Jari Matti Latvala só um erro dos muitos que faz ou um imprevisto impedirá a vitória ( in WRC)
Mats Ostberg até ao fim desta manhã estava a atacar Sebastien Loeb (in M-Sport)
Sebastian Ogier ... o rei da S2000 (in Wrc)
Jari Matti Latvala ao fim de dois dias de prova domina sem contestação o Rally de Gales onde apenas Sebastian Loeb consegue andar ao nível dos melhores privados da Ford, de facto o campeão mundial não tem conseguido cilindrar os seus adversários britânicos e foi com alguma dificuldade que foi mais rápido que Mats Ostberg no Ford da M-Sport. Nos S2000 ... o habitual dominio imperial de Sebastian Ogier....
1ª Etapa
A primeira etapa do Rally de
Gales foi marcada pelo domínio dos Fiesta RS WRC que mostraram que em terras
britânicas normalmente ninguém anda melhor que os homens da Ford. E as seis
especiais que marcaram o dia de ontem foram ganhas pelo homens da Ford com Mats
Ostberg a brilhar e a ganhar a especial de Myherin 2 com o Fiesta RS WRC da M
Sport. Petter Solberg ainda deu um ar da sua graça vencendo as duas especiais
iniciais mas batido em toda a linha na primeira passagem em Myherin por Jari
Martti Latvala que no final da etapa dispunha de cerca de mais de uma dezena de
segundos sobre o seu companheiro de equipa. O finlandês esteve bastante
satisfeito com o seu Fiesta afirmando no final de Dyfanant 2 que os únicos
problemas que teve foram com os pneus mas sem consequências no seu desempenho.
O mesmo afirmava Petter Solberg que afirmava que o Latvala estava com um
andamento impressionante. Sebastien Loeb estava inconformado no inicio da 2ª
ronde, com a lama e a chuva, que se transformara num adversário que não contava
e não final da especial de SS5 Myherin
2, estava desencantado pois o DS3 WRC
não acompanhava o ritmo dos Fiestas de fábrica e destruía os pneus deixando uma
mensagem ao staff da Citroen que não se podia brincar com a Ford. Mats Ostberg
vencia a última especial do dia de ontem e antes da entrada no Park Service,
afirmava que tudo estava a correr muito bem, que finalmente tinha superado
Sebastian Loeb depois de ter passado a
tarde a pressioná-lo …depois de um breve sorriso afirmava …Loeb é sempre Loeb
…. Miko Hirvonen continuava com grandes dificuldades de fazer tempos ao nível
do top 5 e apenas em Myherin 1 logrou ser mais rápido que o Ford da M Sport o
desalento era evidente, mas o finlandês não era capaz de andar rápido no
lamaçal galês. Ott Tanak estava a fazer uma prova regular e apenas no final da
etapa, deu um ar da sua graça andando próximo dos limites mas em segurança,
cada vez mais o estónio começa a mostrar mais maturidade poupando as máquinas e
evitando destruir a “carroçaria”. Thierry Neuville, que se queixava de falta de
potência durante a manhã face à lama das florestais, mas à tarde a situação
manteve-se para insatisfação do belga que reconhecia que não estava a andar
bem. Evegeny Novikov ainda andou no top 5 no início da manhã mas seria vítima
das escolhas dos pneus. Mathew Wilson de regresso ao WRC evidenciava um
andamento muito modesto mas o inglês afirmava que o seu objectivo era chegar ao
fim ….
Classificação geral da Etapa: 1. Jari-Matti
Latvala/ Ford Fiesta WRC- 1h25m05.7s; 2. Petter Solberg /Ford Fiesta WRC + 12.1s; 3.
Sebastien Loeb/ Citroen DS3 WRC + 21.3s; 4. Mads Ostberg /Adapta Ford Fiesta WRC +
32.6s; 5. Mikko Hirvonen /Citroen DS3 WRC + 53.8s; 6. Ott Tanak /M-Sport Ford
Fiesta WRC + 1m19.2s; 7. Evgeny Novikov M-Sport Ford Fiesta WRC + 1m32.8s; 8.
Thierry Neuville /Citroen Junior DS3 WRC + 2m27.9s;9. Matthew Wilson M-Sport
Ford Fiesta WRC + 3m17.0s; 10. Martin Prokop/ Ford Fiesta WRC + 3m36.8s
Petter Solberg ...rápido e seguro ...cumpre o papel de 2º piloto (in WRC)
Sebastien Loeb ...a lama e a chuva está a condicionar a sua prova ... (in WRC)
Chris Atkinson ... continua diplomaticamente a demonstrar que o Mini não anda (in WRC)
2ª Etapa
A segunda etapa reforçou o
domínio dos Ford Fiesta WRC com Jari Matti Latvala tranquilamente na primeira
posição enquanto que a luta entre Petter Solberg e Sebastien Loeb, está aquecer
e será um dos pontos de interesse da etapa de amanhã. Porém uma certeza, em
Gales o domínio dos Ford é indiscutível e com exclusão da primeira passagem
pela especial SS9 Crychan os DS3 estiveram sempre fora da luta pela vitória nas
especiais e apenas Sebastien Loeb andou regularmente no top 5. Enquanto que Miko
Hirvonen mais regular esta tarde limitou-se a entrar no top 5, mas longe dos
Fords oficiais o da M-Sport. Neste segundo dia de prova, Jari Matti Latvala
voltou a ganhar o maior número de classificativas e o Fiesta RS WRC esteve ao
seu maior ao nível e apenas uma pequena operação mecânica foi feita no Ford do
finlandês que fez um acerto do eixo traseiro no final de Crychan 2 . Petter Solberg voltou a ganhar alguns segundos
esta tarde está numa toada defensiva controlando o andamento de Sebastien Loeb
que contudo não consegue lutar de igual com os Fords. O francês ao longo da
tarde continuava com dificuldades em rodar no máximo, uma vez que o piso
escorregadio não aconselhava a correr risco, porém na especial SS12 - Hafway
com a classificativa seca, Sebastien Loeb atacou mas continuava indignado
porque uma vez mais estava atrás dos Fiestas de fábrica. Se Jari Matti Latvala
estava a rodar a um ritmo endiabrado, Petter Solberg que tinha terminado com os
pneus degradas na especial SS11- Epynt 2, na especial seguinte o Fiesta calçava novos pneumáticos
e como tal Sebastien Loeb mesmo arriscando não ia além do 3º posto. Mats
Ostberg estava resignado tendo passado a tarde a perder segundo atrás de
segundos, para Sebastien Loeb e o pior do piloto da M-Sport seria um erro de navegação logo na especial da
tarde, o piso escorregadio e alguma precaução de rodar em segurança, afastou-o
já do pódio e Mats já no Park Service responsabilizava-se por ter perdido mais 4s para o DS3 WRC quando em
circunstâncias normais devia ter ganho mais algum tempo face às dificuldades do
Campeão do mundo. Miko Hirvonen mais regular e rodando ao longo da tarde no top
5 jamais foi ameaçado por Ott Tanak que arriscou na SS10 em Crychan 2 fez o 3º
posto e partiu com pneus novos para a SS11 - Epynt 2 ganhou alguns décimos de segundo por pouco não
ficou fora da estrada, mas ganhou nada menos que 7s a Miko Hirvonen e luta acesa se prevê para o dia de amanhã. Evegeny
Novikov ainda arriscou nas primeiras especiais da tarde, ganhando alguns
segundo a Thierry Neuville mas no final da etapa limitava-se a controlar o
andamento do piloto do DS3 WRC. Por sua vez o belga do Junior Team esperava
melhor o seu andamento, fez novos acertos no DS3 WRC, mas voltou a perder tempo
nos pisos escorregadios das especiais da tarde destruindo inclusivamente um
jogo de pneus e terminar a etapa era o que Thierry mais desejava. Mathews
Wilson sem ritmo e Martin Prokop limitava-se a entrar no top 10, Chris Atkinson
(11º) fazia lembrar o Armindo Araújo justificando os modestos tempos de forma
diplomática, mas expressando bem a ideia que o Cooper não anda quando afirmava
que estava a apreciar a paisagem e o ar fresco do País de Gales, após a perda
de uma janela frontal esquerda. Sebastian Ogier na 12º lidera como é habitual
entre os S2000.
Top 5 - nas especiais
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
|
J.M.Latvala
|
6
|
4
|
1
|
2
|
|
P.Solbeg
|
4
|
3
|
1
|
2
|
|
S.Loeb
|
1
|
1
|
1
|
3
|
2
|
M.Ostberg
|
1
|
1
|
2
|
1
|
|
O.Tanak
|
1
|
1
|
|||
M.Hirvonen
|
1
|
8
|
|||
L.Novikov
|
1
|
1
|
Classificação oficial provisória
-1. Jari-Matti Latvala /
Ford Fiesta RS WRC - 2h16m18.4s 2. Petter Solberg/ Ford Fiesta RS WRC + 21.7s;
3. Sebastien Loeb/ Citroen DS3 WRC + 29s ;4. Mads Ostberg Adapta Ford + 45.6 s;
5. Mikko Hirvonen Citroen + 1m16.8s;6. Ott Tanak/ M-Sport Ford Fiesta WRC RS +
1m29.3s; 7. Evgeny Novikov M-Sport Ford Fiesta WRC RS + 1m48.9s; 8. Thierry
Neuville Citroen Junior DS3 WRC + 3m22.1s; 9. Matthew Wilson M-Sport Ford
Fiesta WRC RS + 4m30.6; 10. Martin Prokop Ford Fiesta WRC RS + 5m21.4s
Sem comentários:
Enviar um comentário