quarta-feira, junho 17, 2009

Os Ferrari de F2 dominam a concorrência.


MUNDIAL de 1953 –Para Alberto Ascari, era sobretudo a confirmação que poderia bater na pista Juan Manuel Fangio afastado por acidente da luta pelo título no ano anterior por um acidente. Assim a 4ºedição do Mundial de Fórmula Um, não foi só a confirmação do piloto de Milão, como levaria o Ferrari 500, de Fórmula 2, à vitória por cinco vezes (Argentina, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Suiça), em nove provas possíveis. Fangio, apenas triunfava com o pouco competitivo, Maserati AG6 em Itália e em Indianápolis mais uma vitória norte-americana de Bill Vukovich face aos bólides europeus. O ano ficaria marcado ainda pela sexta vitória da Ferrari em França, pela estrela inglesa ascendente Mike Hawthorn que foi o primeiro piloto inglês a vencer um Grand Prix . Foi também a última prova de um dos pioneiros da Fórmula 1, o francês Louis Chiron que tinha vencido as edições da prova francesa de 1931, 1934, 1937, 1947 e 1949 A edição de 1953, ficaria marcada pela continuidade dos Fórmula 2, que foram admitidos pela primeira vez em 1952, só que o seu domínio sobre os monolugares de F1 foram evidentes. Mas no final da temporada, porém, uma nova decisão da FIA alterou todo o vislumbre da temporada seguinte: voltaram os carros de Fórmula 1, mas adaptados aos ditames da cartilagem: diminuição da cilindrada de 4500cm3 para 2500cm3 no caso de propulsores normais e de 1500cm3 para 750cm3 no caso dos turbo comprimidos. A tragédia de forma violenta marcou o mundo dos grandes prémios com as mortes: do americano Carl Scarborough em Indianápolis e a do italiano Felice Bonetto no, México, após um acidente durante a realização da tradicional Carrera Pan-Americana. Seria também o ano da morte da estrela dos tempos heróicos do automobilismo Tazio Nuvolari, depois de prolongada doença. Foi enterrado com o seu capacete de couro, camisa amarela e calças azuis. Postado Arlindo Sena

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