segunda-feira, junho 01, 2009

História do Mundial de Rallys de 1973- O primeiro da história


Mundial de Rallys de 1973 – Entre 19 e 26 de Janeiro de 1972, iniciava-se o Rally de Monte Carlo, e o 1º Mundial de Rallys , reservado a veículos dos grupos 4, 2 e 1. Os primeiros verdadeiros bólides de competição, verdadeiros GT, para a época acabaram por dominar a temporada. Com 13 provas, a Alpine Renault , impôs o seu ritmo sem dificuldade vencendo cerca de seis provas (Monte Carlo – Andruet) ; Tap, São Remo e Acrópele –Therier , Nicolas na Córsega e Darniche em Marrocos. Metha com o famoso “Choruto”, Datsun 240Z , triunfaria no Safari, então verdadeiro cemitério para os carros em prova. Walter Boyce em Toyota Corolha 1600, venceu o Press on Regarless, disputado nos Estados Unidos e que foi marcado pela ausência de carros de fábrica. No rally da TAP, os dois campeões de 1972 , Luís Netto em Fiat 124 Spyder (4º) e melhor nacional na prova e António Borges em Alpine Renault 1800S (6), apenas seriam surpreendidos pelo bomba verde (Porsche 911S) , pilotado por Américo Nunes . A Ford dominaria o RAC ocupando os três lugares cimeiros e um jovem desconhecido de nome Markku Allen, era terceiro à frente do anormal e verdadeiro “camião” , o Volvo de Per Wildrifsson e na Suécia, os feios mais resistentes Saab 96V4 relegaram as marcas para lugares secundários. . O alemão Achim Warmbold, cuja carreira seria prematuramente abreviada vencia na Polónia e nos Alpes com dois carros bem diferentes o Fiat 124 Abarth e o BMW 2002 Alpina. O Mundial ficou assim estabelecido: 1ºAlpine –Renault (147), 2ºFiat (81), 3ºFord (76) 4ºSaab(54) ;5ºVolvo (44); 6ºCitroen (33) . Classificaram-se mais 13 marcas. Postado por Arlindo Sena

Sem comentários: