Jari Matti Latvala venceu e convenceu
na edição 2012 do Rally de Gales numa prova em que o seu domínio foi
incontestável tal como os Fiesta WRC RS, numa prova em que os DS3 WRC da
Citroen, só voltaram ao ritmo habitual no última dia de prova, se Miko Hirvonen
e Thierry Neuville jamais andaram ao seu nível habitual …Sebastien Loeb no
final da Power Stage afirmava que ainda não compreendia o que se tinha passado
com a sua montada nos dias anteriores.
Jari Matti Latvala a vitória da maturidade ??? ...( in Ford WRC)
Sebastien Loeb ... algo se passou com os DS3 WRC ...já que no 3º dia ...os Citroen voltaram à normalidade !!! (in Citroen WRC)
Mats Ostberg ...uma excelente prova afectada apenas pelos problemas de motor ( in Ford WRC)
Miko Hirvonen ...só apareceu !!! ... na Power Stage (in WRC)
3ª Etapa
A etapa de hoje abriu com
Sebastien Loeb ao ataque nos 17.35 Km. Da especial de Port Talbot 1, numa tentativa de chegar a segunda posição e
sendo sempre mais rápido que os pilotos oficiais da Ford nos tempos intermédios.
No final da SS, o francês admitiu que o DS3 WRC está um pouco melhor e vou
procurar andar no máximo … com a expressão …” vamos ver “ … logo de seguida. Jari
Matti Latvala ficava a 2s, mas não estava minimamente preocupado e dizia com ar
descontraído, esta especial não é adequada ao meu estilo de condução. Mats
Ostberg fazia o 5º tempo, mas não estava nada satisfeito com o comportamento do
motor do Fiesta e Chris Atkinson queixava-se com problemas com a caixa de
velocidade. Em Rheola 1 SS15, Sebastien
Loeb vencia por seis décimos numa luta com Jari Matti Latvala, em que as suas
máquinas andaram nos limites, o francês confirmava que as afinações do DS3 WRC
para o dia de hoje estavam perfeitas enquanto o finlandês afirmava que não
ultrapassou a sua margem de segurança. A mesma opinião tinha Petter Solberg
(4º) que batido por Miko Hirvonen , preferia rodar
em segurança mas o rally não estava terminado e que continuava com motivação de
recuperar o 2º lugar perdido para Sebastien Loeb. Na primeira passagem em
Walters Arena 1, Jari Matti Latvala voava e vencia a especial e com um sorriso
afirmava que era um bom treino para a Power Stage … Petter Solberg perdia 2s
para Sebastien Loeb e afirmava que tinha perdido algum tempo após um salto
pouco feliz enquanto o francês, consolidava o 2º lugar e esperava pela tarde
para ampliar a sua vantagem … Na primeira especial da tarde , Petter Solberg
esteve a um ritmo muito elevado e no final da SS17 da segunda passagem em Port Talbot melhorava
8s ??? relativamente à primeira e voltava ao 2º posto com uma vantagem de 3
décimos …Mats Ostberg resolvia definitivamente os problemas de motor e o
segundo chassis da M-Sport acabava fora de prova …Ott Tanak arrancava a roda
direita e ficava uma vez mais fora de um rally na parte final da prova. Em
Rheola 2, Sebastien Loeb voltava a ganhar a sua 3ª especial do dia e voltava ao
2º lugar da geral por dois décimos, confirmando essa posição na Power Stage
onde Miko Hirvonen era o mais rápido dando um ar da sua graça numa prova que
foi uma autêntica desgraça para o piloto da Citroen …Na Mini …Cris Atkinson
terminava fora dos pontos e voltava a se lamentar os problemas com o chassis
primeiro a caixa de velocidades e depois a suspensão traseira ou seja, tudo muito
igual aos tempos de Armindo Arújo.
Top 5 das Provas especiais de
classificação.
|
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
J.M.Latvala
|
7º
|
7º
|
2º
|
|
|
P.Solberg
|
4º
|
|
3º
|
5º
|
2º
|
S.Loeb
|
4º
|
3º
|
1º
|
3º
|
2º
|
M.Ostberg
|
1º
|
1º
|
2º
|
4º
|
1º
|
M.Hirvonen
|
|
|
3º
|
2º
|
8º
|
L.Novikov
|
|
|
|
1º
|
|
O.Tanak
|
|
|
3º
|
4º
|
|
Classificação Geral:
1ºJ.M.Latvala-Ford Fiesta WRC - 3 h 03.40; 2ºSebastien Loeb- Citroen DS3 RS WRC
– a 7.8s; 3º P.Solberg –Ford Fiesta WRC – a 28.7s; 4ºM.Ostberg -Ford Fiesta RS
WRC a 1.10.6s.; 5ºM.Hirvonen – Citroen DS3 WRC RS a 1.29.5; 6ºE.Novikov – Ford Fiesta
RS WRC a 3.37 7ºT.Neuville- Citroen DS3 WRC a 4.11.9s; 8º M.-Wilson –Ford Fiesta
RS WRC a 6.58.8s; 9º M.Prokop –Ford Fiesta RS WRC – a 6.58.8 e 10º N.All
Attiyah –Citroen DS3 WRC a 9.32.1.
Sem comentários:
Enviar um comentário