês não era capaz de andar rápido no lamaçal galês. Ott Tanak estava a fazer uma prova regular e apenas no final da etapa, deu um ar da sua graça andando próximo dos limites mas em segurança, cada vez mais o estónio começa a mostrar mais maturidade poupando as máquinas e evitando destruir a “carroçaria”. Thierry Neuville, que se queixava de falta de potência durante a manhã face à lama das florestais, mas à tarde a situação manteve-se para insatisfação do belga que reconhecia que não estava a andar bem. Evegeny Novikov ainda andou no top 5 no início da manhã mas seria vítima das escolhas dos pneus. Mathew Wilson de regresso ao WRC evidenciava um andamento muito modesto mas o inglês afirmava que o seu objectivo era chegar ao fim ….   
Classificação geral da Etapa: 1. Jari-Matti Latvala/ Ford Fiesta WRC- 1h25m05.7s; 2. Petter Solberg /Ford Fiesta WRC + 12.1s; 3. Sebastien Loeb/ Citroen DS3 WRC + 21.3s;  4. Mads Ostberg /Adapta Ford Fiesta WRC + 32.6s; 5. Mikko Hirvonen /Citroen DS3 WRC + 53.8s; 6. Ott Tanak /M-Sport Ford Fiesta WRC + 1m19.2s; 7. Evgeny Novikov M-Sport Ford Fiesta WRC + 1m32.8s; 8. Thierry Neuville /Citroen Junior DS3 WRC + 2m27.9s;9. Matthew Wilson M-Sport Ford Fiesta WRC + 3m17.0s; 10. Martin Prokop/ Ford Fiesta WRC + 3m36.8s



Petter Solberg ...rápido e seguro ...cumpre o papel de 2º piloto (in WRC)


Sebastien Loeb ...a lama e a chuva  está a condicionar a sua prova ...  (in WRC)


Chris Atkinson ... continua diplomaticamente a demonstrar que o Mini não anda (in WRC)

2ª Etapa

A segunda etapa reforçou o domínio dos Ford Fiesta WRC com Jari Matti Latvala tranquilamente na primeira posição enquanto que a luta entre Petter Solberg e Sebastien Loeb, está aquecer e será um dos pontos de interesse da etapa de amanhã. Porém uma certeza, em Gales o domínio dos Ford é indiscutível e com exclusão da primeira passagem pela especial SS9 Crychan os DS3 estiveram sempre fora da luta pela vitória nas especiais e apenas Sebastien Loeb andou regularmente no top 5. Enquanto que Miko Hirvonen mais regular esta tarde limitou-se a entrar no top 5, mas longe dos Fords oficiais o da M-Sport. Neste segundo dia de prova, Jari Matti Latvala voltou a ganhar o maior número de classificativas e o Fiesta RS WRC esteve ao seu maior ao nível e apenas uma pequena operação mecânica foi feita no Ford do finlandês que fez um acerto do eixo traseiro no final de Crychan 2 .  Petter Solberg voltou a ganhar alguns segundos esta tarde está numa toada defensiva controlando o andamento de Sebastien Loeb que contudo não consegue lutar de igual com os Fords. O francês ao longo da tarde continuava com dificuldades em rodar no máximo, uma vez que o piso escorregadio não aconselhava a correr risco, porém na especial SS12 - Hafway com a classificativa seca, Sebastien Loeb atacou mas continuava indignado porque uma vez mais estava atrás dos Fiestas de fábrica. Se Jari Matti Latvala estava a rodar a um ritmo endiabrado, Petter Solberg que tinha terminado com os pneus degradas na especial  SS11- Epynt 2,  na especial seguinte o Fiesta calçava novos pneumáticos e como tal Sebastien Loeb mesmo arriscando não ia além do 3º posto. Mats Ostberg estava resignado tendo passado a tarde a perder segundo atrás de segundos, para Sebastien Loeb e o pior do piloto da M-Sport  seria um erro de navegação logo na especial da tarde, o piso escorregadio e alguma precaução de rodar em segurança, afastou-o já do pódio e Mats já no Park Service responsabilizava-se por  ter perdido mais 4s para o DS3 WRC quando em circunstâncias normais devia ter ganho mais algum tempo face às dificuldades do Campeão do mundo. Miko Hirvonen mais regular e rodando ao longo da tarde no top 5 jamais foi ameaçado por Ott Tanak que arriscou na SS10 em Crychan 2 fez o 3º posto e partiu com pneus novos para a SS11 - Epynt 2  ganhou alguns décimos de segundo por pouco não ficou fora da estrada, mas ganhou nada menos que 7s a Miko Hirvonen e  luta acesa se prevê para o dia de amanhã. Evegeny Novikov ainda arriscou nas primeiras especiais da tarde, ganhando alguns segundo a Thierry Neuville mas no final da etapa limitava-se a controlar o andamento do piloto do DS3 WRC. Por sua vez o belga do Junior Team esperava melhor o seu andamento, fez novos acertos no DS3 WRC, mas voltou a perder tempo nos pisos escorregadios das especiais da tarde destruindo inclusivamente um jogo de pneus e terminar a etapa era o que Thierry mais desejava. Mathews Wilson sem ritmo e Martin Prokop limitava-se a entrar no top 10, Chris Atkinson (11º) fazia lembrar o Armindo Araújo justificando os modestos tempos de forma diplomática, mas expressando bem a ideia que o Cooper não anda quando afirmava que estava a apreciar a paisagem e o ar fresco do País de Gales, após a perda de uma janela frontal esquerda. Sebastian Ogier na 12º lidera como é habitual entre os S2000.     



Top 5  - nas especiais



J.M.Latvala
6
4
1
2

P.Solbeg
4

3
1
2
S.Loeb
1
1
1
3
2
M.Ostberg
1
1
2
1

O.Tanak


1
1

M.Hirvonen



1
8
L.Novikov



1
1



Classificação oficial provisória -1. Jari-Matti Latvala / Ford Fiesta RS WRC - 2h16m18.4s 2. Petter Solberg/ Ford Fiesta RS WRC + 21.7s; 3. Sebastien Loeb/ Citroen DS3 WRC + 29s ;4. Mads Ostberg Adapta Ford + 45.6 s; 5. Mikko Hirvonen Citroen + 1m16.8s;6. Ott Tanak/ M-Sport Ford Fiesta WRC RS + 1m29.3s; 7. Evgeny Novikov M-Sport Ford Fiesta WRC RS + 1m48.9s; 8. Thierry Neuville Citroen Junior DS3 WRC + 3m22.1s; 9. Matthew Wilson M-Sport Ford Fiesta WRC RS + 4m30.6; 10. Martin Prokop Ford Fiesta WRC RS + 5m21.4s

Sem comentários: