domingo, setembro 16, 2012

Jari Matti Latvala ...imparável em Gales ....











Jari Matti Latvala venceu e convenceu na edição 2012 do Rally de Gales numa prova em que o seu domínio foi incontestável tal como os Fiesta WRC RS, numa prova em que os DS3 WRC da Citroen, só voltaram ao ritmo habitual no última dia de prova, se Miko Hirvonen e Thierry Neuville jamais andaram ao seu nível habitual …Sebastien Loeb no final da Power Stage afirmava que ainda não compreendia o que se tinha passado com a sua montada nos dias anteriores.  

Jari Matti Latvala a vitória da maturidade ??? ...( in Ford WRC)


Sebastien Loeb ... algo se passou com os DS3 WRC ...já que no 3º dia ...os Citroen voltaram à normalidade !!! (in Citroen WRC)


Mats Ostberg ...uma excelente prova afectada apenas pelos problemas de motor ( in Ford WRC)


Miko Hirvonen ...só apareceu !!! ... na Power Stage (in WRC) 


3ª Etapa

A etapa de hoje abriu com Sebastien Loeb ao ataque nos 17.35 Km. Da especial de Port Talbot 1,  numa tentativa de chegar a segunda posição e sendo sempre mais rápido que os pilotos oficiais da Ford nos tempos intermédios. No final da SS, o francês admitiu que o DS3 WRC está um pouco melhor e vou procurar andar no máximo … com a expressão …” vamos ver “ … logo de seguida. Jari Matti Latvala ficava a 2s, mas não estava minimamente preocupado e dizia com ar descontraído, esta especial não é adequada ao meu estilo de condução. Mats Ostberg fazia o 5º tempo, mas não estava nada satisfeito com o comportamento do motor do Fiesta e Chris Atkinson queixava-se com problemas com a caixa de velocidade. Em Rheola 1 SS15,  Sebastien Loeb vencia por seis décimos numa luta com Jari Matti Latvala, em que as suas máquinas andaram nos limites, o francês confirmava que as afinações do DS3 WRC para o dia de hoje estavam perfeitas enquanto o finlandês afirmava que não ultrapassou a sua margem de segurança. A mesma opinião tinha Petter Solberg (4º)   que batido por Miko Hirvonen , preferia rodar em segurança mas o rally não estava terminado e que continuava com motivação de recuperar o 2º lugar perdido para Sebastien Loeb. Na primeira passagem em Walters Arena 1, Jari Matti Latvala voava e vencia a especial e com um sorriso afirmava que era um bom treino para a Power Stage … Petter Solberg perdia 2s para Sebastien Loeb e afirmava que tinha perdido algum tempo após um salto pouco feliz enquanto o francês, consolidava o 2º lugar e esperava pela tarde para ampliar a sua vantagem … Na primeira especial da tarde , Petter Solberg esteve a um ritmo muito elevado e no final da SS17  da segunda passagem em Port Talbot melhorava 8s ??? relativamente à primeira e voltava ao 2º posto com uma vantagem de 3 décimos …Mats Ostberg resolvia definitivamente os problemas de motor e o segundo chassis da M-Sport acabava fora de prova …Ott Tanak arrancava a roda direita e ficava uma vez mais fora de um rally na parte final da prova. Em Rheola 2, Sebastien Loeb voltava a ganhar a sua 3ª especial do dia e voltava ao 2º lugar da geral por dois décimos, confirmando essa posição na Power Stage onde Miko Hirvonen era o mais rápido dando um ar da sua graça numa prova que foi uma autêntica desgraça para o piloto da Citroen …Na Mini …Cris Atkinson terminava fora dos pontos e voltava a se lamentar os problemas com o chassis primeiro a caixa de velocidades e depois a suspensão traseira ou seja, tudo muito igual aos tempos de Armindo Arújo.

Top 5 das Provas especiais de classificação.



J.M.Latvala


P.Solberg

S.Loeb
M.Ostberg
M.Hirvonen


L.Novikov




O.Tanak






Classificação Geral: 1ºJ.M.Latvala-Ford Fiesta WRC - 3 h 03.40; 2ºSebastien Loeb- Citroen DS3 RS WRC – a 7.8s; 3º P.Solberg –Ford Fiesta WRC – a 28.7s; 4ºM.Ostberg -Ford Fiesta RS WRC a 1.10.6s.; 5ºM.Hirvonen – Citroen DS3 WRC RS a 1.29.5; 6ºE.Novikov – Ford Fiesta RS WRC a 3.37 7ºT.Neuville- Citroen DS3 WRC a 4.11.9s; 8º M.-Wilson –Ford Fiesta RS WRC a 6.58.8s; 9º M.Prokop –Ford Fiesta RS WRC – a 6.58.8 e 10º N.All Attiyah –Citroen DS3 WRC a 9.32.1.  

Sem comentários: